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A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO QUE FUNCIONAM EM TEMPO INTEGRAL: um estudo acerca da Tecnologia de Gestão Educacional – TGE
administração e gestão escolar; educação integral; educação em tempo
integral.
A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e tem por título A gestão escolar nas escolas da
Rede Estadual de Educação do Maranhão que funcionam em tempo integral: um estudo acerca
da Tecnologia de Gestão Educacional – TGE. A pesquisa tem como objetivo principal analisar
a gestão escolar das escolas da Rede Estadual de Educação (REE) do Maranhão, que funcionam
em tempo integral a partir dos conceitos da Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), adotada
como modelo de gestão nessas escolas. Almejando alcançar essa proposta, definiram-se como
objetivos específicos: caracterizar o perfil da gestão escolar das escolas em tempo integral da
REE do Maranhão; identificar na proposta de gestão escolar características das ações da TGE;
analisar na proposta de gestão escolar as ações que se aproximam e se distanciam do processo
de fortalecer as escolas de tempo integral, em uma perspectiva democrática; elaborar um fórum
de diálogo para as comunidades escolares como proposta pedagógica com a finalidade de
alicerçar a gestão escolar nos princípios da gestão democrática. Para a fundamentação teórica
desta pesquisa consolidaram-se os estudos dos seguintes autores: Ana Maria Cavaliere (2014),
Christian Laval (2019), Dardot e Laval (2016), Dermeval Saviani (2013), Dourado (2007), Hora
(2012), Jaqueline Moll (2012), José Carlos Libâneo (2012), Miguel Arroyo (2012), Moacir
Gadotti (2009), Rosar (2012), Vitor Henrique Paro (2009, 2016, 2012). O estudo está assentado
no método dialético e possui uma abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa
bibliográfica e documental. A pesquisa encontra-se na fase de organização dos dados coletados
no Caderno de TGE e Plano de Ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Maranhão
e de uma escola pública estadual. A pesquisa está estruturada em cinco seções: a primeira traz
a introdução; a segunda trata sobre a temática da administração e gestão escolar, gestão
democrática e educação em tempo integral; a terceira aborda sobre a escola em tempo integral
no Maranhão e a TGE (em construção); a quarta trata sobre o plano do Projeto Técnico
Tecnológico (PTT) e o cronograma da pesquisa; e a quinta seção está destinada às
considerações parciais. Como resultados parciais, apresenta-se que o campo da gestão escolar
está, prioritariamente, submetido às determinações econômicas e políticas de cada contexto
histórico, deixando a finalidade pedagógica desse papel em segundo plano, e priorizando uma
prática gerencialista em detrimento de uma gestão democrática-participativa. Os resultados
parciais também revelam uma descontinuidade de políticas educacionais que,
consequentemente, fragiliza as ações e a responsabilidade do Estado em manter e organizar a
educação pública. Apresenta-se, ainda, o esboço do PTT.