Linhas Pesquisa :
|
› ENSINO TECNOLÓGICO: PRÁTICAS E CONSTRUÇÕES CURRICULARES |
|
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM- Destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia) visando uma discussão sobre as práticas e aspectos curriculares, assim como inovações pedagógicas, buscando subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas.
|
› ENSINO, CURRÍCULO E CULTURA |
|
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM- Articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências,
humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as
dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de
agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais,
inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares,
organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os
rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares)
|
› PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
|
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM- Investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.
|