Notícias

Banca de DEFESA: THAYS REGINA ASSUNÇÃO BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS REGINA ASSUNÇÃO BARROS
DATA: 25/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma google Meet
TÍTULO:


MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: análise sob a perspectiva interseccional no contexto do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.


PALAVRAS-CHAVES:

 Relações de Gênero; Maternidade na adolescência; Política de Assistência Social.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que afetaram no cotidiano de mulheres que foram mães na adolescência. Buscou-se fazer um breve histórico sobre adolescência e maternidade no Brasil, trazendo a discussão acerca das relações de gênero, as desigualdades sociais que afetam a vida dos adolescentes, além de olhar a perspectiva socioeconômica e racial sobre a gravidez na adolescência. Abordamos como a Política de Assistência Social atua com gravidez na adolescência na realidade concreta. Participaram da pesquisa mulheres que são usuárias dos serviços do CRAS São Raimundo, São Luís-MA, que foram mães na adolescência e com os profissionais do CRAS. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que permitiu avaliar os fatores que afetaram o cotidiano destas. Verifica-se que do número de entrevistadas (sete), 70% evadiram a escola quando estavam grávidas e não retornaram, 40 % trabalham como autônoma/diarista hoje em dia. Relataram como foi a experiência da gravidez na adolescência, as dificuldades e as vitórias que conquistaram ao longo dos anos, ademais informaram como foi a vivência com os serviços públicos ofertados após a gestação, rede de apoio e perspectivas de futuro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6966 - NEUZELI MARIA DE ALMEIDA PINTO
Interno - 6701 - ROSIRENE MARTINS LIMA
Externo à Instituição - MARIA MARY FERREIRA - UFMA
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 16:22
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1