Notícias

Banca de DEFESA: ISRAEL COSTA ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL COSTA ABREU
DATA: 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio Novo da Matemática
TÍTULO:

GEOGEBRA: recurso facilitador e motivador no processo ensino aprendizagem para o estudo da Estat ́ıstica no Ensino M ́edio


PALAVRAS-CHAVES:

Estat ́ıstica. GeoGebra. Tecnologias. Ensino. Aprendizagem.

 


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de utiliza ̧c ̃ao do software GeoGebra e
pretende avaliar se a utiliza ̧c ̃ao desse software como ferramenta pedag ́ogica pode contribuir
significativamente no ensino e na aprendizagem de conte ́udos de Estat ́ıstica. Essa pesquisa
tamb ́em visa despertar os professores para o estudo e a utiliza ̧c ̃ao do software GeoGebra
como um grande recurso did ́atico que pode se tornar um aliado na sala de aula, como
uma ferramenta para apresentar, simular, interagir e discutir dados, diagramas e medidas
centrais no estudo da Estat ́ıstica no Ensino M ́edio. Um dos objetivos deste trabalho foi que
os alunos compreendessem essas propriedades de forma interativa, atrav ́es da manipula ̧c ̃ao
do software para depois, na sala de aula, conhecerem as defini ̧c ̃oes e demonstra ̧c ̃oes
formais. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado, inicialmente, pela necessidade
de utiliza ̧c ̃ao de recursos de tecnologia presentes na escola e que n ̃ao eram aproveitados
didaticamente pelos professores. Outro objetivo foi apresentar uma metodologia que
contemplasse a expectativa dos alunos por uma aula diferenciada e, consequentemente,
oferecesse ao professor uma op ̧c ̃ao did ́atica diferente para desenvolver no dia a dia. Al ́em
disso, comparou-se, tamb ́em, o question ́ario diagn ́ostico, aplicado inicialmente, com o
question ́ario final e avaliou-se todas as atividades desenvolvidas, dando ˆenfase ao uso do
GeoGebra como ferramenta para introduzir as no ̧c ̃oes conceituais e as propriedades das
principais medidas da estat ́ıstica descritiva. Assim, pode-se concluir que a utiliza ̧c ̃ao do
software trouxe resultados satisfat ́orios, pois a grande motiva ̧c ̃ao apresentada pelos alunos
permitiu uma participa ̧c ̃ao ativa e, consequentemente, uma maior aprendizagem.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GIOVANE FERREIRA SILVA - UFMA
Interno - 7204 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Presidente(a) - 7331 - SANDRA IMACULADA MOREIRA NETO
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 15:00
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1