Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 03/06/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Prédio Novo da Matemática
TÍTULO:

ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE PROPORCIONALIDADE ́ COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MEDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Proporcionalidade, Raciocínio Matemático, Ensino de Matemática, Funções do Primeiro Grau, Ensino Médio, Sequência Didática.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Esta dissertação, intitulada ”Analise do Conhecimento sobre Proporcionalidade com Alunos Ingressantes no Ensino Médio”, investiga o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos fundamentais de proporcionalidade ao iniciarem o Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na relevância da proporcionalidade para o desenvolvimento do raciocínio matemático e suas implicações no aprendizado de funções do primeiro grau. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas quantitativas e qualitativas, o estudo foi conduzido com 120 alunos do primeiro ano de uma escola publica estadual. Foram aplicados questionários e testes de sondagem para avaliar o conhecimento dos alunos sobre razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, e regra
de três simples. Os resultados apontam lacunas significativas na compreensão desses conceitos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas especıficas para suprir essas deficiências. Propõe-se, assim, o desenvolvimento de uma sequencia didática dinâmica e envolvente, fundamentada em atividades investigativas e no uso de tecnologias digitais, com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre proporcionalidade e suas aplicações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7204 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS
Externo ao Programa - 7413 - WELBERTH SANTOS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 16:01
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1