Banca de DEFESA: KLEYTON LISBOA DA CRUZ

DISCENTE: KLEYTON LISBOA DA CRUZ
DATA: 31/05/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/ncf-rhep-dcd)

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: análise sobre a profissionalização para alunos do 9º ano em duas escolas no estado do Maranhão.

Matemática. Conhecimentos matemáticos. Ensino fundamental. Construção civil.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este estudo discorre sobre o ensino da matemática dos anos finais do ensino fundamental e os seus desdobramentos no âmbito laboral, cujo objetivo geral consistiu em fazer uma análise sobre os conhecimentos de matemática que são aplicados na construção civil, em vista da profissionalização para alunos do 9º ano de duas instituições de ensino localizadas no estado Maranhão.  Para isso, os procedimentos metodológicos adotados se basearam inicialmente na pesquisa bibliográfica a partir do levantamento de dados publicados em livros, revistas científicas, artigos acadêmicos, teses e dissertações; além da pesquisa documental por meio da consulta em leis, decretos, resoluções e regulamentações pertinentes à temática estudada. Sendo assim caracterizada como uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória, de campo com estudo de caso, com aplicação de questionários na modalidade presencial e virtual, neste último utilizou-se a plataforma por meio da plataforma Google Docs para a coleta de dados junto aos professores. Com os resultados coletados conclui-se que diversos conhecimentos de matemática do ensino fundamental são largamente utilizados no ramo da construção civil, logo, a educação escolar deve formar e desenvolver o aprendizado do aluno qualificando-o e direcionando para a escolha de sua profissão. Os professores precisam motivar os alunos demonstrando a sua aplicação na prática.

Presidente(a) - 1479500 - SERGIO NOLETO TURIBUS
Interno - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO