Banca de DEFESA: RAFAEL CHAVES DA LUZ

DISCENTE: RAFAEL CHAVES DA LUZ
DATA: 22/05/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

O ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Ensino da álgebra. Matemática. Semiótica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A álgebra permite encontrar soluções para determinadas situações problemas do dia a dia. Este estudo, que aborda os registos de representação semiótica no ensino da álgebra a partir da resolução de problemas, tem como objetivo discutir as contribuições desses registros no nono ano do ensino fundamental. Destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de álgebra têm sido construídos e a necessidade de promover reflexões nos professores sobre a metodologia de ensino por resolução de problemas para alcançar resultados relevantes no desenvolvimento da capacidade de compreensão de conceitos matemáticos futuros. A pesquisa apresenta natureza qualitativa com intervenção. Foi realizada em uma escola pública estadual no município de São Miguel, estado do Tocantins, com intuito de investigar a aprendizagem dos alunos no uso didático da conversão e tratamento de registros. O estudo permitiu verificar as dificuldades dos estudantes no aprendizado da álgebra e de suas representações, bem como as da sua aplicação no dia a dia. Além disso, a álgebra é um ramo da matemática intrinsicamente ligado à geometria que é necessário em demonstrações e tecnologias.Com isso, pode-se levar adiante a reflexão quanto às metodologias utilizadas pelos professores, contribuindo para uma interlocução criativa que permita o avanço na direção dos objetivos que se propõe o ensino da álgebra. Os dados foram analisados por tratamento estatístico, com auxílio do software de planilha eletrônica Microsoft Excel.

Presidente(a) - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 1479500 - SERGIO NOLETO TURIBUS