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“QUE VEM... DONDE? DE DEUS”: a presença da fé cristã no livro Os Escravos, de Castro Alves
Palavras-chave: Sagrado. Alves. Romantismo. Deus.
A poética de Castro Alves é reconhecida pela crítica literária por seu caráter social e engajamento na luta pela abolição. Contudo, no campo acadêmico, o estudo sobre o aspecto sagrado presente nos poemas do autor baiano ainda está em crescimento. Assim, indagamos de que maneira Deus e a narrativa cristã são retratados nos poemas castroalvianos. Dessa forma, objetivamos analisar a forma pela qual a presença de Deus e da narrativa cristã são construídas nos poemas da obra Os Escravos (2020). Os objetivos específicos incluem: delinear a poética castroalviana em relação ao sagrado presente no Romantismo (francês e brasileiro); investigar como a temática do cristianismo se relaciona com o projeto literário do escritor; compreender o aspecto do sagrado no corpus selecionado. Para tanto, tornou-se necessário trilhar pela pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, dado que ambos permitem maior reflexão sobre o objeto do estudo, assim como colaboram para a construção do aporte teórico do trabalho (Reis, 2018). Enquanto embasamento para a análise, abordamos as teorias de Mircea Eliade (2018), acerca do sagrado; Magalhães (2006), que explora as aproximações entre Teologia e Literária; Sonia Croveto (2007), cuja tese focaliza na expressão religiosa presente no corpus em questão; e Northrop Frye (2021), que ressalta a importância de conhecer a literatura bíblica para compreender os clássicos da Literatura. Críticos como Moisés (1985), Sodré (1995) e Bosi (1992) também serão usados para embasar a fortuna crítica de Alves. A presente dissertação se destaca ao colaborar com um elemento que ainda carece de investigações acadêmicas, isto é, o sagrado em Alves. Além disso, promove diálogos entre a Literatura e outras áreas do conhecimento, como a Ciência da Religião.