Banca de DEFESA: MARCELO DA SILVA PENHA

DISCENTE: MARCELO DA SILVA PENHA
DATA: 22/05/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O uso da HP 12 C na resolução de problemas em matemática financeira com alunos do 3o ano do ensino médio

Resolução de problema. Matemática Financeira. Calculadora Financeira HP 12 C.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O objetivo deste estudo é apresentar, de forma simples e clara, os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12 C, em especial operações algébricas envolvendo porcentagem, juros, descontos, amortização e recursos aplicáveis à matemática financeira; contribuir, de maneira simples e clara, com conhecimentos de matemática financeira por meio de resolução de problemas, utilizando-se, como ferramenta, a calculadora HP 12 C. Este estudo tem uma metodologia de natureza qualitativa, com intervenção, utilizando-se da estratégia de resolução de problema. Com essa estratégia, a investigação propôs-se a preparar os alunos para o exercício da cidadania, resolvendo situações do cotidiano, bem como subsidiar informações e conhecimentos que poderão ser úteis no mercado de trabalho. Apresenta conceitos básicos relacionados ao tema proposto, explanando exemplos contextualizados, especificando os principais agentes que facilitam o entendimento do conteúdo.

Presidente(a) - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - Uniceuma