AS RELAÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS: uma análise da precarização social do trabalho na região metropolitana de São Luís
Motoristas de ônibus. Tecnologia. Relações de Trabalho. Bilhetagem Eletrônica.
Este trabalho objetiva analisar o processo de precarização das relações de trabalho dos motoristas de ônibus na região metropolitana de São Luís,impulsionado pelas novas tecnologias, especificamente, a implantação da catraca eletrônica como parte da modernização do sistema de transporte urbano de São Luís. O foco é tentar perceber a relação entre as novas tecnologias e o avanço crescente da precarização das relações de trabalho, assim como o processo de reestruturação dos processos produtivos no Brasil, e os seus efeitos e desdobramentos pós reforma trabalhista, tal como o processo de precarização das relações de trabalho dos motoristas de ônibus
urbano na cidade de São Luís, pós a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, em que obriga o motorista a cobrar e a dirigir ao mesmo tempo. Considerando a cidade de São Luís como um espaço de disputas e de desigualdades socioespaciais, e onde as precárias condições de trabalho são produzidas, justifica-se, assim, a escolha pelo materialismo histórico-dialético, método que possibilitou compreender a realidade a partir das suas contradições. A pesquisa fundamentou-se em dois tipos de dados: os primários, obtidos através da realização de entrevistas com os motoristas, vice-presidente do STTREMA e com usuários do transporte coletivo e pela observação direta da realidade pesquisada; e os secundários, adquiridos por meio de levantamento, estudo e análise de acervos documentais concernente aos aspectos constitucionais como convenção coletiva de trabalho. O foco foi compreender como as relações de trabalho dos motoristas de transporte público urbano, pós a implantação da nova bilhetagem eletrônica, vem sendo vivenciadas por esses trabalhadores, assim como também os seus efeitos e desdobramentos no cotidiano dos mesmos.