Telefone/Ramal: | Não informado |
NOVOS MODELOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
IMPULSIONADA PELA TECNOLOGIA: desafios e possibilidades no Centro de Ensino Médio
Juarez Gomes em Bacabal-MA
Novos modelos. Formação Continuada. Desafios. Tecnologia.
O presente trabalho busca identificar novos modelos existentes de práticas de
formação continuada, bem como objetiva implementar o surgimento dessas novas
abordagens formativas para os docentes do Centro de Ensino Médio Juarez Gomes
em Bacabal, município do Maranhão, considerando os desafios locais e as
possibilidades oferecidas pela tecnologia. Para dar conta da proposta exposta,
parte-se para uma base teórica inicial sustentada nas acepções de Demo (2012),
Gatti (2009), Pimenta, (2006) e (Nóvoa, 2009), enfatizando a docência, a
capacitação profissional e a formação aliada a prática. Ainda serão trazidos para
este trabalho autores que têm se debruçado acerca da formação de professores,
entre os quais destacam-se os estudos de Falsarella (2021), Santos et al. (2023).
Também serão apresentados estudos mais recentes, isto é, dos últimos cinco anos
publicados em revistas brasileiras e internacionais. O questionamento central da
pesquisa é responder como a análise de modelos de formação docente, com uso de
tecnologias, pode contribuir para o desenho de formação continuada a ser proposto
no Centro de Ensino Médio Juarez Gomes. O objetivo principal é analisar as
contribuições da formação continuada, a partir da interação com as novas demandas
tecnológicas, diante da oferta e implementação de processos formativos docentes
do Centro de Ensino Médio Juarez Gomes. A metodologia seguirá uma abordagem
mista, por prever a utilização tanto de dados qualitativos quanto quantitativos para
uma análise mais abrangente.