Banca de DEFESA: FRANCINALDO RICHELE SOUZA

DISCENTE: FRANCINALDO RICHELE SOUZA
DATA: 07/05/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/jip-cmzp-pwc)

A EDUCAÇÃO GEOMETRICA PARA A GERAÇÃO Z: propostas de ensino da Geometria através do Autocad e 3Ds Max.

Educação, Geração Z, Geometria, Tecnologia, Softwares.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Educação e tecnologia, atualmente, caminham juntas, no entanto, uni-las é uma tarefa que exige preparo do professor dentro e fora da escola. Ao mesmo tempo em que oferece desafios e oportunidades, o ambiente digital pode tornar-se um obstáculo para o aprendizado, cabendo ao educador, a missão fazer a sua relação com os objetos de conhecimento ministrados em sala de aula. Nesse sentido, cabe ao professor se utilizar recursos que permitam ao educando conhecer algo abstrato e relaciona-lo com o real. Diante do exposto, este trabalho propôs metodologias de ensino da Geometria Plana e Geometria Espacial para conceber tal vínculo. Para isso, foram utilizados dois programas de computador que constituem aparatos tecnológicos utilizados pelo homem no ramo da construção civil, o Autocad e o 3Ds Max. Inicialmente foram realizadas pesquisas em artigos, monografias, dissertações e teses que tratavam sobre as gerações de indivíduos que de como eles concebiam e concebem a realidade que os cerca. A finalidade de tal busca foi compreender como age e aprende atual geração, denominada de “geração Z”. Constatou-se que os nativos digitais não querem aprender para depois praticar, eles utilizam para a aprendizagem o método de tentativa e erro, uma vez que não possuem medo de cometer enganos e por isso aprendem de maneira mais fácil. Posteriormente, buscouse escritos que versavam sobre importância da tecnologia para educação. Observouse que as tecnologias, enquanto recursos tecnológicos educacionais expressam benefícios que ultrapassam as competências acadêmicas ligadas à cognição, permitindo o desenvolvimento da autonomia nas esferas intelectual e comportamental, tendo em vista que os próprios educandos partem em busca da solução dos desafios encontrados em seu cotidiano. Após expressar o vínculo entre a tecnologia e a educação na sociedade atual, foi efetivada a apresentação de um breve histórico sobre o conhecimento geométrico e a sua importância para os educandos. Nesta parte tratou-se do surgimento da Geometria, da sua importância nos documentos Institucionais como os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Notou-se que a geometria parece ser, dentro da Matemática escolar, uma área particularmente propícia à realização de atividades de natureza exploratória e investigativa, sobretudo através da utilização de recursos tecnológico. Através da exposição de propostas do uso de softwares, no processo de ensino e aprendizagem da geometria a habilidade de visualizar pode ser desenvolvida, à medida que se fornece ao estudante materiais de apoio didático baseados em elementos concretos representativos do objeto geométrico em estudo.

Presidente(a) - 2728848 - MARLON CESAR SANTOS OLIVEIRA
Interno - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO