Banca de DEFESA: ALYSSON RANGEL SOUSA BRITO

DISCENTE: ALYSSON RANGEL SOUSA BRITO
DATA: 29/05/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

SALA DE AULA INVERTIDA: uma proposta para o ensino e aprendizagem matemática no ensino fundamental anos finais

Ensino e aprendizagem da matemática. Ensino híbrido. Sala de aula invertida.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho é relativo a uma breve análise sobre as mudanças advindas das evoluções tecnológicas e como elas influenciam diretamente o ambiente escolar. Assim, optou-se em investigar e o uso da Sala de Aula Invertida como uma modalidade de ensino híbrido em que o aluno aprende em ambientes diferentes, presencial e virtual, e como esta metodologia, agregada a elementos tecnológicos, pode contribuir para a melhoria do ensino de matemática otimizando o tempo em sala de aula e permitindo que aluno seja capaz de vivenciar experiências de aprendizagem diferentes dos oferecidos tradicionalmente. Para tanto, buscou- se atingir os objetivos da identificação dos elementos que distinguem o processo de ensino- aprendizagem tradicional do ensino híbrido, evidenciando como pode ser adotado para melhorar a prática docente, além disso, foi possível estudar as caracterí icas da metodologia da sala de aula invertida e como as práticas baseadas nessa metodologia podem promover oengajamento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e otimizar o processo de ensino- aprendizagem. É mister ainda dizer que para embasar o presente estudo, tomou-se como fundamento as ideias e teorias defendidas por Bacich (2015), Bergann (2018) e Camargo (2018) entre outros, as quais fundamentam o presente estudo, viabilizando alcançar os resultados desejados, evidenciando a compatibilidade da metodologia da sala de aula invertida ao ensino da matemática no 9º ano do ensino fundamental anos finais.

Presidente(a) - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LEDA FERREIRA CABRAL - IFCE