Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS MELO NETO

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS MELO NETO
DATA: 31/05/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/jip-cmzp-pwc)

A CULTURA MAKER NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA VIA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Trigonometria no triângulo retângulo. Razões Trigonométricas. Cultura Maker. Teodolito

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A pesquisa trata de um estudo sobre o ensino e aprendizagem de trigonometria aplicada ao triângulo retângulo por meio da cultura maker. a partir da utilização de um recurso didático denominado de teodolito, o qual possibilitou o ensino e aprendizagem da trigonometria baseada em resolução de problemas. O estudo tem abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola pública estadual do Estado do Maranhão. Os sujeitos da pesquisa são 14 grupos de 4 alunos em cada grupo, do 2º ano do ensino médio. A realização da pesquisa se deu a partir da realização de atividades práticas, em que foi construído um teodolito para aferição de medida de distância e altura no triângulo retângulo visualizado a partir de uma caixa d’água real. Na sequência foram aplicadas uma série de atividades dentro e fora da sala de aula de modo que os alunos assumissem a função de sujeitos ativos no processo de sua formação e construção do objeto de conhecimento com ênfase nas aplicações práticas, atentando-se ao contextos histórico teórico da matemática e prático, e prática de criação e aplicação do teodolito para estimar altura do reservatório de água da escola. Com essa abordagem foi possível constatar que os alunos participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estiram ativos em todo processo de criação e uso do teodolito, demonstrando envolvimento e compreensão do processo à medida que desenvolviam as aplicações das razões trigonométricas em diversos contextos. Desta forma, a pesquisa propiciou aos estudantes a chance de trabalharem colaborativamente em um mesmo projeto, bem como maior engajamento e protagonismo nas aulas, o que possibilitou constatar que atividades realizadas em espaços makers contribuem para a formação da postura investigativa do aluno como um cidadão, se apropriando de saberes sistematizado de forma crítica e autônoma.

Interno - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LEDA FERREIRA CABRAL - IFPI