Telefone/Ramal: | Não informado |
A EQUIPE GESTORA ESCOLAR NA ELABORAÇÃO E NO ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Gestão democrática. Projeto Político Pedagógico. Participação.
O presente trabalho, apresentado para qualificação no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem como objetivo geral analisar
a elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da rede municipal de Paço
do Lumiar-MA, estabelecendo como referência a participação e a gestão democrática. O papel
desempenhado pela equipe gestora na elaboração e no acompanhamento da implantação do
Projeto Político Pedagógico (PPP) é de suma relevância. A abordagem da pesquisa é
qualitativa, pois se ajusta ao objeto de estudo em tela e a investigação em curso fundamenta-
se no enfoque teórico baseado no materialismo histórico-dialético. No levantamento de dados
será utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, técnica que se caracteriza pela
existência de um roteiro previamente construído.Os sujeitos de pesquisa que participarão das
entrevistas serão os profissionais que desempenham a função de: coordenador pedagógicos,
secretária, gestor adjunto e gestor escolar; também farão parte do levantamento de dados
alunos e professores.. A fundamentação dessa investigação é parte de um levantamento
bibliográfico realizado para a construção teórica da temática e para o maior aprofundamento
das análises. Utilizamos contribuições de estudiosos como Veiga (2002; 2013), Paro (2010;
2008; 2010), Saviani (1999), Luck (2009; 2013), Duarte (2021; 2022 e 2023), dentre outros.
A pesquisa tende a apontar a pertinência da elaboração e do acompanhamento do PPP, para
que haja avanços na educação, permitindo o exercício de uma gestão democrática e
participativa. Dessa forma, a autonomia da gestão só pode ser exercida de forma significativa
quando propicia a participação de todos e democratiza o ambiente escolar. Portanto, a gestão
descentralizada veio para melhorar a educação em todos os aspectos, refletindo, assim, no
contexto social.