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ALAN JEFFERSON LIMA ARAGÃO
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FUNÇÕES CONVEXAS COM APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : IVANILDO SILVA ABREU
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Data: 20/06/2024
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A presente pesquisa tem como objetivo introduzir os fundamentos de funções convexas, destacando sua relevância teórica e prática no ensino médio. Para isso, aborda-se uma base matemática fundamentada nos conceitos de números reais, conjuntos convexos, funções convexas e teoremas à respeito de convexidade. Na teoria de conjuntos e funções convexas a discussão de resultados pode abranger uma variedade de tópicos e implicações entre algumas áreas de discussão comum que se pode destacar: propriedades de conjuntos convexos, aplicações em otimização (Problemas de Programação Linear Convexa), teoremas importantes, operações em Funções Convexas, aplicações em Economia, Física e Biologia, Algoritmos e métodos de resolução. Na presente pesquisa buscou-se abordar problemas cuja a teoria convexa pudesse fornecer uma ferramenta forte e segura para resolução dos mesmos. Com isso, conclui-se que os fundamentos de conjunto e função convexa são de grande relevância no ensino médio, pois proporciona aos alunos uma base sólida em conceitos matemáticos fundamentais e os prepara para aplicá-los em uma variedade de contextos práticos.
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AMUJACY DA CONCEIÇÃO PEREIRA COSTA
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O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diálogos, desafios e possibilidades
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Orientador : CELINA AMÉLIA DA SILVA
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Data: 31/05/2024
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A inclusão vem sendo um assunto de grande debate e relevância a nível mundial despertando diferentes opiniões e sentimentos. Assim, a pesquisa aborda a intersecção entre a educação matemática e a inclusão, fornecendo insights, recursos e estratégias necessárias para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática de qualidade e inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa a pesquisa traz o tema: O ensino de matemática sob a ótica da educação inclusiva investigando os principais desafios encontrados pelos professores e apontando possibilidades de práticas pedagógicas. Para tanto buscou responder à seguinte pergunta: Como o ensino de matemática pode contribuir para a educação inclusiva no sentido de possibilitar diálogos que desafiam e favorecem a aprendizagem? Intencionando responder à questão, destacamos como objetivo geral investigar possibilidades e desafios do ensino de matemática por um viés inclusivo nas séries finais do Ensino Fundamental no município de Brejo-MA. A pesquisa se propôs a identificar bases teóricas das políticas de inclusão em nível nacional, estadual e/ou municipal, além ainda de construir reflexões sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no contexto da inclusão, sobre a formação de professores de matemática para atender a diversidade, mas também propõe pensar caminhos para promover um ensino de matemática acessível através das tendências em educação matemática. O fundamento da pesquisa está estabelecido na convicção de que o ensino de Matemática pode e deve ser acessível a todos os alunos. Espera-se como resultado o reconhecimento de que embora hajam desafios significativos a serem enfrentados, existem razões para sermos otimistas em relação a um ensino de matemática inclusivo.
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ANTONIO SILVA DE OLIVEIRA
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ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE PROPORCIONALIDADE ́ COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MEDIO
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Data: 03/06/2024
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Esta dissertação, intitulada ”Analise do Conhecimento sobre Proporcionalidade com Alunos Ingressantes no Ensino Médio”, investiga o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos fundamentais de proporcionalidade ao iniciarem o Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na relevância da proporcionalidade para o desenvolvimento do raciocínio matemático e suas implicações no aprendizado de funções do primeiro grau. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas quantitativas e qualitativas, o estudo foi conduzido com 120 alunos do primeiro ano de uma escola publica estadual. Foram aplicados questionários e testes de sondagem para avaliar o conhecimento dos alunos sobre razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, e regra de três simples. Os resultados apontam lacunas significativas na compreensão desses conceitos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas especıficas para suprir essas deficiências. Propõe-se, assim, o desenvolvimento de uma sequencia didática dinâmica e envolvente, fundamentada em atividades investigativas e no uso de tecnologias digitais, com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre proporcionalidade e suas aplicações.
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DANILO FURTADO VERAS
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GAMIFICAÇÃO E SERIOUS GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 22/04/2024
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Na educação básica é possível observar com frequência muitos estudantes desmotivados em sala de aula, principalmente nas aulas de componentes curriculares como a Matemática. Frente a isso, os professores são desafiados diariamente a utilizar metodologias que estimulem a aprendizagem dos alunos. Além disso, sabe-se que as operações matemáticas básicas são essenciais para os estudos futuros do estudante e também para sua vida cotidiana. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo pesquisar a gamificação e os jogos sérios para o ensino das operações com números naturais, incluindo a potenciação. O estudo se caracteriza por ser uma pesquisa de campo e possui abordagens quantitativa e qualitativa, sendo utilizados questionários e observações como instrumentos de coleta de dados. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em sete etapas, que propõe o uso da gamificação e de dois jogos (“UNO ASMDP” e “CORRIDA ASMDP”) para o ensino das operações com números naturais. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Luís – MA. Na conclusiva, observou-se que a aplicação da gamificação e dos jogos sérios contribuíram para um aumento expressivo no desempenho dos alunos nas operações com números naturais. Além disso, constatou-se também um maior engajamento por parte dos estudantes nas aulas. Por fim, acredita-se que este estudo contribuiu para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com números naturais, por apresentar estratégias diferenciadas e por gerar melhores resultados na motivação e na aprendizagem dos discentes.
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GIOVANNE MENDES ARRUDA
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METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA: o STEAM como ferramenta pedagógica nas aulas de matemática
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Orientador : LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
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Data: 31/05/2024
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As metodologias ativas quando aliadas à Educação STEAM podem oportunizar aos estudantes preparo para enfrentar os desafios do futuro à medida que assumem o papel de protagonista da sua aprendizagem, porém, os professores precisam utilizar estratégias de ensino que incentivem a participação ativa. E, no contexto de transformação que aconteceu nos últimos anos, impactou o perfil dos alunos, desviando seus interesses dentro da escola, visto que, estão completamente imersos no mundo digital e às práticas tradicionais de ensino de matemática na educação básica não tem alcançado os objetivos educacionais, dessa forma, buscou-se compreender “Como as metodologias ativas – com enfoque na abordagem STEAM – podem ser utilizadas como importantes ferramentas pedagógicas nas aulas de matemática? ”A questão problematizadora foi norteada pelo objetivo geral, pesquisar como as metodologias ativas, com enfoque nas abordagens STEAM, podem ser aplicadas no ensino da matemática levando em consideração as diretrizes estipuladas pela BNCC. O objetivo proposto foi detalhado em ações menores, como: realizar pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas, com foco na educação STEAM - suas características, princípios e aplicações no contexto escolar. Identificar na BNCC diretrizes que condicionam e estimulam a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática. Examinar práticas educacionais, com destaque para os torneios de robótica da FIRST, que aplicaram a STEAM como potencializadoras no ensino de ciências e matemática, além de desenvolver três sequencias didáticas com os objetos de conhecimento descritos na BNCC que tenham como plano de fundo a utilização da educação STEAM. A viabilidade de comprovar a eficácia das metodologias ativas mediada pelas alternativas STEAM, foi aplicada uma sequência didática com uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede particular de São Luís. Para coleta de dados da pesquisa foram aplicados dois questionários um para alunos da escola campo de pesquisa que já participaram de torneios de robótica, e outros para os alunos que participaram da aplicação da sequência didática, os dados analisados sugerem que o ensino mediado por tecnologias pode oferecer atrativos e despertar os jovens para uma aprendizagem mais significativa, posto que os professores precisam estar capacitados para atender as exigências da sociedade.
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IAGO ALVES DOS SANTOS
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ENSINO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DOS POVOS CHINESES: uma proposta para o Ensino Fundamental.
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Orientador : LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
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Data: 07/06/2024
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As operações básicas de matemática estão presentes na vida das pessoas desde os primórdios da civilização, e vão sendo passadas de geração em geração, em que, uma procura ensinar da melhor forma ou como aprendeu os cálculos matemáticos, seja usando bolinhas, memorizando a tabuada, ou até mesmo um método não convencional, não usual. Passados dois anos de pandemia COVID-19, ainda há marcas no aprendizado dos alunos e conteúdos importantes, como as operações fundamentais acabaram por não ser ensinados, aprendidos ou absorvidos como realmente deveriam ser. As aulas que eram de forma presencial, deram lugar às aulas remotas ou apenas atividades em alguma plataforma. As dificuldades em ensinar como realizar uma multiplicação ou divisão ficaram mais desafiadoras aos professores na forma remota, comprometendo, assim, a aprendizagem dos alunos nessas operações, que são de extrema importância para os estudos posteriores. A partir desta problemática, este trabalho teve como objetivo ensinar os alunos a realizarem a multiplicação e a divisão por um método não convencional, o Método Chinês, com foco nos alunos do 8° Ano de uma escola da rede Municipal de Ensino do município de Paço do Lumiar – MA, onde esses alunos puderam aprender um conteúdo que, até então, não haviam aprendido. Constatou-se que puderam compreender o método, bem como sua aplicabilidade, facilitando a realização das operações. Os resultados analisados confirmam que o método estudado é válido como metodologia, para ensinar operações matemáticas.
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KARLLOS ALEXANDRE SOUSA PEREIRA
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CONGRUÊNCIA MODULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
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Orientador : SERGIO NOLETO TURIBUS
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Data: 19/07/2024
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Este trabalho visa explorar aplicações de congruência modular anos finais do ensino fundamental, juntamente com a integração de tecnologia. Examina a evolução histórica da aritmética, com contribuições de Pierre de Fermat, Euler, Friedrich Gauss dentre outros. Este estudo ainda detalha a divisão Euclidiana e os critérios de divisibilidade como pré-requisitos para a compreensão da congruência modular, buscando desenvolver a aprendizagem dos alunos, exemplificando por meio de oficinas de resolução de problemas práticos do cotidiano sobre códigos de barras, números de CPF e técnicas de criptografia de mensagens, tudo isso aliado ao uso de uma calculadora digital em formato de aplicativo para apresentar restos inteiros e fazer o uso da definição de congruência. Usando de uma abordagem metodológica multifacetada, combinando revisão bibliográfica e análise qualitativa de campo, com foco em observações participantes, entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupos focais em uma escola municipal de Magalhães de Almeida – MA, buscando alternativas para o ensino aprendizagem mais eficaz.
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LUIS HENRIQUE MELO DE MATOS JUNIOR
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A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO: Um Enfoque no Ensino Médio
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Orientador : ROBERTO BATISTA DOS SANTOS
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Data: 26/06/2024
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Esta dissertação tem como foco a inserção da educação financeira ao ensino de matemática no ensino médio, visando capacitar os alunos para uma gestão eficaz de recursos financeiros ao longo da vida adulta. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender as percepções dos alunos sobre essa integração e como ela pode influenciar suas habilidades financeiras. Destaca-se a importância desse conhecimento durante o ensino médio, considerado um período crucial para o desenvolvimento da independência financeira. O objetivo central é fortalecer o conhecimento financeiro dos alunos, preparando-os para tomada de decisões responsáveis e informadas, através da criação de atividades educativas e avaliação de seu impacto. Espera-se que essa abordagem contribua para a formação dos alunos na sua fase adulta de forma que sejam mais conscientes e capazes de lidar com suas finanças de maneira eficiente e sustentável.
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MARCUS VINICIUS VIEGAS RODRIGUES
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ARITMÉTICA MODULAR APLICADA
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Orientador : JOÃO COELHO SILVA FILHO
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Data: 04/07/2024
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Esta dissertação apresenta grandiosas aplicações da Aritmética Modular e mostra a sua importância para o ensino-aprendizagem de matemática. Para tanto, de modo inicial, é relatado um breve Histórico da Aritmética Modular, apresentando os principais nomes da Teoria dos Números e da Congruência Modular, em destaque o Príncipe da Matemática, C. F. Gauss. Em seguida, é evidenciado que há possibilidade de inserir objetos de conhecimento (conteúdos) da Aritmética Modular nos organizadores curriculares da educação básica, segundo os documentos normativos, autores, pesquisadores e professores. Ademais, enfatizando sua importância para o ensino básico, é feita uma fundamentação teórica com os principais tópicos da Teoria dos Números, tais como a Divisibilidade, o Algoritmo da Divisão, o Máximo Divisor Comum, o Algoritmo de Euclides, os Números Primos e as Equações Diofantinas. Além disso, aborda-se a noção de Congruência apresentando diversos exemplos e aplicações no ensino, dando destaque à Aritmética dos Restos, aos Críterios de Divisibilidade, aos Dígitos Vericadores (CPF e cartões de crédito), ao Calendário e às Congruências Lineares. Por m, retratam-se ainda particularidades da Arimética Modular, em especial às Classes Residuais Módulo m, em que são constatadas e evidênciadas, como principal contribuição desta pesquisa, aplicações das Classes Residuais como processo simplicativo na resolução de Equações Diofantinas.
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ROGERIO SILVA DOS SANTOS COELHO
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O PERFIL DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Estudos e reflexões dialéticas sobre as competências e habilidades efetivas em Matemática dos alunos egressos da Educação Básica do município de Zé Doca - Ma
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Data: 15/03/2024
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Este trabalho aborda a perspectiva politizada do Ensino de Matemática, defendendo que este não é neutro e deve promover a formação integral do estudante, através, principalmente, de seu acesso no mundo do trabalho. Autores como Demerval Saviani, Guiomar Namo de Mello, Paolo Nosella, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ole Skovsomos,
debates sobre as funções da escola, dos professores e do Estado na luta de classes, especialmente no contexto da Educação Matemática. Saviani analisa as perspectivas de Mello e as críticas de Nosella, destacando a importância de compreender a educação como um ato político e a necessidade de os professores se engajarem nesse compromisso. Além disso, autores como D'Ambrósio, Fiorentini, Ole Skvosmose e Lorenzato defendem que o Ensino de Matemática deve ir além do ensino de técnicas e fórmulas, incluindo a formação de habilidades e competências que permitam ao estudante interagir criticamente com o mundo. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas junto ao mercado local, aos professores de Matemática do ensino médio, e consultas à base de dados do ENEM 2022. O objetivo foi traçar o perfil do egresso do ensino médio no município de Zé Doca-MA, analisando se as competências e habilidades efetivas de Matemática deles atendem às demandas do mercado de trabalho. A análise, feita sob a ótica da dialética de uma educação progressista, foi enriquecida com a percepção de docentes em atividade no Ensino de Matemática nas escolas de ensino médio na zona urbana de Zé Doca. A conexão entre a Matemática escolar e sua prática no mercado de trabalho é destacada como fundamental, e autores como Lorenzato e Fiorentini apontam para a necessidade de aproximar a Matemática escolar daquela praticada no mercado. A abordagem materialista dialética é defendida como capaz de enriquecer o Ensino de Matemática, promovendo uma formação mais integral e significativa para os estudantes. Em suma, o trabalho ressalta a importância de compreender o Ensino de Matemática como um ato político, capaz de promover a formação integral do estudante e prepará-lo para o exercício pleno de sua cidadania, especialmente no contexto do trabalho.
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THADEU ALVES DA SILVA JUNIOR
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O ESTUDO DA PROPORCIONALIDADE E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL
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Orientador : CELINA AMÉLIA DA SILVA
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Data: 31/05/2024
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No mundo atual, cada vez mais exigente, a imposição de competências básicas, que propiciem a progressão do saber, atitudes e habilidades, se faz necessária aos alunos para suas inserções como indivíduos socialmente e economicamente produtivos no decorrer de suas vidas. Tais habilidades cabe em parte à família, mas uma parte significativa é atribuída à docência, que tem a importante missão de estabelecer o elo entre o conhecimento e os discentes. A matemática é muitas vezes vista como disciplina que exige dos alunos um aprendizado que nem aos menos venha a ser utilizado, proporcionando assim um estudo forçado e sem aproveitamento, causando um obstáculo na transmissão dos saberes nessa área do conhecimento. Diante dessa problemática, focando no tema que é considerado eixo integrador de diversos outros e seu conceito está presente também em outras áreas, que é a “proporcionalidade matemática”, investigamos como seu estudo pode propiciar o desenvolvimento do raciocínio proporcional. Analisamos o que nos informa os documentos norteadores da educação segundo as leis, bem como a opinião de docentes de diferentes cidades dos estados do Piauí e do Maranhão sobre o tema, além de aplicar um questionário a alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental. A proporcionalidade matemática é percebida desde o Ensino Fundamental, está presenta nas atividades humanas e se mostra relevante no decorrer da história da humanidade. O tema proporcionalidade em seu conceito estabelece relação a vários outros conteúdos e também a outras ciências, se mostrando assim de grande importância não só no âmbito escolar como na vida dos seres humanos. Com essa observação, temos uma ferramenta, que é a associação de um conteúdo a situações do cotidiano, o que pode ser de grande valia para a compreensão dos alunos. De maneira teórica, visou-se apoio em autores como Maranhão e Machado(2011), Costa e Avellato(2015), Costa Júnior(2013), Garcez(2017) dentre outros que entendem que o conceito de proporcionalidade pode ser útil no estudo de vários outros temas. Com o resultado, observou-se que o raciocínio proporcional é visto como relevante no decorrer da história da matemática, e se mostra necessário para o estudante
em sua base educacional, bem como no progresso de seus estudos. Este trabalho ressalta a proporcionalidade em alguns pontos da história como o Papiro de Rhind e a Proporção Áurea, sua definição com o Teorema Fundamental da Proporcionalidade e diferentes maneiras de aplicação do raciocínio proporcional na resolução de situações problemas, como regra de três, redução à unidade e aplicação do Teorema fundamental da Proporcionalidade. Não buscamos aqui definir a melhor aplicação, ou mais objetiva, mais sim o desenvolvimento do pensamento proporcional. Constatou- se que de fato é importante na educação matemática a concepção do raciocínio proporcional, mas os resultados observados no desempenho dos alunos em alguns tipos de avaliações como por exemplo o PISA, não é satisfatório.
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VALMI GLAYSON CARVALHO MOREIRA
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ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma experiência com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental sobre o SAEB
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Data: 29/04/2024
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Ao discutir o ensino, aprendizagem e avaliação da matemática, os educadores e profissionais da educação estão colocando um foco importante na qualidade da educação oferecida aos alunos. Isso sugere um compromisso em garantir que os alunos adquiram um conhecimento sólido e significativo em matemática. Os educadores podem implementar estratégias como ensino diferenciado, contextualização dos conceitos matemáticos, uso de recursos educacionais diversificados, práticas de ensino colaborativo e fornecimento de apoio emocional e motivacional aos alunos. Essas abordagens podem ajudar a promover uma aprendizagem mais significativa e a superar as barreiras enfrentadas pelos alunos na matemática, com ênfase também nas avaliações externas. Nesse contexto a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como situações problema que envolvem tecnologias digitais podem contribuir para a aprendizagem de estudantes em avaliações de matemática do SAEB? O objetivo geral foi investigar a aprendizagem matemática obtida ao utilizar atividades que relacionam situações problema e tecnologias digitais para resolver itens de matemática do SAEB no ensino fundamental. O presente trabalho desenvolveu sequências didáticas para o ensino de matemática com foco nas dificuldades dos estudantes do 9o ano do ensino fundamental, a partir dos resultados do SAEB com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram os documentos da escola que norteiam a avaliação de aprendizagem; e o nosso diário de observações das atividades que vão ser realizadas. Com isso, conclui-se que há dualidades no ensino da matemática entre os métodos tradicionais e inovadores, o que percebemos é que com base no estudo os alunos se sentiram mais motivados com os recursos tecnológicos e que sempre há uma necessidade de ter reflexões das práxis pedagógicas do professor e que isso pode levar a um melhor desempenho nas avaliações externas, além de seguir de exemplo para outras escolas.
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VANKYS FERREIRA REIS
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TECNOLOGIAS ANALÓGICAS E DIGITAIS: construção dos Pontos Notáveis do Triângulo com Régua e Compasso e o software Geogebra.
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Data: 10/04/2024
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Nesta pesquisa nos propomos em analisar o emprego das Tecnologias Analógicas (Régua e Compasso) e Tecnologias Digitais (Geogebra), no ensino de Geometria Plana, especificamente, na construção dos Pontos Notáveis de um Triângulo, por meio das colaborações de Zuin (2001) e Almeida (2023) e como estes recursos didáticos colaboram com o processo de Ensino-Aprendizagem. Para concatenação dos dados colhidos, optou-se pela análise quali-quantitativa consubstanciada em Sousa e Kerbauy (2017), em virtude da captação de informações ter sido efetivada por meio de questionários subjetivos e objetivos, além da entrevista em grupo com os docentes da rede estadual de ensino do estado do Maranhão atuantes no Centro de Ensino no município onde se deu a pesquisa, Alto Alegre do Pindaré, e a oitiva discente no momento da realização das aulas que envolveram alunos de duas turmas da 1a série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no interior do estado, na citada cidade. Adjacentes ao tema principal, faremos um estudo sobre tópicos altamente relevantes para as conclusões obtidas, dentre os quais releve-se a apreciação sobre a Formação Continuada dos Professores de Matemática pela leitura dos trabalhos de Brosseau (2008). Nos textos de Libâneo (2017), teremos assertivas sobre o Planejamento Didático e a Educação Matemática terá como fonte de consulta D’Ambrósio (1996). O fulcro do presente trabalho reside em guarnecer professores e alunos acerca do entendimento sobre a eficácia e eficiência no que compete à utilização de um dos recursos ou de ambos será o objeto principal desse estudo, uma vez que se deseja o equilíbrio entre a prática docente e o desenvolvimento da aprendizagem discente.
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