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Banca de DEFESA: BRUNA CAROLINA ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CAROLINA ALBUQUERQUE SILVA
DATA: 30/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Espaço 02 Prédio Pedagogia - CECEN
TÍTULO:

A MATERIALIZAÇÃO DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER EM
ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM PAÇO DO LUMIAR/MA:
tensões, limites e perspectivas à gestão escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Educar pra Valer; Privatização da educação; Gestão Escolar.


PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo situa-se no âmbito do Mestrado Profissional em Educação do Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com
aderência à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar. Essa investigação traz à baila a
gestão escolar, por meio da análise do Programa Educar pra Valer (EpV), criado pela Fundação
Lemann, em parceria com a Associação Bem Comum, como um modelo de gestão
implementado via parceria público-privada. Seu objetivo foi analisar a materialização do EpV
na Rede Pública Municipal de Ensino de Paço do Lumiar/MA, buscando apreender limites,
tensões e perspectivas na gestão de duas escolas pertencentes à rede de ensino desse município.
A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores como Peroni (2015, 2023), Adrião (2012,
2018, 2022), Freitas (2018, 2023), Laval (2019), Gadotti (2010), entre outros. A metodologia
adotada seguiu uma abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994), com análise de dados
baseada na proposta por Franco (2005), sob a perspectiva dialética de Kosik (2002). Foram
adotados, como procedimentos de investigação, a análise documental e entrevistas
semiestruturadas. Como campo empírico, além do sistema público de ensino de Paço do
Lumiar/MA, a pesquisa fez uma incursão em duas escolas pertencentes a essa rede. Foram
realizadas entrevistas com gestores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da
Secretaria Municipal de Educação, diretamente envolvidos no modelo de gestão adotado no
âmbito da implementação do programa que ocorreu entre os anos de 2019 e 2024. Os resultados
da pesquisa evidenciam que a implementação do EpV ocorreu de forma verticalizada, sem a
participação das escolas e dos profissionais da educação nos processos decisórios. O modelo
adotado produziu implicações significativas na gestão escolar, como a centralização das
decisões, o controle do trabalho pedagógico e a perda de autonomia. A análise documental
revelou uma lógica gerencialista, centrada na padronização e em metas de desempenho,
desconsiderando os contextos das escolas. As entrevistas demonstraram que, embora o
programa tenha sido parcialmente aceito, essa aceitação foi acompanhada de resistências quanto
aos efeitos do EpV no cotidiano escolar. Conclui-se que o programa expressa um movimento
mais amplo de privatização da educação pública, que tensiona a função social da escola e
desafia a construção de uma gestão democrática e comprometida com a transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA - UFCG
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Presidente(a) - 7172 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 13/06/2025 14:34
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