Dissertations/Thesis

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEMA

2025
Description
  • FABIO JUNIOR DE SOUSA OLIVEIRA
  • THE USE OF AUGMENTED REALITY AS ASSISTIVE TECHNOLOGY IN THE TEACHING OF SPATIAL GEOMETRY FOR STUDENTS WITH LOW VISION

  • Data: May 12, 2025
  • Show resume
  • Augmented Reality software can be used as pedagogical tools and should be seen as enhancers of learning in the school environment. Thus, it becomes necessary to conduct research that creates approaches to the contributions of these resources, as assistive technology, in the teaching and learning process for students with low vision. Based on this, we formulated the following question: How can the use of Augmented Reality, as Assistive Technology, through the educational software "Sólidos RA," contribute to the learning of students with low vision in spatial geometry? To address this question, an action research methodology was adopted, involving students with low vision from elementary school classes and Mathematics teachers, both from the Fortaleza-CE Education Network. As an educational product, we developed a portfolio with a Didactic Sequence (DS) that incorporated Augmented Reality technology to teach spatial geometry to students with low vision. The implementation of the DS enabled data collection and the formulation of analysis categories and subcategories, which included: interviews, observation scripts, structured questionnaires, and the relevance of Augmented Reality (AR) for Geometry learning for students with low vision. From this research problem, the following findings are highlighted: i) AR allow the enlargement of spatial geometric figures, facilitating a better identification of their elements and characteristics, thus enhancing the teaching and learning of Spatial Geometry for students with low vision; ii) It promotes greater interactivity among students with low vision, encouraging a "do-it-yourself" approach. In this context, we present how the use of "Sólidos RA" develops skills related to teaching spatial geometry to students with low vision. From the analysis of these categories and subcategories, as well as the data collected through the applied instruments, it was possible to verify that the use of AR contributes to the visualization and learning of Spatial Geometry for students with low vision, in addition to promoting student engagement in teaching and learning processes.

  • HELCIYANE DO FIRMAMENTO SILVA SOARES
  • ESTUDOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM TERESINA-PI: (IN)EXISTÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES COM COMPORTAMENTOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?

    PRODUTO(PTT): GUIA ORIENTADOR DOCENTE DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO

  • Advisor : MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
  • Data: Jan 29, 2025
  • Show resume
  • A escola regular passa por constantes transformações que primam por melhorias na qualidade da educação ofertada aos estudantes. Evidenciam-se o surgimento de reformas educacionais que, imersas nos direitos sociais, incitam e incidem para o entendimento de que todas as pessoas têm direito à educação de qualidade. Nesse contexto, fazemos referência à modalidade da educação especial que perpassa todos os níveis e modalidades da educação (Brasil, 1996) e prevê atendimento educacional a alunos com deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação dentro das escolas regulares, com currículos, metodologias e recursos conforme a necessidade desses estudantes. Nesse estudo, investigamos os itinerários formativos de uma escola pública de ensino médio de tempo integral no município de Teresina-PI, para sugerir a aplicabilidade de atividades de enriquecimento escolar para, assim, possibilitar a identificaçao de estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação (AH/SD), visando estimular suas potencialidades latentes. Elaborou-se, como problema de pesquisa, a seguinte questão: Como os professores na sua atividade docente em escola de ensino médio de tempo integral podem trabalhar os itinerários formativos, tendo como proposta os aportes teóricos e práticos do Modelo de Enriquecimento para toda a escola-SEM, de modo a identificar e estimular estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação? Estabeleceu-se, como objetivo geral, o seguinte: investigar como os professores que exercem a docência em escola de ensino médio de tempo integral podem trabalhar os itinerários formativos tendo como subsídio os aportes teóricos e práticos do Modelo de Enriquecimento para toda a escola-SEM, reconhecendo e estimulando estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação. O estudo foi desenvolvido com sete participantes de uma escola de ensino médio de tempo integral da rede estadual do Piauí, na cidade de Teresina. Os principais teóricos que embasaram o estudo foram: Renzulli e Reis (2010); Renzulli (2004, 2010, 2014); Lima (2020, 2010); Pérez (2004); Burns (2014); entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Na metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva e como instrumentos e técnicas para a coleta de dados, utilizou-se questionários para os participantes, diário de campo das pesquisadoras e diários de bordo dos participantes, que foram construídos durante a realização de uma oficina, cuja finalidade consistiu em apresentar o protótipo do recurso educacional, intitulado Guia Orientador Docente de atividades de enriquecimento para os itinerários formativos do ensino médio. Isso porque as atividades de enriquecimento ao serem realizadas, podem viabilizar a identificação de estudantes com potencialidades superiores, isto é, com comportamentos de altas habilidades/superdotação. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores consideram que as atividades das disiciplinas dos itinerários formativos, tendo como proposta as atividades de enriquecimento escolar, podem viabilizar a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação em escolas públicas de tempo integral em Teresina-PI. Espera-se, com esse estudo, que o Guia seja utilizado por escolas para a identificação, estimulação, reconhecimento e valorização da diversidade de interesses, potencialidades e habilidades dos estudantes com AH/SD.

  • HIGO LEONARDO DOS SANTOS RIBEIRO
  • USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA DE ALUNOS AUTISTAS

  • Data: Feb 14, 2025
  • Show resume
  • O estudo explora a implementação das geotecnologias, por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os mapas digitais, nas aulas de Geografia para alunos com autismo. A pesquisa foi realizada na UEB José Gomes Rodrigues - Colégio Militar Tiradentes XXIII, localizado no município de Itapecuru Mirim – Maranhão. A metodologia combina questionários, entrevistas e observações, seguidas de análises estatística e de conteúdo. Ela visa avaliar o potencial das geotecnologias, mapas digitais e sistemas de posicionamento global no aprendizado de geografia de alunos com autismo, identificar a compreensão de conceitos geográficos que se beneficiem das geotecnologias e discernir a importância dos mapas digitais e do Sistema de Posicionamento Global nesse contexto. Além disso, almeja-se criar um manual de utilização para docentes nessa área. A pesquisa tem potencial para influenciar estratégias didáticas, promovendo uma educação geográfica mais inclusiva para alunos autistas.

2024
Description
  • ALINE FURTADO MENEZES

  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL: o uso dos jogos digitais no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual no município de Pedreiras – MA

  • Data: Nov 11, 2024
  • Show resume
  • A alfabetização é um processo fundamental na formação do indivíduo, não apenas pela capacidade de ler e escrever, mas como um meio de acesso ao conhecimento e à participação plena na sociedade. No contexto atual, marcado pela diversidade e pelas desigualdades, a importância de uma metodologia inclusiva se torna ainda mais evidente, especialmente quando consideramos as crianças com Deficiência Intelectual (DI). Assim, essa pesquisa parte do questionamento: Como os jogos digitais podem ser usados pelos professores para estimular o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual em fase inicial de leitura e escrita? Para tanto, o objetivo da pesquisa é analisar a incorporação de jogos digitais na prática de alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual nas séries iniciais da rede pública municipal de Pedreiras-MA. Destaca-se como objetivos específicos: Analisar a evolução das práticas e abordagens na alfabetização de crianças com DI; Incorporar os escritos de diversos autores e estudos sobre a aprendizagem de crianças com DI por meio de uma revisão de literatura; Conhecer as demandas escolares sobre a apropriação de ferramentas tecnológicas nas escolas ensino fundamental da rede pública de Pedreiras, analisando o perfil e a visão dos professores no processo de alfabetização do aluno com DI; Selecionar alguns jogos disponíveis na rede de internet, listando suas características e funcionalidades para a aprendizagem escolar; Compreender como os jogos digitais são vistos pelos estudantes nas perspectivas do desenvolvimento de suas habilidades e, construir um guia pedagógico sobre uso de jogos digitais voltados para a alfabetização de crianças com DI. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com base no estudo bibliográfico, documental e de campo, onde foi realizada uma intervenção pedagógica, com aplicação de jogos digitais, previamente selecionados, com crianças com deficiência intelectual em sequências didáticas, e entrevistas com seus professores, onde foi possível testar e confirmar a hipótese de que a utilização dos jogos digitais na sala de aula potencializa a aprendizagem, motiva o aluno a ser o construtor de seus próprios saberes, estimula a concentração e o raciocino lógico. O resultado da pesquisa evidencia que os professores reconhecem a eficácia dos jogos como ferramenta pedagógica, mas relatam diversas dificuldades e desafios enfrentados na implementação dessas metodologias, como a falta de recursos e a necessidade de formação contínua. Essa dualidade ressalta a importância de estratégias de suporte para facilitar a integração dos jogos no ensino. O resultado da pesquisa com as crianças mostra que elas apresentaram um avanço significativo, ainda que gradual, no desenvolvimento das habilidades de leitura por meio dos jogos digitais. Esses jogos não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas promoveram um ambiente interativo que estimula a prática da leitura de forma lúdica. Observou-se que, embora o processo seja mais lento e exija grandes adaptações, os alunos conseguiram identificar letras e sons, iniciando o processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita.

  • CARLA SORIANO LAGO CARVALHO
  •  

     


    Inclusão de estudantes surdos: abordagens metodológicas visuais em salas de recurso

  • Data: Oct 30, 2024
  • Show resume
  •  

    A educação de surdos tem sido marcada por mudanças e adaptações ao longo dos anos, mas ainda requer uma análise mais aprofundada. Devido à sua condição linguística diferenciada, muitos Surdos enfrentam dificuldades na construção do conhecimento escolar, resultantes de falhas no planejamento e na execução das aulas. Isso destaca a necessidade de adequações metodológicas que promovam um processo inclusivo eficaz e permitam que esses estudantes avancem em suas conquistas. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as metodologias visuais como ferramentas potenciais para a inclusão e aprendizagem dos estudantes Surdos, com foco no atendimento em Salas de Recursos. Nesse contexto, são abordadas questões relacionadas à inclusão no ambiente escolar, que se desdobram nas metodologias, recursos e formas de avaliação no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa para surdos na modalidade escrita, bem como no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assim, discutem-se e propõem-se possibilidades educativas para esses estudantes. Esta pesquisa é classificada como Aplicada. A coleta de dados é realizada por meio de Levantamento, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem Qualitativa em virtude da relação entre pesquisador/participante. Quanto aos objetivos, é Descritiva e Exploratória. A busca sistemática por literatura foi realizada online em bibliotecas de Programas de Pós-Graduação em Educação, SciELO, ERIC - Education Resources Information Center, Portal da CAPES, Google Acadêmico, além do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp e do Repositório Institucional da UFSC. A revisão da literatura incluiu também livros físicos e outros trabalhos digitais, fundamentando-se em estudos de diversos autores, como Leyser (2019), Pietzar (2017), Fernandes (2019), Baggio (2006), Lodi e Muttão (2018), Boneti (2010), Campelo (2008), Damázio (2007), Mantoan (2011), Santiago (2017), Santos (2016), Siquelli (2017) e Skliar (2001), entre outros, que enriquecem as discussões sobre a inclusão de estudantes Surdos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito professoras da rede municipal e estadual de educação do município de Bacabal, com o intuito de verificar as metodologias empregadas em suas práticas pedagógicas nas Salas de Recursos ao incluir estudantes Surdos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por fim, os resultados obtidos na pesquisa culminaram na elaboração do Produto Técnico-Tecnológico (PTT), evidenciando que as metodologias visuais possuem potencial para a construção do conhecimento no ambiente escolar para estudantes Surdos.





  • CLEOMAR GOMES SAID
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETEA, PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM TEA, NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: um estudo sobre práticas de formação docente e estratégias de implementação do PEI em escolas públicas de São Luís-MA.

  • Data: Oct 30, 2024
  • Show resume
  • Com o aumento das políticas educacionais voltadas para a inclusão escolar, cresceu o número de estudantes do Público-Alvo da Educação Especial nas salas regulares da educação básica, demandando ações pedagógicas específicas. Diante desse cenário, o presente estudo analisou como o PROJETEA (Projeto de Intervenção Pedagógica para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista), implementado pela Superintendência da Área de Educação Especial de São Luís-MA, contribui para formação continuada dos professores e no desenvolvimento de práticas inclusivas. Na delimitação do tema, optou-se por focar na implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e no Ensino Colaborativo como estratégias para promover a inclusão escolar. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do PROJETEA para a formação continuada dos professores e a promoção de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa adotou uma abordagem interpretativa, baseada nos princípios de Gadamer (2015) e utilizou-se a metodologia de métodos mistos (Creswell, 2018; Minayo, 2012), combinando análises quantitativas e qualitativas. A análise de dados foi realizada com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e encontros colaborativos com o grupo de professores participantes de duas escolas públicas de São Luís/MA. O referencial teórico foi embasado em Vygotsky (1984), Freire (1996), e autores como Tannús-Valadão (2010) e Edyburn (2010), que discutem a personalização do currículo e a criação de ambientes educacionais acessíveis por meio do PEI e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Fundamentou-se, ainda, em marcos normativos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O produto educacional consistiu no desenvolvimento de um protótipo de PEI e de um manual com um guia explicativo para orientar seu preenchimento. Os resultados apontam que o PROJETEA já representa uma iniciativa importante no campo da educação inclusiva, mas ainda enfrenta desafios que demandam maior investimento em políticas públicas, infraestrutura e capacitação docente para a consolidação de práticas inclusivas mais eficazes.

  • CRISTE ARLY CASTRO PINHEIRO SERRA
  • A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



  • Data: Nov 7, 2024
  • Show resume
  •  

    Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão e contempla as ações executadas durante a realização de uma pesquisa sobre alfabetização e letramento de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) matriculados na UEB Dra. Maria Alice Coutinho, pertencente a rede pública municipal de São Luís – MA. O objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual, quando apoiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), e do quanto este serviço da Educação Especial pode contribuir com os processos de alfabetização e letramento dos estudantes deficientes intelectuais. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo, no que concerne à Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Letramento de Estudantes com Deficiência Intelectual, estão delineados a partir das contribuições de Vygotsky (2022), Hehir (2022), Bourdieu (2020), Zerbato; Mendes (2018), Diamond (2016), Noronha (2016), Garcia (2015), Barnes (2013), Poulin, Figueiredo; Gomes (2013) e Figueiredo (2012), entre outros. Além de documentos normativos oficiais que amparam e regulam a Educação da pessoa com deficiência intelectual. Em relação a metodologia, caracteriza-se por utilizar a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos explicativa, e os procedimentos metodológicos são delineados como bibliográficos, documental e estudo de caso, utilizando os instrumentos, observação in loco, roteiro de entrevistas e questionários, cujos resultados serviram de base para a produção de um guia de orientação que contribua com a práxis pedagógica de professores acerca da alfabetização e letramento de estudantes com deficiência intelectual, em resposta ao problema e aos objetivos da pesquisa

  • ELAINE CARVALHO DA SILVA
  • A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

  • Advisor : JOÃO AUGUSTO RAMOS E SILVA
  • Data: Oct 30, 2024
  • Show resume
  • A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão  e inseriu-se na Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A inclusão de estudantes da educação especial no ensino regular é assegurada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015). Diante dessa regulamentação, discutiu-se a gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, questionou-se: Como a gamificação pode contribuir nesse processo? O objetivo geral buscou avaliar como a gamificação pode contribuir na alfabetização e letramento de crianças com TEA. Fundamentou-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), Política Nacional de Alfabetização (Brasil, 2019), Política Nacional de Educação Digital (Brasil, 2023) e Soares (2014, 2023). A pesquisa, quanto aos fins, foi descritiva, e quanto aos meios, de campo. Foi realizada com 23 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e dez professores, nas unidades escolares Professora Mundica Pimentel e Tia Zuleide na cidade de Luzilândia–PI. Realizou-se uma observação simples da sala de aula, uma coleta dos dados por meio de entrevista semiestruturada com os professores alfabetizadores e aplicou-se o GraphoGame às crianças com TEA, na Sala de Recursos Multifuncionais. As informações foram registradas em diário de campo. Para análise de dados, foi utilizado como técnica a Análise de Conteúdo de Bardin. Com o conhecimento do TEA e a compreensão de suas especificidades, foi possível averiguar que o GraphGame tem aplicabilidade projetada satisfatoriamente para atender crianças com TEA, e assim a tecnologia pode ser utilizada para auxiliar no processo de alfabetização e letramento.

  • FABIANO MONTELES SOUSA
  •  

     

    IN/EXCLUSÃO, DIVERSIDADE, DIFERENÇA E ALTERIDADE: Contribuições de Maura Corcini Lopes para a Educação Inclusiva

  • Data: Oct 28, 2024
  • Show resume
  • Estudo qualitativo documental que problematiza os conceitos de inclusão, diversidade, diferença e alteridade a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação numa vertente pós-estruturalista foucaultiana, adotada pela professora e pesquisadora Maura Corcini Lopes. Os documentos analisados foram os escritos e os audiovisuais da professora e pesquisadora, submetidos a uma análise de discurso. A professora Maura Corcini Lopes propõe uma crítica radical a inclusão, considerando-a como invenção de um tempo produzida a partir da noção de exclusão, um imperativo do Estado Moderno que ganha maiores contornos na Contemporaneidade. Aponta também a potência do conceito e operador metodológico in/exclusão para discutir inclusão, distanciando-se do binarismo típico da Modernidade. Em relação a diversidade e a diferença, considera como conceitos importantes para pensarmos a metanarrativa da inclusão escolar, marcando uma distinção entre os conceitos e sustentando a intraduzibilidade da diferença. A alteridade é pensada a partir da centralidade da cultura e foi possível perceber que esse outro é constituído a partir de uma rede discursiva que estabelece posições de sujeitos relacionadas ao modo como narramos esse outro, de tal modo que é possível desconfiar das narrativas naturalizadas sobre esse outro. Apresenta-se uma proposta pedagógica teórica para formação de professores/as inspirada nas ideias de Circuito Formativo Pedagógico apresentada por Maura Corcini Lopes para que sejam revistas as práticas pedagógicas nomeadas como inclusivas na Educação Básica tendo como centralidade a promoção do exercício didático-pedagógico da diversidade, da diferença e da alteridade intentando a promoção da existência dos sujeitos plurais nos espaços escolares e não escolares.

  • FRANCISCO NAZARENO TORRES NOBRE
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE.

  • Data: Nov 7, 2024
  • Show resume
  • A Educação Especial com enfoque na inclusão é uma modalidade de ensino que busca atender às necessidades individuais de cada estudante na perspectiva do desenvolvimento de suas potencialidades (Farias et al, 2018). A questão da inclusão escolar demanda uma discussão abrangente, a fim de assegurar-lhe uma posição central nas práticas educacionais, indo além do mero cumprimento formal. É essencial trazer esse debate para o âmbito das escolas, na busca de repensar novas abordagens, refletir sobre o percurso que nos conduziu até este ponto e procurar estratégias pedagógicas adaptadas que considerem as necessidades individuais de estudantes e professores, assegurando, desse modo, o êxito de um ensino inclusivo. Entendemos que estamos em constante aprendizado, buscamos melhorar nossas práticas educacionais através das contínuas formações. No entanto, apesar das leis garantirem o aprimoramento profissional, por meio de capacitações e treinamentos, percebe-se que há pouco investimento em formação contínua direcionada ao ensino da Educação Especial dentro de uma abordagem inclusiva. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da ausência dos cursos de formação continuada para as práticas pedagógicas dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Quixadá- CE na perspectiva de Educação Especial Inclusiva, refletindo sobre possíveis convergências/divergências na formação docente e nas atividades educacionais realizadas com os estudantes em sala de aula. Para mais, identificar os desafios encontrados pelos professores (as) do Ensino Fundamental, nos anos iniciais, no processo de inclusão escolar, constatar as percepções dos professores sobre a inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar, inferir se os professores têm facilidades ou dificuldades em elaborar aulas em uma perspectiva de Educação Especial Inclusiva e elaborar um curso de formação continuada em Educação Especial Inclusiva para os/as professores, a fim de contribuir com as práticas educacionais inclusivas. Pois, parece estar havendo no referido município falta de investimentos direcionados a capacitação continuada de professores que possa garantir-lhes formação adequada como prevê a legislação para atender à demanda crescente apresentada pela inclusão escolar. O aporte metodológico foi de natureza descritiva com abordagem qualitativa com base no estudo de campo de caráter investigativo descritivo transversal. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas focalizadas analisadas qualitativamente através das análises de conteúdo. Durante a análise, todas as informações obtidas foram cuidadosamente sintetizadas e discutidas de forma a oferecer uma visão abrangente e crítica sobre as percepções educacionais inclusivas e as práticas pedagógicas, organizados por tópicos temáticos, que posteriormente, após apreciações, foram constituídos gráficos informativos. Participaram ativamente onze (11) professores dos anos iniciais da EFF Terra dos Monólitos do referido município que atenderam aos critérios de seleção, que era estarem lotados em sala comum e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, daquela escola, no ano vigente da pesquisa. Os dados produzidos pelos participantes do estudo subsidiaram as análises dos dados e serviram de suporte para a elaboração do produto educacional, que se constitui colaborativamente, a partir de suas demandas presentes em suas salas de aula. Os resultados indicaram de forma inequívoca que há ausência da capacitação de professores (as) na Educação Especial sob a ótica da Educação Inclusiva no município, gerando obstáculos para as atividades desenvolvidas com os estudantes, sendo que em diversas ocasiões inviabiliza práticas pedagógicas inclusivas e dificulta a promoção de mudanças no ambiente no qual estão inseridos.

  • IARA RODRIGUES DOS SANTOS COELHO
  • ELES E ELAS NO ESPAÇO ESCOLAR: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS/AS DO ESPECTRO AUTISTA, NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ZONA URBANA (PICOS – PIAUÍ)

  • Advisor : JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO
  • Data: Nov 1, 2024
  • Show resume
  • A educação especial na perspectiva da educação inclusiva é de grande importância para promover uma educação com equidade em meio a públicos tão diversos. Dentre esses púbicos temos a comunidade de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é uma condição neuropsiquiátrica que afeta habilidades sociais, comunicativas e comportamentais, sendo que em cada indivíduo, essa manifestação se apresenta de forma diversa. Nesta concepção, desenvolvemos este estudo com o objetivo de investigar as dificuldades enfrentadas por professores do 1º ano do Ensino Fundamental I, zona urbana, na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Picos - PI. A coleta de dados abrange revisão de periódicos, normativos e a aplicação da técnica de entrevista narrativa, esta, abordando aspectos como formação, práticas pedagógicas e desafios específicos. O entrevistado desse estudo inclui professores do 1º ano, na zona urbana, com critérios de inclusão (professores lotados, no 1º ano do ensino fundamental I) e exclusão (professores afastados e professores temporários) bem definidos. Para a análise dos dados, realizada por meio de observações e entrevistas seguiremos Bardin. As respostas dos professores destacam uma falta generalizada de formação continuada e apoio especializado para atender alunos autistas, embora alguns realizem adaptações pedagógicas, como atividades lúdicas e comportamentais. A ausência de suporte adequado, como formação específica e materiais adaptados, limita a efetividade da inclusão escolar, gerando frustração nos docentes. Para melhorar, os professores sugerem mais cursos práticos e apoio especializado nas escolas, além de materiais de apoio e orientação para o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI). O estudo busca contribuir para a formação continuada dos professores, destacando-se como uma oportunidade para compreender suas expectativas e necessidades. Além disso, visa influenciar políticas públicas, promovendo uma abordagem mais inclusiva na educação de crianças com TEA.

  • KATIA REGINA PEREIRA DE AGUIAR
  •  

    AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: inclusão do estudante com Síndrome de Down no Ensino Médio

  • Data: Nov 12, 2024
  • Show resume
  • As discussões acerca das dimensões afetivas na Educação têm ganhado relevância nos estudos científicos, considerando-se a importância destas dimensões na aprendizagem dos estudantes, e a inclusão de pessoas com deficiência tem se expandido cada vez mais no Brasil. Na Educação Especial, a inclusão teve avanços significativos, por meio das mudanças exigidas pelas políticas públicas e pela mobilização da sociedade civil organizada. A pesquisa teve, como objetivo geral, analisar a contribuição da afetividade no processo inclusivo do estudante com Síndrome de Down na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leandro Lobão da Silveira, no município de Bragança, Pará. A pesquisa se caracteriza como aplicada, com escopo de pesquisa descritiva e com procedimentos técnicos de pesquisas bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leandro Lobão da Silveira, localizada no município de Bragança, Pará, e o critério de escolha dos participantes foi estabelecido, por meio de amostra não probabilística com critério de conveniência, o qual resultou na seleção de um aluno com Síndrome de Down, de uma melhor amiga, de uma mediadora, de uma professora preferida, de uma coordenadora pedagógica preferida e de uma professora especialista. Quanto aos instrumentos de coleta, foi adotada a observação direta, com os usos de diário de campo e de entrevistas semiestruturadas. Em relação à técnica de análise de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo, proposta pela Bardin (2011). Os resultados demonstraram que as relações entre colegas se tornam um pilar fundamental para a inclusão de estudantes com Síndrome de Down, em que a conexão emocional e a reciprocidade promovem um ambiente, em que o acolhimento se torna uma prática cotidiana, favorecendo a integração social e, também, o desenvolvimento integral do aluno. Os resultados confirmaram, ainda, que o estudante pesquisado traz consigo uma concepção formada sobre afeto e define este sentimento e quem faz parte do círculo que lhe proporciona apoio afetivo. Os resultados se coadunam com a Tríade, apresentada por Pestalozzi (1746-1827), com os Conjuntos Funcionais, descritos por Wallon (1992), a partir do materialismo histórico-dialético, e com a Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky (1986-1934), confirmando as importâncias de uma abordagem inclusiva, baseada em aspectos afetivos, e de um suporte contínuo à trajetória educacional de alunos com deficiência. A pesquisa gerou, como produtos técnico-tecnológico e educacional, o gibi, intitulado Meu amigo Down, nos formatos impresso e digital. Conclui-se que a promoção de uma Educação Inclusiva, baseada em aspectos afetivos, beneficia os alunos com Síndrome de Down e enriquece as comunidades escolar e social, e que o afeto e a cognição estão interligados, sendo aspectos positivos e indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem e às práticas inclusivas

  • MARCIA PEREIRA MACIEL
  •  

    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM VISTAS A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

  • Data: Oct 28, 2024
  • Show resume
  • Entendemos como bastante significativas as ações que buscam desfazer ou atenuar os entraves existentes na educação, que dificultam ou inviabilizam o processo de ensino e aprendizagem de estudantes que compõem o público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, atividades que se constituem formações continuadas para professores e professoras são entendidas como promissoras na contribuição para um ensino de qualidade a estes sujeitos. Diante disso, apresentamos esta Dissertação ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. A presente pesquisa teve como objetivo central analisar as potencialidades da formação continuada de professores para as práticas pedagógicas inclusivas. Como objetivos específicos, conhecer a percepção dos professores sobre a formação continuada para práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva; desenvolver situações formativas com abordagem sobre o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), enquanto orientadores das práticas pedagógicas, e produzir uma proposta pedagógica em formato de livro, em configuração e-book, apresentando material formativo para professores, composto por conteúdos sob a égide do Ensino Colaborativo e do Desenho Universal para a Aprendizagem. Para tanto, este trabalho se utilizou de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, assim como de uma pesquisa de campo na U. E. B. Dra. Maria Alice Coutinho, na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. Sendo que, uma proposta pedagógica versando sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, bem como sobre o Ensino Colaborativo foi enviada à esta escola, como sugestão para compor o seu Projeto Pedagógico. Temos como principais orientadores deste estudo, os seguintes conceitos: Educação Inclusiva; Formação de Professores; Ensino Colaborativo, Desenho Universal para a Aprendizagem e Projeto Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com aplicação de entrevista semiestruturada com professores e professoras atuantes no local da pesquisa e organização de momentos formativos com esses docentes, no estudo de temáticas que versavam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem e o Ensino Colaborativo. O processamento e a análise de dados se basearam na análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados da pesquisa bibliográfica e documental foi verificado que em nosso país tivemos ganhos expressivos quanto à formulação de normativas que norteiam o processo inclusivo. No entanto, quanto à efetivação dessas normas, há um longo caminho a ser percorrido, incluindo os processos de formação de professores para a inclusão. Em relação aos estudos sobre o Ensino Colaborativo e sobre o DUA, verificamos que essas propostas são apresentadas pelos/as pesquisadores/as com bastante aceitação, sendo consideradas meios muito promissores para que a inclusão se concretize no ambiente escolar. No que se refere ao desenvolvimento dos momentos formativos com os participantes da pesquisa, as discussões se apresentaram bastante construtivas sobre as temáticas estudadas. Como resultados entendemos que formações continuadas, além de muito bem conceituadas com vista ao processo de construção de uma escola inclusiva, foram objeto de reivindicação por parte dos/das docentes participantes. Em relação ao DUA e ao Ensino Colaborativo, enquanto práticas que favorecem a inclusão, foram muito bem recepcionados pelos/pelas docentes, apesar de que foram observadas barreiras para a implementação do Ensino Colaborativo. Além disso, foram pontuados entraves para o sucesso da inclusão como: a falta de suporte para o atendimento aos alunos PAEE e o excesso de demanda provocando indisponibilidade de tempo para formações. Uma dificuldade apresentada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a baixa adesão dos/das participantes às atividades do projeto. Como Produto Técnico Tecnológico (PTT), integrando este trabalho, foi elaborada uma proposta pedagógica, em formato de e-book, que se apresenta como um material formativo, visando uma maior contribuição para os profissionais da educação no que diz respeito às práticas pedagógicas inclusivas. Esta proposta pedagógica traz em seu corpo discussões sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, bem como sobre o Ensino Colaborativo, sugerindo a implementação dessas abordagens nas escolas, em consideração ao nível de aceitação que essas práticas vêm tendo para a construção de uma escola mais inclusiva.

  • MARIA DA CRUZ SARMENTO PEREIRA
  • O USO DO MULTIPLANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL MEDIADO PELO ENSINO COLABORATIVO: Possibilidades para apropriação de conceitos matemáticos

  • Data: Oct 31, 2024
  • Show resume
  • O Multiplano é recurso didático pedagógico diferenciado que possibilita o ensino da matemática para estudantes com deficiência visual, sendo um instrumento pedagógico viável a ser utilizada de forma colaborativa pelos professores regentes e professores da educação especial no processo de escolarização desse público. Nesse viés, a pesquisa tem como objetivo propor o uso do Multiplano como uma ferramenta na instrução da Matemática através do ensino colaborativo para educandos com deficiência visual nos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental da Rede Pública do município de Bacabal- MA. Trata-se de uma pesquisa-ação, que tem como questionamento: O uso do Multiplano como recurso pedagógico que aplicado de forma colaborativa contribui para minimizar as barreiras existentes no ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual? A estratégia de trabalho consistiu em três etapas: a primeira realizou-se a aplicação de entrevista semiestruturada, a fim de investigar os conhecimentos dos colaboradores da pesquisa sobre a temática proposta, foram também utilizados diários de campo, na qual as pesquisadoras tiveram a liberdade de observar, descrever e analisar toda a trajetória de desenvolvimento do trabalho, possibilitando assim uma análise mais minuciosa e contextualizada do ambiente escolar desses educandos, além da análise de documentos objetivando extrair todo o fazer pedagógico em relação aos estudantes com necessidades educacionais específicas. Na segunda etapa, foram promovidos estudos reflexivos através de encontros com os envolvidos na pesquisa, no qual discorreu-se sobre o uso do multiplano como ferramenta essencial no ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual mediado pelo ensino colaborativo, além da manipulação do recurso pedagógico multiplano na execução de atividades por parte dos colaboradores da pesquisa. Como produto educacional elaborou-se um Guia de orientação para professores regentes e profissionais da educação especial, no qual propôs o uso do Multiplano no ensino da Matemática através do ensino colaborativo para estudantes cegos, baixa visão ou visão monocular no processo de ensino e aprendizagem.

  • ROGÉRIA NÁDJA NASCIMENTO TERTO
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAUCAIA – CEARÁ E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Data: Oct 30, 2024
  • Show resume
  • Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da formação continuada dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão escolar de estudantes com Transtornodo Espectro Autista (TEA). A temática justifica-se pelos vários desafios enfrentados pelos professores do AEE na inclusão dos estudantes com TEA, bem como pela importância e pela necessidade de fomentar nas formações continuadas o aprofundamento de conhecimentos sobre esse transtorno e pelo crescimento desse público na rede pública de ensino de Caucaia. Para a realização da análise dos dados, adotamos os pressupostos da análise de conteúdo. De abordagem qualitativa, a pesquisa buscou suporte no estudo de caso, vivenciado em três escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Caucaia, Ceará. Os instrumentos de coleta de dados foram observações não participantes dos atendimentos em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e entrevistas semiestruturadas com três professoras do AEE atuantes no referido município. Os resultados apontam que a rede pública de ensino de Caucaia não tem ofertado formação continuada específica sobre o Autismo, sendo esse aspecto relatado por todas as professoras participantes da pesquisa. Essas docentes, ao longo de seus relatos, afirmaram sentir falta de formação continuada para esse transtorno, destacando que as formações que vivenciaram foram, muitas vezes, fruto de suas iniciativas próprias. Esse e outros fatores demonstram lacunas na formação continuada das professoras, aspecto também verificado na elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado, bem como na necessidade de orientações para o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, no aprofundamento de conhecimentos para conhecer melhor as particularidades de seus estudantes e na necessidade de um perfil articulador junto à comunidade escolar e às famílias. Por outro lado, foi ainda possível verificar que a formação continuada para o TEA, mesmo custeada pelas próprias professoras, tem proporcionado a sensibilidade em buscar ações que possam contribuir para a sua prática pedagógica e iniciativas de estratégias para os atendimentos na SRM. Diante disso, concluímos que a formação continuada sobre o TEA se faz imprescindível, considerando o crescimento de diagnósticos desse transtorno na referida rede de ensino e na atuação do AEE, pois esse é um serviço de extrema importância para promover a inclusão escolar e proporcionar melhores condições de aprendizagem a esses estudantes na Rede Municipal de ensino da cidade de Caucaia, Ceará.Formação continuada. atendimento educacional especializado. transtorno do espectro autista. educação especial inclusiva.

  • SILDENICE MELO DE LIMA
  • JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso do Roblox adaptado para alunos com deficiência intelectual da Unidade de Ensino Básico Lêda Tajra em Paço do Lumiar- Ma

  • Data: Nov 8, 2024
  • Show resume
  • O uso de tecnologias digitais no contexto educacional tem se mostrado uma ferramenta poderosa para potencializar a aprendizagem, especialmente para alunos com necessidades educacionais específicas. Nesse contexto, plataformas como o Roblox têm sido amplamente exploradas por educadores que buscam promover a criatividade e a autonomia dos estudantes, aspectos essenciais para uma aprendizagem integral. Além disso, os jogos digitais facilitam a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades sociais, uma vez que promovem a interação entre pares e a cooperação em desafios comuns. Diante dessas discussões a pesquisa parte da indagação: Como o jogo do roblox pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitiva, motora e social dos alunos com deficiência intelectual? Partimos da hipótese que a maioria dos jogos digitais educativos, são coloridos com atividades construtivas que estão disponíveis para acesso rápido e gratuito nos aplicativos, podem ser um importante incentivo ao desenvolvimento cognitivo, motor e social e, portanto, quando utilizados podem contribuir no ensino diferenciado, saudável e divertido para os estudantes com deficiências ou dificuldades intelectuais. Por meio dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais a partir do jogo do Roblox para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recurso Multifuncional do Atendimento Educacional Especializado na Unidade de Ensino Básico - UEB Lêda Tajra de Paço do Lumiar- MA, assim como, pesquisar as principais características e desafios dos estudantes com deficiência intelectual; construir o jogo do Roblox adaptado para alunos com Deficiência Intelectual; utilizar o jogo do Roblox para o desenvolvimento das habilidades (cognitivas, motoras e sociais) dos alunos com deficiência intelectual; avaliar os resultados obtidos, após a utilização do jogo do Roblox com os alunos com deficiência intelectual e produzir um guia informativo digital com a demonstração do desenvolvimento do jogo Roblox para a comunidade escolar. A pesquisa utilizou abordagens quantitativas e qualitativas para investigar práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na UEB Lêda Tajra, em Paço do Lumiar. Por meio de questionários estruturados aplicados a professores, buscou-se entender as práticas pedagógicas, as dificuldades dos alunos com Deficiência Intelectual (DI), e as percepções sobre recursos tecnológicos e participação familiar. A pesquisa incluiu metodologias participativas, envolvendo docentes, alunos com DI, pais e responsáveis, além de uma revisão bibliográfica e observações diretas no ambiente escolar. Os questionários estruturados foram essenciais para coletar dados sobre experiências, percepções e desafios enfrentados no contexto educacional inclusivo. Desse modo, os resultados obtidos evidenciam a importância dos jogos digitais educacionais, especialmente o uso do Roblox, como ferramentas que contribuem de forma prática para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais dos alunos com deficiência intelectual. Observou-se que, por meio do jogo, os alunos conseguiram aprimorar essas habilidades, respondendo positivamente às atividades propostas e demonstrando avanços em seu desenvolvimento. Esse recurso atende às necessidades educacionais específicas, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem. Além disso, o uso do jogo do Roblox favoreceu a inclusão educacional e melhorou o processo de aprendizagem no contexto da educação inclusiva, reforçando seu potencial como suporte pedagógico e ferramenta para promover habilidades essenciais entre os estudantes.

  • VIVIANY IRIGON MILHOMENS LIMA
  • CADA UM COM SEU CADA QUAL: A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A

    APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA EM PALMAS - TO

  • Data: Oct 30, 2024
  • Show resume
  • O objetivo geral dessa investigação é avaliar as contribuições das tecnologias assistivas para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO. A pesquisa tem como questão central: "Como as tecnologias assistivas contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos com TEA na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré em Palmas-TO?". A abordagem adotada é qualitativa, caracterizando-se como aplicada, com enfoque descritivo. Os procedimentos metodológicos compreendem uma revisão bibliográfica abrangente sobre Educação Inclusiva, Aprendizagem, Tecnologias Assistivas e Transtorno do Espectro Autista. A revisão sistemática será conduzida para consolidar e analisar as contribuições científicas disponíveis sobre os temas de estudo. Além disso, a pesquisa incorpora um estudo de caso na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré. A coleta de dados será realizada por meio de observações participativas e entrevistas semiestruturadas com educadores e análise documental relacionada à implementação das Tecnologias Assistivas na sala de recursos multifuncionais. Essa abordagem combinada visa proporcionar uma compreensão abrangente das contribuições das Tecnologias Assistivas no processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão educacional. Conclui-se que a professora da sala de recursos utiliza a TA em suas aulas com estudantes autistas e que elas foram capazes de trazer inúmeros benefícios como o desenvolvimento da fala em inglês do estudante autista, bem como, potencializar o estudante no conteúdo de matemática, coordenação motora fina entre outras propostas. 

2023
Description
  • ANDREA PESTANA PINHEIRO
  • HISTORICAL LITERACY FOR THE DEAF: teaching Maranhense legends in Brazilian Sign Language through digital technologies

  • Data: May 2, 2023
  • Show resume
  • This research addresses the importance of historical literacy and digital technologies in teaching Maranhense legends to deaf students in high school in São Luís (MA). Considering that these narratives are usually transmitted orally, the deaf tend to have limited access to this cultural and historical heritage. The overall objective of the research is to investigate how historical literacy, applied through Brazilian Sign Language (Libras), can methodologically enrich the teaching of Maranhense legends and promote the critical development of deaf students, using digital technologies. Specific objectives include: understanding the context of Maranhense legends as a historical and socio-cultural expression; identifying how historical literacy, applied through Libras and visual resources, influences the development of the deaf; developing a course with historical literacy strategies for deaf students; and verifying the opinion of deaf students and teachers about the strategies available in the course, offering an adapted list for deaf historical literacy. The methodology employed was an applied and explanatory case study, using a qualitative approach, including questionnaires with teachers and Libras interpreters. The research was based on academic experiences, pedagogical experiences in the field of deafness, readings on historical and visual literacy, teacher training, and digital technologies in education. The results indicate the need to improve history teaching for deaf students, promoting greater inclusion and cooperation between teachers and Libras interpreters. The adoption of technologies and visual resources can enrich teaching and stimulate the active participation of deaf students in the classroom.

  • BRUNA RACHEL SALES SOBRINHO
  • THE USE OF MONTESSORIAN REFERENCE MATERIALS IN THE SCHOOLING OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES: PERSPECTIVES FOR SCHOOL INCLUSION

  • Data: May 2, 2023
  • Show resume
  • The Inclusive School urges the need to welcome, in a democratic way, an increasingly heterogeneous population, where everyone must be assisted in their educational specificities, through curricular flexibility to the formal curriculum. This school, based on the curricular assumption, means that the student with a disability must be part of the regular class, learning the same contents as the others – albeit in different ways – and it is up to the teacher, with the support and assistance of the entire school team, to make the necessary flexibility. In this way, studying and creating strategies that facilitate and expand the schooling of students with disabilities becomes a sine qua non condition for achieving a truly inclusive education. Thus, this research seeks to analyze the teaching praxis with the
    use of Montessori reference materials in the schooling of students with intellectual disabilities in a public school in the municipal teaching network of São Luís - MA. It starts with the study of the following question: Does the practice of teachers who work with students with intellectual disabilities, in an inclusive perspective, when using pedagogical materials of Montessori reference, make the schooling process feasible? It is a qualitative descriptive research, which covers the application of interviews, observation and the elaboration and production of pedagogical resources inspired by the Montessori philosophy. It is hoped that this research will encourage the construction of an inclusive teaching praxis for students with intellectual disabilities in public and private schools.

2022
Description
  • ADELIS CARVALHO AZEVEDO ARAUJO
  • TEACHING CARTOGRAPHY: LIMITS AND POSSIBILITIES FOR TEACHING PRACTICE WITH STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)


  • Data: Oct 20, 2022
  • Show resume
  • The student with Autism Spectrum Disorder usually presents difficulties in social interaction, communication, and behavior. These limitations tend to hinder the understanding of maps in the final years of elementary school. Thus, the research problem is defined as: What are the limits and possibilities in the use of cartographic representations by Geography teachers with students with ASD? This paper aims to understand the limits and possibilities in the use of cartographic representations with students with ASD in elementary school in the city of Floriano (PI). We chose a case study with a qualitative approach, of applied nature, characterized as descriptive. Data was collected through semi-structured interviews with 4 (four) Geography teachers from municipal schools in the city of Floriano (PI), with questions about teacher training, practices for teaching cartography, knowledge of ASD and the use of digital technologies using Assistive Technology (AT). The data were analyzed and organized in charts based on the questions raised in the interviews. The results of the research revealed that geography teachers in the final years of elementary school encounter numerous difficulties in using maps for autistic students, mainly due to the difficulty of interaction and attention. This evidence allowed the theoretical basis for the preparation of the Teaching Guide Autistic Spectrum Disorder and cartographic teaching, containing methodological strategies for the use of maps, which can be adapted by the teacher. It is expected that this study provides an equitable cartographic teaching for students with ASD, serving as a basis for future research involving the use of ICTs as an AT resource.

  • ALESSANDRO JOSE DE ARAUJO FREITAS
  • TEACHING MUSIC WITH A GUITAR AND ITS ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT


  • Data: Oct 24, 2022
  • Show resume
  • It was decided to implement the teaching of music with guitar to be developed with students with visual impairments, in the inclusive context, added to the profiles of Assistive Technology (AT) as musical teaching resources. In this context, this research has as general objective: discuss the teaching of music with guitar and its Assistive Technology for students with visual impairments. Its specific objectives are: to describe the ways of teaching music with guitar at the initial basic level; identify the profile of the visually impaired person and their AT in the school context; review the scientific productions related to the teaching of music with guitar and its AT for people with visual impairments; and create a Didactic Guide on teaching music with guitar and its Assistive Technology to be developed with students with visual impairments. Finally, the problem question will be answered: What are the ways of teaching music with guitar and its Assistive Technology relevant to students with visual impairments? Its methodology consists of qualitative and procedural research, represented by a Systematic Literature Review (SLR). Supporting references involve international/national documents and related authors: to general and inclusive education, to teaching music with guitar, to people with visual impairments and their Assistive Technology. As a result, 31 articles were found that deal with music teaching for people with visual impairments with their respective AT profiles, among them, only one article presented guitar teaching for people with visual impairments. The National Common Curricular Base (NCCB) was considered as a guiding document to outline the teaching of music with the guitar and the relevance and need for the music teacher to know the specifics of the student's visual impairment was verified, to be able to design and plan classes with AT relevant to educational needs, equitably. Finally, a Didactic-Instructional Guide to music with guitar was created, supported by the NCCB, the results of the RSL research and similar authors, indicating examples of five Objects of Knowledge and their Abilities referring to Elementary School and three Competencies and their Abilities, in terms of secondary education.

  • ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA
  • PRACTICES IN THE CONTEXT OF INCLUSION OF CHILDREN WHO ARE PART OF THE TARGET POPULATION OF SPECIAL EDUCATION

  • Data: Oct 19, 2022
  • Show resume
  • This study aimed to discuss teaching practices in the context of inclusion of children who are part of the Target Population of Special Education (TPSE) and aims to analyze the practices of teachers of Early Childhood Education in relation to the inclusion process of TPSE children. We chose to conduct an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach. For data collection, we used as a tool a semi-structured interview with questions organized in three sections: identification data, knowledge about inclusion and inclusive teaching practices. Four teachers with experience in the inclusion of TPSE children in Early Childhood Education in a school of the Public Municipal Network of São Luís - MA participated in this research. Due to the health protocols of social distancing, derived from the pandemic of COVID-19, the interviews with the teachers were conducted using Google Meet. We used the Content Analysis method to examine the results of the semi-structured interviews conducted with the teachers who participated in the study. For the theoretical basis, we opted for Paulo Freire's Liberatory Pedagogy, as well as the work of other theorists who study school inclusion from a democratic, human, emancipatory, and plural perspective. We found that, despite the obstacles in the classroom, the participating teachers have positive conceptions of inclusion and are committed to the development of diversified teaching practices, with the purpose of including all children. We verified that even though they demonstrate a need for more knowledge in the area, the teachers create possibilities through individual and collective interventions by using adapted and flexible activities, games, and interactions with the purpose of including everyone, ensuring the same rights to learning and integral development. We also observed that teachers reveal fear and insecurity in relation to the process of inclusion of TPSE children, feelings justified by the solitary work performed in the regular classroom, as well as the lack of support from professionals of Special Education, in addition to the deficit of resources available to assist them in their work. Thus, we identified through the analysis of the research data a lack of continuous training in the area, support from the school team, as well as human and material resources so that the educational process of school inclusion could occur in a satisfactory manner. As an educational product, we developed a pedagogical proposal aiming to contribute to more inclusive pedagogical practices in Early Childhood Education, using children's literature as a starting point.

  • FABIOLA CADETE SILVA
  • Assistive Technology: Augmentative and Alternative Communication Resources to mediate the literacy process of students with autism

  • Data: Oct 20, 2022
  • Show resume
  • Understanding written language as a continuum of oral language, it is plausible to understand that the limitations present in the communication focus on barriers that are usually seen as obstacles in the literacy process of students with autism. Because it is a disorder whose main dysfunction affects the area of social interaction and communication, it is necessary that the school responds to the height, providing accessible means that expand the communicative skills and facilitate literacy, as a basic element in the construction of knowledge. Believing, therefore, that Assistive Technology and, more specifically, the Augmentative and Alternative Communication Resources (AAC) can be important allies in this proposal, this paper intends to analyze the implications of AAC resources in the literacy process of students with autism. Therefore, the central question that guided this research was to know what are the implications of AAC resources in the literacy of students with autism. The search for answers led this work to a descriptive research, with a qualitative approach, supported by the use of case studies. For data collection, semi-structured interviews and systematic observation in the common room were conducted. Six teachers from the public municipal network of Pedro do Rosário/MA, who work with children on the autistic spectrum, participated as subjects of the research: three teachers of the common room, of the literacy cycle (1st and 2nd year of elementary school), and three from the Specialized Educational Attendance Room (AEE). Data collection only began after the project was reviewed by the Ethics and Research in Human Beings Committee, and approved by opinion 5.130.162 (attached). The discussions, presented in this dissertation, were based on the cultural-historical perspective of Vygotsky (1994), for understanding, like him, that man is constituted as such through his social interactions. And also, by the studies of Sartoretto; Bersch (2010), Nunes; Walter (2016), Serra (2018), Soares (2020) and Mendes (2010). The results showed the weakness in understanding the roles and the lack of coordination between the actors involved in ensuring learning and accessibility for students with autism. This, in turn, hinders a more satisfactory involvement of these resources in the context of literacy mediation of these students.

  • GEMMA GALGANNI PACHECO DA SILVA
  • Pedagogical Practice mediated by Visual Pedagogy: proposal for the development of an inclusive educational process for Deaf students in regular education.

  • Data: Oct 17, 2022
  • Show resume
  • Inclusive Education is characterized as an educational paradigm that serves everyone in
    their specificities. In this way, thinking about the organization of an inclusive educational proposal
    for the Deaf student presupposes recognition and consideration of their way of understanding and
    interacting with the world, which takes place through visual experiences. It is a study that lists as a
    research problem: to understand how Portuguese Language teachers understand Visual Pedagogy in
    the organization of teaching strategies for the learning and development of Deaf students in regular
    schools. Based on this understanding, the objective is to investigate teaching strategies based on the
    visuality of deafness developed by Portuguese Language teachers, with a view to the school
    inclusion of deaf students in regular education. It is a qualitative study, with a descriptive-reflective
    approach. For allowing greater resourcefulness of the interviewee, the semi-structured interview was
    chosen as an instrument for the collection and recording of data, from the perspective of the
    narrative. The study was developed in public schools in the city of Codó-MA, which had Deaf
    students in their student body. In these institutions, the subjects participating in the research,
    professors graduated in Portuguese, were identified through pre-established criteria. This study
    presents theoretical basis authors such as Mantoan (2015; 2017; 2021); Campello (2007;2008;2018);
    Lebedeff (2017); Stumpf (2010); Strobel (2018); Buzar (2009); Gomes and Sousa (2020); Sá
    (2011); Glat (2018); Voltolini (2019); Rodrigues (2021). With this research we provide a reflection
    and analysis about the teaching strategies designed for the Deaf student and how they help in the
    appropriation of the systematized knowledge of these students, as well as the school inclusion of this subject in the regular school.

  • IZETH NASCIMENTO BARROS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)


  • Data: Oct 25, 2022
  • Show resume
  • Com a pandemia do Novo Coronavírus da Covid-19 foram estabelecidas várias medidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a proliferação do vírus. Entre essas medidas estava o fechamento das escolas, fazendo com essas instituições de ensino buscassem, por meio do uso das tecnologias, adequar-se ao novo formato de aulas remotas. Nesse sentido, o objetivo é analisar como as escolas públicas da Educação Básica do município de Grajaú/MA inseriram as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no processo de ensino-aprendizagem, de modo a fomentar a inclusão dos estudantes com deficiência, durante a pandemia da Covid-19. Nessa direção, contou-se com as concepções teóricas de Bacich e Moran (2015; 2018), Sancho et al. (2006), Matoan (2000) , Quintella (2018), entre outros, buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais que ocorreram durante a pandemia para garantir o ensino através do uso das TDIC. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolveu-se como pesquisa de campo e teve como sujeitos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e professores que atuam na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta dos dados contou com aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram as barreiras enfrentadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Grajaú/MA para garantir os processos pedagógicos durante a pandemia, entre elas destacam-se: a falta de conectividade nas escolas, de recursos tecnológicos acessíveis, de formação para o uso das TDIC na prática docente, de tecnologias assistivas que atendam todas as especificidades dos alunos com deficiência e de condições de acessibilidade em plataformas digitais. Por outro lado, as instituições de ensino buscaram por meio da entrega de material pedagógico impresso, dar continuidade as aulas aos alunos com deficiência durante o ensino remoto emergencial. No boço desse cenário, que afeta toda a educação brasileira, é importante destacar a necessidade  de formação continuada e de material pedagógico que auxiliem os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva, utilizando-se das TDIC e das Tecnologias Assistivas no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência. Um produto educacional, fruto dessa pesquisa foi elaborado na forma de e-book, cujo título As Tecnologias Assistivas no Ensino da Educação Física: brincadeiras e jogos inclusivos, com propostas pedagógicas que venham a contribuírem no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência.

  • JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA
  • CONTINUING FORMATION OF TEACHERS FOR INCLUSIVE EDUCATION: an analysis of pedagogical routines regarding the attendance of children who are part of the Target Population of Special Education. 

  • Data: Oct 19, 2022
  • Show resume
  • This dissertation, presented to the Networked Professional Master's Program in Inclusive Education, from Maranhão State University – UEMA, within the Research Line Teacher Education, brings as general objective to analyze the pedagogical routines of teachers of UEB Carlos Salomão Chaib, in the face of serving the children who are part of the Target Population of Special Education (TPSE), for the development of an inclusive pedagogical proposal. It has as specific objectives: To identify the perceptions of teachers about inclusive education; To problematize the inclusion in the pedagogical routine of teachers, in order to establish a space for continued education; To analyze, with the teachers, the documents that govern Early Childhood Education and the proposal for full-time daycare centers and preschools in the Municipal Network of São Luís; and To develop a pedagogical proposal, collaboratively, with didactic and methodological guidelines for improvements in the pedagogical routine of teachers, regarding the inclusion of TPSE students in the school under investigation. The discussions held in this study go through three central categories of analysis: Inclusive Education, Pedagogical Routines and Continuing Formation of Teachers. Regarding methodology, this is an action research, of qualitative approach, based on Cultural Studies. The locus of this study is the UEB Carlos Salomão Chaib, Full-Time Nursery and Preschool, an institution linked to the Municipal Public Network of the city of São Luís, in the state of Maranhão. The universe of the research is composed of 5 teachers of early childhood education, who work in the researched institution. For the collection of information in this research, focus group interviews were used, in the format of conversation circles, as well as field diary records and official documents. For the organization and analysis of data, we used the content analysis method of Bardin (2011). The results indicate that teachers' perceptions of Inclusive Education reveal similarities with the proposal of integration, that needs to be overcome. It was also possible to verify that there is a lack of knowledge about theoretical and methodological contributions to Inclusive Education and about the current legislation that supports it. We also examined that the challenges faced by teachers in their daily school routine are aggravated by the lack of necessary support and that, among the aspects that involve the routine of teachers, there is a need to reflect on how the excess of demands of the school dynamic reverberates in their practices in attending children with special needs. We also observed the valorization of continuing formation moments as opportunities to seek new strategies for action. Thus, the results of this study were determinant for the development of a proposal for the continuing formation of teachers for Inclusive Education in full-time daycare centers and preschools, which is presented as the Educational Product of this dissertation.

  • LILIAN DE SOUSA SENA
  • GAMIFICATION IN HIGH SCHOOL: A STRATEGY FOR INCLUSION AND

  • Data: Sep 29, 2022
  • Show resume
  • The school inclusion of deaf people and the conditions of access to curricular components in sign language, through the performance of professional interpreter, are legally guaranteed. In addition to accessibility, inclusive schools need professionals to develop strategies that bring together deaf and hearing cultures, in dialogue with different contexts, including digital. The pedagogical experiences and the academic path, associated with readings on inclusive education of deaf people, teacher training and digital technologies fostered this study that investigates the following problem: How can Gamification contribute to the inclusion and multidisciplinary learning of deaf students? In this sense, the overall objective is to analyze the Gamification as an inclusive pedagogical strategy for deaf students. To achieve it, specific objectives were outlined, which are: Identify the knowledge about Gamification of teachers and interpreters of Brazilian Sign Language (LSB), in the field school of the study; promote dialogues and interventions, from the empirical observation and interviews with teachers and interpreters of LSB; investigate the Gamification strategies used by teachers, under the inclusive perspective; produce a free online course about Gamification in the process of teaching and learning of deaf people, aimed at teachers and interpreters of LSB. This research, qualitative in nature, is a case study (YIN, 2001) that used as instruments the observation and records in a logbook, according to the movements of attention in the cartographic method; bibliographic analysis and interviews with the faculty. The data obtained were analyzed from the theoretical framework that guides this study, based on authors who deal with Gamification in educational context; school education of the deaf and digital inclusion. As results, it was possible to observe that teachers had a conceptual appropriation about Gamification and the expansion of knowledge about educational inclusion of deaf people, after the training moments. Moreover, it was understood that the gamified pedagogical practices carried out at school instigated collaborative learning and, therefore, expanded the possibilities of inclusion and learning. However, it was found that aspects such as linguistic fluency in Libras and Portuguese, knowledge of deaf cultural artifacts and little technological and digital structure hindered the process of gamification, with inclusive perspective, in some moments, but will stimulate future research on this theme. From the observations, interviews and suggestions from teachers and interpreters, the educational product of this research was built, which is a free online course on Gamification and deaf school education, entitled "Gamification in the Inclusive Teaching of the Deaf", set on the platform of open courses of the State University of Maranhão, in order to offer teachers and interpreters of LSB a theoretical and practical training on Gamification and in the process of teaching and learning of deaf people, in the inclusive perspective.

  • MARIA ROSILENE DE SENA
  • Soroban: Assistive Technology for the inclusion of the Visually Impaired in the Teaching-Learning Process of Mathematics


  • Data: Oct 25, 2022
  • Show resume
  • Inclusive Education refers to the construction of an education that enable everyone (with or without disabilities) the right to access and the conditions of stay in school. In order to evaluate the process of school inclusion beyond insertion, using Soroban as an aid tool in the process teaching-learning. The qualitative research, of the descriptive type, had as field study, three municipal public schools in the southeastern area of Teresina-PI. As research participants, sixteen teachers were heard, who are crowded in schools in whose classes there are students with visual impairments. As a result, it was possible to infer that Soroban can be a tool of aid in the construction of an inclusive Mathematics teaching, since it became evident that it is possible to work on Mathematics interactively with students visually impaired and sighted students.

  • MARITANIA DOS SANTOS PADILHA
  • Pedagogical practices in the education of the deaf in the final grades of Basic Education.

  • Data: Oct 19, 2022
  • Show resume
  • In this qualitative study, we focus on the problem of pedagogical practices developed in the education of the deaf, based on the valorization of linguistic diversity. We focused the study at the Centro de Ensino Doutor Getúlio Vargas, in the city of Monção, MA, where deaf students were enrolled in high school, in the years 2020 and 2021. The objective was to analyze the pedagogical practices carried out in the education of the deaf in the final grades. of basic education for the elaboration of an inclusive pedagogical proposal. In this way, we were interested in investigating: 1) how the pedagogical practices developed by teachers are being carried out in order to address the needs of all students; 2) if the proposed curriculum has undergone the necessary adaptations so that it can be accessed by deaf students; 3) the difficulties that teachers have faced in the education of the deaf. Understanding that the school must promote the socialization and learning of this public, the present research aimed to answer the following question: how has the schooling of deaf students in the final grades of Basic Education been carried out? We reflect on issues related to policy for the education of the deaf and the inclusion of this audience in the educational process, having as references the research of Mazzota (2005), Dorziat (2009), Sardagna (2007), Lopes (2014), Quadros (2000) and others. With regard to the methodology used, this work is characterized as an action research, as it intends to develop a research that goes beyond the quantification of data, but seeks to understand the aspects and subjects involved, intervening in the process in order to contribute to its improvement. As a tool for data collection, we used semi-structured interviews, recorded, with teachers working in the regular classroom and the instructor and interpreter teacher of the Brazilian Sign Language - Libras. The analysis of the research data is based on the dialogic and discursive
    perspective of teaching and language, in Freire (1987), as he defends dialogue as an essential factor in the relationship between educator and student, which leads to an education based on respect for differences. and the physical and/or human characteristics of all those involved. Among the results obtained, we highlight that the pedagogical practices developed by the teachers were based on the listening perspective of teaching, as methodologies that do not address the needs of deaf students were prioritized; teachers' lack of knowledge of Libras makes it difficult for students to learn; the lack of elaboration of a collaborative teaching plan makes cooperation in educational work unfeasible and prevents the sharing of strategies that enhance learning. Thus, these results point to the need to build a pedagogical praxis based on diversity and human appreciation, which requires continuous training of educators with a view to including all those who make up the educational process.

  • PETRONILHA MORAIS MOREIRA PEREIRA
  • The use of Augmentative and Alternative Communication in the vocabulary development of preschool children with autism: a study in a school of the Municipal Network of São Luíz - MA.

  • Data: Oct 17, 2022
  • Show resume
  • Autism is a neurodevelopmental disorder that affects communication skills, comprehension and expression, with language deficits, stereotyped and repetitive behaviors, as well as restricted and specific interests. The context of this master's research is related to the vocabulary development of preschool students with Autistic Spectrum Disorder (ASD). To this end, the Augmentative and Alternative Communication (AAC), a category of Assistive Technology (AT), is presented as a didactic-pedagogical tool to help the educational and vocabulary development of these students. Therefore, we aimed to investigate how the use of AAC influences the formation and development of vocabulary of preschool children with autism. In this perspective, regarding the methodology, this is a descriptive and exploratory applied research, from a qualitative approach, carried out through semi-structured interviews with a teacher of Specialized Educational Assistance (AEE) who attends in a Multifunctional Resource Room (SRM) of a school of the municipal network of São Luís - MA, about the resources, strategies and pedagogical practices used for the development of the vocabulary of preschool children with autism. For the analysis of data and information collected, the content analysis method was used, by means of categorical analysis. The study revealed that, although the pedagogical practice of the AEE already uses low-tech visual aids, there is a need for implementation, since the SRM professional often needs to be polyvalent in his/her performance, which also demands a training directed to the autism area. From the study, it was built during the research an E-book containing a didactic sequence proposal, using AAC resources and strategies that will enable the SRM teachers to expand their knowledge about alternative communication systems, understanding that the AAC being a practice with scientific evidence, may promote greater inclusion and vocabulary development of students with ASD, through the implementation of pedagogical practice.

  • ROGÉRIO LEAL DE SOUSA
  • CONTINUING EDUCATION OF CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS IN THE CENTRALITY OF SUPPORT FOR THE EDUCATION OF CHILDREN WITH DISABILITIES

  • Data: Oct 20, 2022
  • Show resume
  • This study aimed to analyze the formative path of the continuing education of teachers at the Municipal School of Early Childhood Education in Picos-Piauí, within the scope of Inclusive Education, as a trend in current works. This research is characterized by an exploratory and descriptive qualitative approach. The research was developed in person, with the collaboration of six teachers from the municipal public network of Picos-PI, who agreed to participate in the research. The data were elaborated through a questionnaire and interviews with objective and subjective questions, seeking to know the conception about the continuing education of teachers from the perspective of Inclusive Education. Based on the information available and the investigation on continuing teacher education as an inclusion practice, they motivated the planning of a product of this research, in order to develop an audiovisual resource in this research, based on the workshop made available to the collaborators, in order to contribute to teacher training and having the concept that continuing education is an instrument that helps in the inclusion process.

  • ROSANE FERREIRA MACEDO
  • Brazilian Sign Language (Libras) and deaf culture in the teacher’s continuing formation: communicative interaction for deaf students

  • Data: Oct 20, 2022
  • Show resume
  • The discussion proposed in this study is part of the continuing education of teachers,involving Libras and deaf culture as a form of communicative interaction for teaching deaf students in the context of High School. Therefore, it had as general objective: to analyze, from continuing education in Libras, possibilities for the development of inclusive pedagogical practices for deaf students. Specifically, the following objectives were outlined: To understand how teachers develop their pedagogical practice for teaching and learning deaf students in regular schools; Check actions aimed at continuing education in Libras and on the deaf culture proposed to teachers who work with deaf students; Develop continuing education in Libras and deaf culture, with an emphasis on methodological strategies, for teachers who work with deaf students in high school; Develop a pedagogical notebook with information about Libras and deaf culture. For the consolidation of the proposed objectives, the study was based on a qualitative approach, being designed as a case study, carried out in a school of the state education network located in the city of Caxias - MA that offers High School and Youth Education. Adults (EJA). In this scenario, seven teachers who work or have worked with deaf students participated. The data were produced from the application of questionnaires, interviews and training workshops. The analysis of these data, based on the technique of content analysis, from the perspective of Bardin (2016), it was found that, among other aspects, the needs of an inclusive pedagogical practice for deaf students permeate teacher train ing, as a condition for these teachers recognize the challenges and possibilities for the development of this pedagogical practice. The elaboration of the pedagogical notebook, whose theme is “Libras and deaf culture at school: learning with the hands”, constituted the final product of the study carried out. Thus, it is expected to contribute with information to improve interaction and pedagogical practices for teachers, respecting the particularities of deaf students in order to promote inclusive education. 

  • TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO
  • LITERACY PRACTICES IN PORTUGUESE WITH DEAF STUDENTS IN HIGH SCHOOL FROM THE PERSPECTIVE OF COLLABORATIVE EDUCATION AND THE UNIVERSAL DESIGN OF LEARNING

  • Data: Oct 19, 2022
  • Show resume
  • The objective of this research is to analyze how teachers from public high schools, in the city of São Luís - MA, have worked in their literacy practices, the discipline of Portuguese with their Deaf students. Thus, in order to understand how these practices are developed, in the context of Inclusive Education for the Deaf, research with a Qualitative approach, of the Descriptive and Exploratory type, is used. The locus of the research is a school in the state education network of São Luís - MA, in a class of the 2nd Year of High School, which has Deaf students enrolled and, as participants in the research, a teacher of the Portuguese Language subject, from the Sala de Multifunctional Resources and the Sign Language Translator / Interpreter. Data production was done through Semi-structured Interviews via Google Meet, later analyzed based on Content Analysis. The educational product is a Pedagogical Notebook in ebook format, which can help teacher training by proposing possibilities for innovative practices aimed at the literacy of Deaf students in Portuguese in regular schools, in accordance with Collaborative Teaching (EC) and the Universal Design of Learning (DUA). When analyzing these categories constituted through the interviews, it was considered that: the use of the Brazilian Sign Language (Libras) at school is limited to the Resource Room teacher and the Libras Interpreter; there is an explanation of different types and textual genres, while the Portuguese Language teacher focuses on those specific to the 2nd Year of High School, the Resource Room teacher emphasizes those of daily use and need of Deaf students; students, in general, are not motivated to participate in reading and writing practices provided in the Portuguese language course; and there is no development of an EC and a DUA. In this perspective, we propose the need for new literacy practices aimed at the development of the Deaf student, for this purpose, the use of Libras, diversity of textual genres, accessible and active methodologies, for the development of heterogeneous practices stimulating engagement, diverse presentations of the content and actions and expression of knowledge by students, in accordance with the DUA approach. Thus, it is essential to promote an EC among the teachers involved in the literacy process in Portuguese.

  • THAYANE NASCIMENTO FREITAS
  • THE DEAF STUDENT: A STUDY ABOUT THE ASSESSMENT OF LEARNING IN INCLUSIVE PERSPECTIVE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

  • Data: Oct 11, 2022
  • Show resume
  • We understand the act of assessment as a part of the teacher's performance, and its understanding should be deeper examined, in order to verify whether this assessment tool is contributing to the student's teachinglearning process or not, specifically focusing on deaf students. Our theoretical framework is based on authors such as: Alvez (2010); Boiler (2000); Fernandes (2007); Luckesi (2011); Santos and Paulino (2008); Strobel (2008). This research has been developed within the Master's Degree Program in Inclusive Education – PROFEI; the campus is located in the State University of Maranhão and its main aim was to analyze the learning assessment process of deaf students, carried out by teachers in the final years of a State Elementary School in the city of Teresina-PI. The forementioned research, involves a qualitative approach, exploratory and descriptive, developed over face-to-face interviews and online meetings at the school where the teachers work. The sample universe consists of five teachers from the final two years of a State Elementary School in the city of Teresina-PI. Data were generated through semi-structured interviews and a questionnaire based on Bardin's Content Analysis theory (2011). After analyzing the data, as an educational product of this research, we elaborated an educational notebook, in E-book format, with some proposals for inclusive assessment of deaf students. It is noticeable that the lack of knowledge of Special Education area, within the inclusive perspective, leads the teachers not to consider the idea that the learning assessment is a tool or a practice capable of including deaf students; therefore, due to the lack of recurring training, they also seem unaware of inclusive assessments. We believe that this research will foster reflective practices in order to produce inclusive assessments coherent with deaf student requirements.

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2025 - UEMA - AppServer1.s1i1