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A DIALÉTICA DAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS DO SAGRADO E DO PROFANO NA OBRA TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA
sagrado; profano; Carla Madeira; feminino.
O presente trabalho pretende investigar as representações do universo dualístico e social na Literatura Contemporânea de Carla Madeira, tendo como corpus principal a obra Tudo é rio. Esta investigação, feita no limite entre o sagrado e o profano, apresenta pela descrição da narrativa duas possibilidades: ser oposto e/ou ser complemento. O objetivo é mostrar como o eixo sagrado-profano relaciona-se a dualidades mais gerais presentes na narrativa dentro da contemporaneidade social e/ou comportamental, como vida e escrita, o ser e o divino, linguagem e realidade, entre outros. O papel do sagrado e do profano na sociedade é desvendado e no mesmo tempo que perturba faz pensar. A correspondência dialógica entre as manifestações do sagrado-profano e a literatura existe desde as primeiras manifestações de consciência da linguagem humana, as quais se misturam e formam um entrecortado de possibilidades de leituras e inter-relacionamento de discussões, associando um caráter de ressignificação do cânone literário pelo crivo comportamental. A reflexão sobre o conceito de sagrado e profano, sempre estiveram presentes na construção da vida social e moral. Observando
os costumes da sociedade, percebe-se que alguns padrões comportamentais são aceitos e outros colocados à margem. Na verdade, trata de dois universos opostos, ao mesmo tempo complementares. Para compreender um é necessário que tenhamos a noção adequada do outro. A seleção dessa obra se deve, ao intuito da recorrente presença de entidades que versam esta dualidade do Sagrado e do Profano como correspondências centrais da
narrativa e as distintas reinterpretações do juízo final ao longo da trama, centrada na discussão da existência humana. A partir da leitura da obra, é possível observar, em um nível tanto lexical quanto sintático a presença de elementos da tradição bíblica. Além disso, observa-se que a relação das personagens protagonistas com a dimensão religiosa é marcada pela tensão. Com o intuito de melhor compreender como os campos do sagrado e do profano se manifestam em sua literatura, foram debatidas as conceituações dos teóricos Émile Durkheim e Mircea Eliade, que foram de grande importância para a compreensão de conceitos imprescindíveis para a execução desta pesquisa. Questionamentos feitos juntamente da análise das personagens na obra de Carla Madeira permitiram que encontrássemos a provável intenção da autora presente no discurso das divindades.