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A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM PAÇO DO LUMIAR/MA: tensões e limites à gestão escolar
Programa Educar pra Valer. Parceria público-privada. Gestão Escolar.
O presente estudo, em fase de qualificação, situa-se no âmbito do Mestrado Profissional em
Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), com aderência à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar. Essa
investigação traz à baila a gestão escolar através da análise do Programa Educar pra Valer
(EpV), criado pela Fundação Lemann em parceria com a Associação Bem Comum, como um
modelo de gestão implementado por meio de parceria público-privada. Seu objetivo é analisar
a materialização do EpV na Gestão Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Paço do
Lumiar/MA, buscando apreender limites e tensões à gestão de duas escolas pertencentes à
rede de ensino desse município. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em autores como
Peroni (2023), Adrião (2012), Freitas (2023), Oliveira (2020), Saviani (2020), Albuquerque
(2021), Fonseca (2020), Souza e Silva (2023), entre outros. A metodologia adotada segue
uma abordagem qualitativa, conforme sugerido por Bogdan e Biklen (1994), com análise de
dados baseada na técnica de análise de conteúdo proposta por Franco (2005), sob a
perspectiva dialética de Kosik (2002). Serão adotados como procedimentos de investigação a
análise documental e entrevistas semiestruturadas. Como campo empírico, além do sistema
público de ensino de Paço do Lumiar/MA, a pesquisa fará uma incursão em duas escolas
pertencente a essa rede de rnsino, momento em que realizará entrevistas com gestores e
professores diretamente implicados no modelo de gestão adotado no âmbito da parceria, com
vistas a apreender a materialidade do EpV. No estágio do estudo até aqui não se pode trazer
evidências quanto ao objetivo estabelecido, mas somente dos estudos iniciais que tratam da
temática e, também, de primeiras aproximações a documentos oficiais, atualmente em
processo de sistematização para análises mais consistentes na fase da dissertação para a
defesa.