Banca de DEFESA: MILTON CÁSSIO OLIVEIRA DO LAGO

DISCENTE: MILTON CÁSSIO OLIVEIRA DO LAGO
DATA: 31/05/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/jip-cmzp-pwc)

O ENSINO DA GEOMETRIA COM O USO DE RÉGUA E COMPASSO: um estudo com alunos do 9º ano de uma escola particular em São Luís- MA.

Geometria. Resgate. Desenho.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta investigação teve o propósito de analisar as contribuições da régua compasso e transferidor no ensino introdutório da geometria. Para o estudo, valeu-se de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. O surgimento da geometria remonta a períodos anteriores ao nascimento de Cristo e as necessidades do homem desde o seu surgimento, contribuíram para a origem e evolução deste campo do saber matemático. Realizou-se uma oficina com alunos do 9º do ensino fundamental, no colégio onde foi realizado a pesquisa na escola. Durante a oficina, os alunos realizam construções geométrica com ouso da régua e do compasso. Durante o estudo, constatou-se certas dificuldades da aprendizagem de geometria usando estes instrumentos.

Interno - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LIAMARA SCORTEGAGNA - UFJF