nadja fonseca da silva

DEPE - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-SÃO LUIS

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2023, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Brandalise, Regilson Maciel Borges, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Oliveira, Nadja Fonsêca da Silva , Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES, ISSN: 24474193
  • 2022, Nadja Fonsêca da Silva, Raimundo Luna Neres, Reullyanne Freitas de Aguiar, Rosangela dos Santos Rodrigues, Raimundo José Barbosa Brandão , Dificuldades e avanços de aprendizagem demonstrados por alunos de licenciatura em pedagogia num curso de matematica, ISSN: 25253409
  • 2022, Fabíola de Jesus Soares Santana, Nadja Fonsêca da Silva , O USO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELA UEMA A PARTIR DA REGULAÇÃO CEE, ISSN: 21782229
  • 2021, Nadja Fonsêca da Silva, Vitoria Raquel Pereira de Souza , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: políticas, concepções e práticas, ISSN: 27638588
  • 2021, Nadja Fonsêca da Silva, Vitoria Raquel Pereira de Souza, Raimunda de Moraes Mota , ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA: o que dizem os professores alfabetizadores?, ISSN: 27638588
  • 2021, MOTA, RAIMUNDA DE MORAES, DE SOUZA, VITORIA RAQUEL PEREIRA, Nadja Fonsêca da Silva , Formação de professores alfabetizadores indígenas no Maranhão: Concepções de formação e práticas de docência na alfabetização / Training indigenous literator teachers in Maranhão: Training concepts and teaching practices in literacy, ISSN: 25258761

Participações em Bancas de Cursos (40)

  • 2022, Qualificação de Mestrado O USO DO DESIGN THINKING NO TCC DO IEMA: QUAL A REPERCUSSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR?, CELSO LUIZ RODRIGUES
  • 2022, Dissertação de Mestrado PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO RICO DO MARANHAO: Implementacao e avaliacao, LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES E SABERES DA DOCENCIA NO CANAL EDUCACAO-PI, JANAINA TÂMARA RABELO DA ROCHA
  • 2022, Monografia de Graduação A ATUACAO DA PROFESSORA PEDAGOGA NO PROCESSO DE RESSOCIALIZACAO DOS DETENTOS NA ESCOLA PRISIONAL EM SAO LUIS-MA., ITALA MENEZES RABELO
  • 2022, Dissertação de Mestrado METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMACAO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades a pratica pedagogica docente., WEDSON JONAS BARROS SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação MIDIAS SOCIAIS DIGITAIS E EDUCACAO INFANTIL: escola e midias durante o periodo pandemico., JEISE DANIELE DOS ANJOS PEREIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NO PLANO DE INTERVENCAO PEDAGOGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS: com a palavra, as professoras!, LINDALVA DO REMÉDIO OLIVEIRA CERQUEIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES: comunicacao nao violenta para a vivencia de uma cultura de paz na escola, LEYSIANE GOMES DE OLIVEIRA SILVA
  • 2022, Dissertação de Mestrado OS TEXTOS NOS LIVROS DIDATICOS DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO: contribuicoes para a Alfabetizacao Cientifica , WANDERSON CARVALHO DA ROCHA
  • 2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA E A METODOLOGIA RESOLUCAO DE PROBLEMAS NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades e respectivo produto tecnico tecnologico: A metodologia resolucao de problemas na formacao de professores de matematica: aprendizagens colaborativas., JOÃO ARANHA BARROS
  • 2022, Qualificação de Mestrado PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO RICO DO MARANHAO: Elaboracao, implementacao e monitoramento, LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES
  • 2022, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSORES O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL, JESSICA JUSTINA FEITOSA VIEIRA
  • 2022, Monografia de Graduação PROGRAMA ESCOLA DIGNA DO ESTADO DO MARANHAO: perspectivas e desafios da politica de avaliacao da aprendizagem, INGRID SILVA MENDES
  • 2022, Monografia de Graduação REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA: COMPREENSAO DOS TERMOS LITERACIA, LETRAMENTOS E COMPETENCIA DIGITAL, ROSILEIA CASTRO PEREIRA
  • 2022, Monografia de Graduação TECNOLOGIAS E DOCENCIA: uma analise sobre a articulacao do processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias digitais no ensino remoto emergencial com os professores do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhao (UEMA), THALITA SILVA DOS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação A FORMACAO DE PROFESSORES E O (DES)CONHECIMENTO SOBRE A DISCALCULIA COMO DISTURBIO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA MATEMATICA, MAYARA ROBERTA PENHA RIBEIRO
  • 2021, Monografia de Graduação HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA DOCENCIA DURANTE O ENSINO REMOTO: analise no Curso de Pedagogia do CECEN/UEMA, NAYRA SILVA DO NASCIMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado GESTAO ESCOLAR E O INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO BASICA (IDEB): dimensao politica da avaliacao, SOMARIO DE OLIVEIRA FRANÇA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NO PLANO DE INTERVENCAO PEDAGOGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS: COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS!, LINDALVA DO REMÉDIO OLIVEIRA CERQUEIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES E PRATICAS EDUCATIVAS: AS METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, WEDSON JONAS BARROS SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PLANO DE INTERVENCAO PEDAGOGICA (PIP) NO SISTEMA PUBLICO DE ENSINO DO MUNICIPIO DE SAO LUIS, VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado OS TEXTOS NOS LIVROS DIDATICOS DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO: contribuicoes para a Alfabetizacao Cientifica , WANDERSON CARVALHO DA ROCHA
  • 2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA E A METODOLOGIA RESOLUCAO DE PROBLEMAS NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades no contexto da pandemia, JOÃO ARANHA BARROS
  • 2021, Dissertação de Mestrado PLANEJAMENTO INTEGRADO DOCENTE/INTERPRETE DE LIBRAS: ELABORACAO DE CADERNO DE ORIENTACOES PARA O ENSINO DE SURDOS NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO, GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO
  • 2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA DA EJAI NO ENSINO MEDIO: discutindo a praxis educativa pautada na resolucao de problemas com leitura matematica de mundo e a emancipacao social e cultural, NATARSIA CAMILA LUSO AMARAL
  • 2021, Monografia de Graduação EDUCACAO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E AS DIRETRIZES PEDAGOGICAS DAS UNIDADES SOCIEDUCATIVAS DE INTERNACAO EM SAO LUIS - MA: possibilidades de inclusao social e formacao cidada, CLAUDIANE MARIA NASCIMENTO MELLO
  • 2021, Monografia de Graduação PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICIPIOS MARANHENSES: UMA ANALISE DAS CONTRIBUICOES PARA A GESTAO EDUCACIONAL E ESCOLAR., SAIMEI BRITANY CHESE CORTES FURTADO
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PROGRAMA ETNOMATEMATICA COMO EPISTEMOLOGIA PARA A FORMACAO DE PROFESSORES NO CONTEXTO CULTURAL DO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA/MA, ANA PRISCILA SAMPAIO REBOUÇAS
  • 2020, Monografia de Graduação A pedagogia hospitalar e a atuacao do pedagogo: reflexoes sobre suas acoes desenvolvidas em um hospital em Sao Luis-MA., GABRIELY ARAUJO PINTO
  • 2020, Monografia de Graduação POLITICAS DE AVALIACAO E REGULACAO DO CEE E DO SINAES: COMO SE DA A GESTAO ACADEMICA E PEDAGOGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUALDO MARANHAO, LETICIA MARIA AMORIM SOUZA
  • 2020, Monografia de Graduação A QUALIDADE DA EDUCACAO NAS ESCOLAS PUBLICAS MUNICIPAIS DE SAO LUIS/MA VIA IDEB: verdade ou transgressao?, MARIA JOSENILDE ALBUQUERQUE SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado COLABORACAO PARA O PLANEJAMENTO DOCENTE NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS A PARTIR DE UM MANUAL ORIENTADOR DA PRATICA DOCENTE INCLUSIVA NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO, GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO
  • 2020, Qualificação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO EJAI: discutindo metodologias voltadas as praticas pedagogicas que contribuam para a leitura matematica de mundo e a emancipacao social e cultural, NATARSIA CAMILA LUSO AMARAL
  • 2020, Qualificação de Mestrado A ETNOMATEMATICA COMO PRAXIS PEDAGOGICA PARA A CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO MATEMATICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS/ BARRA DO CORDA-MA. , ANA PRISCILA SAMPAIO REBOUÇAS
  • 2020, Qualificação de Mestrado GESTAO ESCOLAR E O INDICADOR DE QUALIDADE DO IDEB: COMO ESTREITAR ESSA RELACAO?, SOMARIO DE OLIVEIRA FRANÇA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PLANO DE INTERVENCAO PEDAGOGICA NO SISTEMA PUBLICO DE ENSINO DO MUNICIPIO DE SAO LUIS, VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Concepcoes sobre a adolescencia e projeto de vida segundo a Base Nacional Curricular Comum, OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES
  • 2019, Monografia de Graduação A EDUCACAO MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o uso das TDIC como possibilidade pedagogica, RAYZA DAMASCENO EVANGELISTA MARTINS
  • 2019, Monografia de Graduação O PROCESSO DE IMPLEMENTACAO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM SAO LUIS-MA: uma investigacao sobre desafios e perspectivas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, JULYENNE DOS SANTOS MAIA
  • 2019, Monografia de Graduação A MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: material concreto como possibilidade de construcao da aprendizagem significativa, LUCIANA CARLA DOS SANTOS SILVA SIQUEIRA

Trabalho de Fim de Curso(6)

  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, CAMILA QUEIROZ VIEIRA COSTA , 07/2023
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o ensino e a aprendizagem a partir de jogos e brincadeiras , KAUNI DE JESUS AROUCHA FERREIRA , 07/2023
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios na contemporaneidade, RAQUEL DOS SANTOS GALVÃO , 07/2023
  • A PANDEMIA E A RELAÇÃO ENTRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E AS APRENDIZAGENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA, LARISSA SILVA FERREIRA , 07/2023
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO PANDÊMICO, JACIELE DOS SANTOS RIBEIRO , 07/2023
  • EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E AS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DAS UNIDADES SOCIEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO EM SÃO LUÍS - MA: possibilidades de inclusão social e formação cidadã, CLAUDIANE MARIA NASCIMENTO MELLO , 04/2021

Orientações de Pós-Graduação (9)

  • Mestrado, WEDSON JONAS BARROS SILVA, 03/2020 - , Concluída em 08/2022
  • Mestrado, NATARSIA CAMILA LUSO AMARAL, 03/2019 - , Concluída em 04/2021
  • Mestrado, ANA PRISCILA SAMPAIO REBOUÇAS, 03/2019 - , Concluída em 02/2021
  • Mestrado, JOÃO ARANHA BARROS, 03/2020 - , Concluída em 05/2022
  • Mestrado, LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DILAMAR VIANA DA SILVA, 04/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FLAVIA DANIELLE SIMAS COSTA, 05/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CELSO LUIZ RODRIGUES, 03/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, JANAINA TÂMARA RABELO DA ROCHA, 03/2021 - , Orientação em Andamento

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1 v3.17.986 19/05/2024 19:57