Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILENE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILENE OLIVEIRA PEREIRA
DATA: 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma google Meet
TÍTULO:

ALCÂNTARA, TERRA DE INTERESSES: As correntes foram quebradas, mais meu povo ainda sofre, Desafios e Perspectivas da identidade a agricultura familiar da comunidade quilombola de Mamuna.


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura familiar; Estado; Políticas públicas; Território


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

No presente trabalho buscou-se explanar a situação de Alcântara-MA, especificamente a comunidade remanescente de quilombo Mamuna, campo empírico do referido texto dissertativo, o qual tratamos de evidenciar a situação vivenciada pelas comunidades mediante a uma nova ameaça de expulsão de seus territórios o que poderá comprometer seus trabalhos de subsistência e a erradicação de sua identidade étnica. Com uma territorialidade comprometida devido ao avanço de um grande arcabouço tecnológico, a comunidade Mamuna junto as demais comunidades se articularam e através de suas representatividades mantém a resistência mediante a luta pelo seu direito ao território de pertencimento ancestral. Vale ressaltar que essa luta contra essa nova ordem territorial e o racismo estrutural, esse último considerado um entrave na resolução da titulação das terras que até os dias de hoje nunca foram expedidas. Todo esse emaranhado de contrastes sociais comprometem o cotidiano das comunidades que temem uma nova expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), uma vez que expandido novamente as consequências serão catastróficas, pois impactará todos os sistemas de produção da agricultura familiar, pesca e moradia dessa população. Esse estudo foi norteado pelo do método materialista histórico e dialético afim de compreendermos a construção histórica e interpretar essa realidade onde o homem está inserido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6681 - JOSÉ SAMPAIO DE MATTOS JÚNIOR
Externo à Instituição - MAURICIO FERREIRA MENDES - UFT
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 08:50
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1