Telefone/Ramal: | Não informado |
PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO: o Moviema, uma experiência do IEMA Pleno São Luís
Projeto de extensão Moviema; IEMA Pleno São Luís; Gestão escolar
participativa.
Este estudo teve como ponto central de investigação, a criação e aplicação do projeto de
extensão Moviema no colégio IEMA Pleno São Luís - Centro, uma unidade do Instituto
Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), direcionado a alunos do Ensino
Médio e à comunidade do bairro do Centro de São Luís. No processo, destacamos o papel da
gestão escolar e a relevância de uma administração democrática e atuante nas escolas,
fomentando o envolvimento da comunidade em atividades conjuntas, promovendo uma
formação cidadã. Como produto de trabalho, apresentamos a construção e desenvolvimento
de uma plataforma digital, onde disponibilizamos meios para que seja possibilitada a sua
replicabilidade ou sirva de inspiração para que gestores de outras escolas tenham um
direcionamento para o desenvolvimento deste tipo de atividade em seus ambientes de atuação.
A escola em questão, foi escolhida como foco desta pesquisa, por já ter a expertise de aliar a
educação de regime integral, ao desenvolvimento de projetos e atividades que se destacaram
como exitosas, representando características que preconizam um tipo de gestão onde o papel
de educar não se restringe apenas ao ensino do conhecimento formal, mas também deve
contribuir para o desenvolvimento de valores que conscientizem os estudantes de seu papel
social. A problemática deste estudo girou em torno do questionamento: Qual o papel a ser
desempenhado pelo gestor escolar na implantação de projetos de extensão no Ensino Médio?
Esta pesquisa envolveu a análise das práticas de gestão escolar, da participação da
comunidade escolar e a apresentação dos resultados do projeto de extensão na escola e na
comunidade em que ela está inserida. Teve por objetivo geral: Criação de um projeto de
extensão e seus impactos no ambiente escolar e na comunidade do entorno da escola IEMA
Pleno São Luís. A análise dos dados colhidos foi construída a partir de uma abordagem
qualitativa, usando como procedimento de investigação o levantamento bibliográfico e a
pesquisa de estudo de caso. Este produto, apresentado como repositório de todo o material
coletado e das análises obtidas nas coletas de dados, servindo como um guia e espaço para
demonstração e trocas de experiências, para a implementação e gerenciamento de novas
abordagens, a partir deste modelo, propostos futuramente por professores e gestores da rede
básica de ensino.