Banca de DEFESA: ILTILENE CARVALHO DE SOUSA PEREIRA

DISCENTE: ILTILENE CARVALHO DE SOUSA PEREIRA
DATA: 22/05/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

Utilizando a Relação de Euler nas dobraduras e nos sólidos de Platão

Construção de Sólidos, Geometria Espacial, Dobradura, Relação de Euler.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertação apresenta um trabalho de construção dos sólidos de Platão por meio da dobradura realizado no C. E. Deputado Luiz Rocha, em São Domingos do Maranhão - MA. O principal objetivo deste estudo foi usar uma alternativa metodológica de ensino para mostrar o ensino de geometria espacial por meio de confecções de materiais concretos que possibilitassem aos alunos descobrirem as formas e as representações espaciais, com o propósito de compreender que a Matemática e a geometria estão em sua volta. Observou-se que os alunos tiveram uma melhor compreensão dos conteúdos  estudados quando utilizam os material concretos que os ajudou a resolver as situações propostas. Ao manusear esses materiais a clareza dos sólidos geométricos foram ampliados pelos alunos, visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que houve um aprendizado das construções propostas a eles, permitindo assim verificar que a relação de Euler é verdadeira para os sólidos de Platão.

Interno - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - Uniceuma