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Banca de DEFESA: THADEU ALVES DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THADEU ALVES DA SILVA JUNIOR
DATA: 31/05/2024
HORA: 10:30
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

O ESTUDO DA PROPORCIONALIDADE E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Proporcionalidade na história. O Papiro de Rhind. Proporção Áurea. Proporcionalidade no cotidiano. Pensamento proporcional.

 


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

No mundo atual, cada vez mais exigente, a imposição de competências
básicas, que propiciem a progressão do saber, atitudes e habilidades, se faz
necessária aos alunos para suas inserções como indivíduos socialmente e
economicamente produtivos no decorrer de suas vidas. Tais habilidades cabe
em parte à família, mas uma parte significativa é atribuída à docência, que tem
a importante missão de estabelecer o elo entre o conhecimento e os discentes.
A matemática é muitas vezes vista como disciplina que exige dos alunos um
aprendizado que nem aos menos venha a ser utilizado, proporcionando assim
um estudo forçado e sem aproveitamento, causando um obstáculo na
transmissão dos saberes nessa área do conhecimento. Diante dessa
problemática, focando no tema que é considerado eixo integrador de diversos
outros e seu conceito está presente também em outras áreas, que é a
“proporcionalidade matemática”, investigamos como seu estudo pode propiciar
o desenvolvimento do raciocínio proporcional. Analisamos o que nos informa os
documentos norteadores da educação segundo as leis, bem como a opinião de
docentes de diferentes cidades dos estados do Piauí e do Maranhão sobre o
tema, além de aplicar um questionário a alunos de 8º Ano do Ensino
Fundamental. A proporcionalidade matemática é percebida desde o Ensino
Fundamental, está presenta nas atividades humanas e se mostra relevante no
decorrer da história da humanidade. O tema proporcionalidade em seu conceito
estabelece relação a vários outros conteúdos e também a outras ciências, se
mostrando assim de grande importância não só no âmbito escolar como na
vida dos seres humanos. Com essa observação, temos uma ferramenta, que é
a associação de um conteúdo a situações do cotidiano, o que pode ser de
grande valia para a compreensão dos alunos. De maneira teórica, visou-se
apoio em autores como Maranhão e Machado(2011), Costa e Avellato(2015),
Costa Júnior(2013), Garcez(2017) dentre outros que entendem que o conceito
de proporcionalidade pode ser útil no estudo de vários outros temas. Com o
resultado, observou-se que o raciocínio proporcional é visto como relevante no
decorrer da história da matemática, e se mostra necessário para o estudante

em sua base educacional, bem como no progresso de seus estudos. Este
trabalho ressalta a proporcionalidade em alguns pontos da história como o
Papiro de Rhind e a Proporção Áurea, sua definição com o Teorema
Fundamental da Proporcionalidade e diferentes maneiras de aplicação do
raciocínio proporcional na resolução de situações problemas, como regra de
três, redução à unidade e aplicação do Teorema fundamental da
Proporcionalidade. Não buscamos aqui definir a melhor aplicação, ou mais
objetiva, mais sim o desenvolvimento do pensamento proporcional. Constatou-
se que de fato é importante na educação matemática a concepção do
raciocínio proporcional, mas os resultados observados no desempenho dos
alunos em alguns tipos de avaliações como por exemplo o PISA, não é
satisfatório.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 6465 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Externo à Instituição - VALESKA MARTINS DE SOUZA - UFMA
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 10:15
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