sandra regina rodrigues dos santos

HISTGEO - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA-SÃO LUIS

Produção Intelectual

Artigos (4)

  • 2022, Sandra Regina Rodrigues dos Santos , DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E ENEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO., ISSN: 2965-0410
  • 2022, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Ruan Matheus Martins Costa , A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO ANTIFASCISTA, ISSN: 2965-0410
  • 2021, Yuri Givago Alhadef sampaio Mateus; Sandra Regina Rodrigues dos Santos , O Enem e o ensino de história local: uma abordagem sobre os seus efeitos no ensino de história do Maranhão, ISSN: 978-65-89932
  • 2017, Sandra Regina Rodrigues dos Santos , (RE)VISITANDO A LITERATURA QUE TRATA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS), ISSN: 2176-0136

Publicação em Eventos (9)

  • 2022, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Ruan Matheus Martins Costa, O ENEM E A ADESÃO DO MARANHÃO À INDEPENDÊNCIA: ENTRE NARRATIVAS E SILENCIAMENTOS, Ensino de História das independências: narrativas e silenciamentos, Resumo Expandido
  • 2022, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Ruan Matheus Martins Costa, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: Contribuições teóricas para uma reflexão sobre educação antifascista, XIII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-MA Democracia, Educação e História: desafios do tempo presente, Resumo Expandido
  • 2021, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, O ensino de história e o uso de diferentes documentos e linguagens na sala de aula: riscos e proposições, IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR, Resumo
  • 2021, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, Ensino de História Antiga e Medieval, IX Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: ciência , educação e cultura - diálogos virtuais interdisciplinares, Outros
  • 2021, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Ruan Matheus Martins Costa, A BNCC e os Livros Didáticos de História em Escolas Públicas de São Luís, I Jornada do GT Ensino de História & Educação ANPUH-GO: ensino de História em Tempos Híbridos, Resumo
  • 2021, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Yuri Givago Alhadef sampaio Mateus., O Impacto do Enem do Ensino de História do Maranhão., 31° Simpósio Nacional de História: História, Verdade e Tecnologia, Resumo
  • 2019, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, Mesa-redonda Cultura e Educação no Maranhão, VIII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: memória, educação e religiosidade - transformações e resistência, Outros
  • 2019, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, Em tempos de perdas democráticas: refletir sobre as leis 10639/2003 e 11645/2008 na Educação das Relações Étnico-raciais na relação com a BNCC, III Simpósio Internacional de Historiografias e Linguagens e IV Simpósio Internacional de África e Sul Global: histórias e literaturas em países africanos de língua portuguesa, Outros
  • 2015, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, A Prática como componente curricular: papel que desempenha na formação inicial dos futuros professores de História, IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História, Resumo

Capítulos de Livros (12)

  • 2022, DOCÊNCIA ENTRE SABERES E FAZERES: atuação de professores de história em Colinas, Programa Ensinar: práticas e vivências na formação de professores, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Aldinete Sousa; Leticia Cardoso da Dilva; Maria da Consolação da Silva Santos;Rafaela Ferreira da Silva Barroso.
  • 2022, A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO: a Prainha como patrimônio ambiental e espaço de convívio e lazer, Programa Ensinar: práticas e vivências na formação de professores, Sandra Regina Rodrigues dos Santos;Carlyfran Viana Ramos; Jose Jailton Ferreira Santos; Mailson Martinho; Marcelo Pinto Rocha; Marnoudo Brito de Mesquita; Rimilla Queiroz de Araújo; Ynara Cristiane Cabral Costa.
  • 2022, FORMAR O PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA O SÉCULO XXI: exigências, proposições, avanços e retrocessos, Programa Ensinar: práticas e vivências na formação de professores, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Angela Ribeiro Ferreira.
  • 2022, DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: a formação continuada de professores de História da rede de educação básica no estado do Maranhão., UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO (Ciclo 2020-2021), Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Lucenildo do Lago Holanda.
  • 2022, LIVRO DIDÁTICO: Uma análise sobre o silenciamento de narrativas sobre a diversidade das sexualidades, Educação Histórica: entre o ensino e a pesquisa, Sandra Regina Rodrigues dos Santos; Nayara Meggie Rodrigues Santos.
  • 2022, A Balaiada pela teia da inconstitucionalidade, Histórias e memórias da Balaiada, Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • 2022, A didática da História como ciência da aprendizagem histórica: reflexões de estudiosos do campo, Aprendizagem Histórica: entre conceitos e aplicabilidades, Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • 2021, A Formação Inicial de Professores de História na Universidade Estadual do Maranhão: os impactos no exercício da docência, UEMA produzindo conhecimento: ciências, Mário Jorge Araújo Belfort; Sandra Regina Rodrigues dos Santos.
  • 2021, O ENEM e o Ensino de História Local: uma abordagem sobre os seus efeitos no ensino de História do Maranhão, Debates sobre Educação no Brasil: olhares interdisciplinares, Yuri Givago Alhadef sampaio Mateus; Sandra Regina Rodrigues dos Santos.
  • 2021, O Currículo de História para o Território Maranhense: proposições alinhadas a BNCC, BNCC de História nos estados: o futuro do presente, Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • 2017, A UEMA face às politicas educativas: a institucionalização das DCN's para a formação de professores na Educação Básica, Gestão Educacional e Formação de Professores: olhares, contextos e vivências, Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • 2017, A Formação docente e o ensino de História no cenário da educação brasileira, Gestão educacional e formação de professores: olhares, contextos e vivências, Jackson Ronie Sá da Silva; Maria Aparecida Ferreira de Sousa; Sandra Regina Rodrigues dos Santos.

Livros (2)

  • 2023, A Senhora do Maranhão: uma biografia de Ana Jansen, Elizabeth Sousa Abrantes Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • 2017, Formação de Professores do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão: percursos e desafios, Sandra Regina Rodrigues dos Santos

Participações em Bancas de Cursos (47)

  • 2023, Dissertação de Mestrado GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA: as distorcoes entre os discursos e as acoes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental publico luminense, DAYANE DE SOUSA VASCONCELOS FRANÇA
  • 2023, Dissertação de Mestrado AFRICA: entre a consciencia historica e o ensino de historia., DOMINGOS DUTRA DOS SANTOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado A NEUROCIENCIA E A FORMACAO DO PROFESSOR DE HISTORIA: conexao necessariapara compreensao do processo de ensino e aprendizagem. Produto Educacional: CURSO A NEUROCIENCIA APLICADA AO ENSINO DE HISTORIA. , MARIA DE JESUS CAMARA MINEIRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O PROFESSOR DE HISTORIA NO ENSINO HIBRIDO: formacao, saberes e experiencias nas series finais do Ensino Fundamental. Produto Educacional: MINI- CURSO DE FORMACAO CONTINUADA DAS METODOLOGIAS DO ENSINO HIBRIDO NAS AULAS DE HISTORIA., KARINA RAYLENE DOS SANTOS RIBEIRO
  • 2022, Dissertação de Mestrado A HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE HISTORIA EM SANTA HELENA. Produto Educacional: CULTURAS E IDENTIDADES DOS AFRO-BRASILEIROS A PARTIR DO MARANHAO., CLAUDIO SILVA RIBEIRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA MITIGACAO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EDUCACAO INFANTIL, MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA HISTORIA LOCAL NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE ZE DOCA: um olhar sobre os conteudos trabalhados e suas fontes. Produto Educacional: TERRA ALTANEIRA: conhecendo e debatendo a historia de Ze Doca (Livro Paradidatico). , MAILSON MARTINHO
  • 2022, Qualificação de Mestrado GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA: as distorcoes entre os discursos e as acoes em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental publico luminense, DAYANE DE SOUSA VASCONCELOS FRANÇA
  • 2022, Dissertação de Mestrado IMPLICACOES DA ATUACAO DO INTERPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: praticas inclusivas do ensino de estudantes surdos, MICHELLE SANTOS SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado A NEUROCIENCIA NA FORMACAO DO PROFESSOR DE HISTORIA: teoria e pratica no processo ensino-aprendizagem. Produto Educacional: CURSO A NEUROCIENCIA APLICADA AO ENSINO DE HISTORIA. , MARIA DE JESUS CAMARA MINEIRO
  • 2021, Qualificação de Mestrado O ENSINO DA HISTORIA LOCAL NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE ZE DOCA: um olhar sobre os conteudos trabalhados e suas fontes. Produto Educacional: TERRA ALTANEIRA: conhecendo e debatendo a historia de Ze Doca (Livro Paradidatico)., MAILSON MARTINHO
  • 2021, Qualificação de Mestrado INTERPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: Quem e esse profissional?, MICHELLE SANTOS SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Base Nacional Comum Curricular: repercussoes na formacao de professores em Sao Luis, WENDLA MENDES SILVA BORGES
  • 2021, Dissertação de Mestrado O COLEGIADO ESCOLAR COMO EXERCICIO DA GESTAO DEMOCRATICA: desafios e possibilidades em uma escola da rede publica estadual do Maranhao, PAULA REGINA OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: CONTEXTUALIZACOES E APROXIMACOES, FRANCISCA JANDIRA MACHADO NEVES
  • 2020, Dissertação de Mestrado Base Nacional Curricular Comum: Concepcoes sobre a Adolescencia e Projeto de Vida, OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES
  • 2020, Monografia de Graduação EDUCACAO PATRIMONIAL E PATRIMONIO CULTURAL: evidencias de um fazer metodologico no Brasil e no Maranhao. , GESCCA SOUSA DIAS
  • 2020, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: (re) significacao no trabalho com o aluno com Deficiencia Intelectual, LUCIANA DE JESUS BOTELHO SODRÉ DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado PRA NAO DIZER QUE NAO FALEI DAS FLORES: a hegemonia da MPB no livro didatico. Produto Educacional: MANUAL MUSICAL DO PROFESSOR: a Ditadura Militar no Brasil em notas musicais., LUCAS PARREÃO COSTA
  • 2020, Dissertação de Mestrado MULHERES-PROFESSORAS: um estudo sobre vivencias docentes na comunidade Quilombola do Damasio. Produto Educacional: CATALOGO FOTOGRAFICO: Minha planta tem raiz., NALINI MENDES GOMES
  • 2020, Qualificação de Mestrado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: repercussoes na formacao de professores em Sao Luis, WENDLA MENDES SILVA BORGES
  • 2020, Qualificação de Mestrado DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: INTENCIONALIDADES E IMPLICACOES , FRANCISCA JANDIRA MACHADO NEVES
  • 2020, Qualificação de Mestrado GESTAO ESCOLAR: desafios e possibilidades na efetivacao da pratica democratica, PAULA REGINA OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA O ENSINO DE HISTORIA E CULTURAS AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA. Produto Educacional: ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA - MATERIAL DE SUPORTE AO(A) PROFESSOR(A)., RAFAELLA BARBOSA GOMES
  • 2020, Qualificação de Mestrado Caminhos da Formacao Continuada no Atendimento Educacional Especializado: entre o proposto e o vivido na rede municipal de educacao de Sao Luis-MA, LUCIANA DE JESUS BOTELHO SODRÉ DOS SANTOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado PRA NAO DIZER QUE NAO FALEI DAS FLORES: a hegemonia da MPB no livro didatico., LUCAS PARREAO COSTA
  • 2019, Qualificação de Mestrado MEMORIA DE MULHERES-PROFESSORAS: um estudo de genero e identidade social na Comunidade Quilombola do Damasio. Titulo Provisorio do Produto: "MINHA PLANTA... TEM RAIZ". , NALINI MENDES GOMES
  • 2019, Qualificação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA Titulo Provisorio do Produto: O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO: ensino de Historia e cultura afro-brasileira e africana, RAFAELLA BARBOSA GOMES
  • 2019, Dissertação de Mestrado A AFRICA E OS AFRICANOS NO CINEMA: imagens em movimento como recurso didatico para o Ensino de Historia., JEFERSON GONÇALVES MOTA
  • 2019, Dissertação de Mestrado ESCRAVIDAO E COMERCIO DE AFRICANOS NO ENSINO DE HISTORIA: de uma abordagem teorico-conceitual a uma proposta para o uso de fontes e novas metodologias, LARA JESSICA NOBREGA MACEDO
  • 2019, Dissertação de Mestrado ENSINO E HISTORICIDADE AFRICANA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: livro didatico, racismo e a Lei 10.639/03, CIRYLLA REGINA FERREIRA SERRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES DE HISTORIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO: proposicoes sobre o papel da disciplina estagio para formacao de professor-pesquisador, GUSTAVO BARRA DE ARAUJO
  • 2019, Dissertação de Mestrado INDIGENAS NOS LIVROS DIDATICOS: uma analise das representacoes dos povos indigenas nos livros de Historia do Ensino Medio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense (2017-2018) PRODUTO: Repertorio Pedagogico sobre a tematica indigena., DIÊGO FERNANDO SILVA RABÊLO
  • 2018, Qualificação de Mestrado ESCRAVIDAO E COMERCIO DE AFRICANOS NO ENSINO DE HISTORIA: de uma abordagem teorico-conceitual a uma proposta para o uso de fontes e novas metodologias., LARA JESSICA NOBREGA MACEDO
  • 2018, Qualificação de Mestrado OS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO E O ENSINO DA HISTORIA: reflexos da Dimensao Pratica na Universidade sobre o cotidiano escolar do professor de historia., GUSTAVO BARRA DE ARAUJO
  • 2018, Qualificação de Mestrado INDIGENAS NOS LIVROS DIDATICOS: uma analise das representacoes dos povos indigenas nos livros de Historia do Ensino Medio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense (2017-2018)., DIÊGO FERNANDO SILVA RABÊLO
  • 2018, Dissertação de Mestrado NOS CIRCUITOS DA HISTORIA: mulheres, memorias e identidades na educacao em Cabo Verde atraves da cartilha tematica : “A participacao das mulheres na construcao da historia de Cabo Verde” , GLEICIANE BRANDAO CARVALHO
  • 2018, Dissertação de Mestrado A BALAIADA NA SALA DE AULA: ensino de Historia do Maranhao Imperial e a producao do paradidatico "A Guerra da Balaiada". , YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS
  • 2017, Qualificação de Mestrado NOS CIRCUITOS DA HISTORIA: mulheres, memorias e identidades na educacao em Cabo Verde (1990-2016., GLEICIANE BRANDAO CARVALHO
  • 2017, Dissertação de Mestrado ENSINO DE HISTORIA E LEI N° 10.639/2003: uma analise do ensino fundamental II da rede publica municipal de Caxias-MA., MEIRIELE DE SOUSA MEDEIROS COSTA
  • 2017, Dissertação de Mestrado SABERES DOCENTES E NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: usos e possibilidades no ensino de Historia., MARIA APARECIDA FERREIRA DE SOUSA
  • 2016, Qualificação de Mestrado PRONERA EM BARRA DO CORDA: Educacao do Campo, Genero e Cidadania., ILMA DO SOCORRO SANTANA PINHEIRO
  • 2016, Qualificação de Mestrado PRONERA EM BARRA DO CORDA: Educacao do Campo, Genero e Cidadania., ILMA DO SOCORRO SANTANA PINHEIRO
  • 2016, Qualificação de Mestrado ENSINO DE HISTORIA E LEI N° 10.639/2003: uma analise do ensino fundamental II da rede publica municipal de Caxias-MA., MEIRIELE DE SOUSA MEDEIROS COSTA
  • 2016, Qualificação de Mestrado SABERES DOCENTES E NOVAS TECNOLOGIAS: uma proposta pedagogica para o ensino de Historia., MARIA APARECIDA FERREIRA DE SOUSA
  • 2016, Qualificação de Mestrado IDENTIDADES ESTUDANTIS: Narrativas de estudantes sobre o bairro Vila Embratel., PETERSON PASSION BIRINO MIRANDA
  • 2016, Qualificação de Mestrado A MULHER NO MAGISTERIO: a constituicao da identidade docente no Maranhao Republicano., ILMA DE JESUS RABELO SANTOS

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) COMO AGENTE DE INCLUSÃO: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEMA. , FLAVIANA MONICA FARIAS PIMENTA , 06/2018
  • HIERARQUIA E DISCIPLINA: DISCURSO DE REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE NO CORPO DE POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO NO TEMPO PRESENTE (2013 – 2018)., MAIKOM FONTES DA SILVA , 06/2018
  • A IMAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma análise das representações da sociedade asteca nos livros didáticos de história., JOSE GUIMARAES SILVA ROCHA , 11/2020
  • Da base nacional comum curricular ao documento curricular do território maranhense: os avanços e desafios para a formação dos professores de História., MARIO JORGE ARAUJO BELFORT , 01/2022
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: Uma proposta, várias possibilidades., ANDERSON DA SILVA MUNIZ , 07/2019
  • A BIBLIOTECA DO CENTRO DE ENSINO SANTA TERESA: Papel e desafios para a aplicação Lei 10.639/03., CLAUDIO VICTOR SOUSA DE ANDRADE , 07/2023
  • “MANCHESTER DO NORTE?”: a história local em sala de aula por meio de uma sequência didática sobre o parque fabril de São Luís., EVELYN SILVA FONSECA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (13)

  • Doutorado, RAFAELLA BARBOSA GOMES, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MAILSON MARTINHO, 04/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARIA APARECIDA FERREIRA DE SOUSA, 04/2023 - 04/2023 , Orientação em Andamento
  • Doutorado, SERGIO ROMUALDO LIMA BRANDIM, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PAULA REGINA OLIVEIRA, 03/2019 - , Concluída em 04/2021
  • Mestrado, SONIA SOLANGE PARGA DA SILVA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MAILSON MARTINHO, 03/2020 - , Concluída em 08/2022
  • Mestrado, MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA, 07/2021 - , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, RAFAELLA BARBOSA GOMES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NATHÁLIA DA SILVA DO NASCIMENTO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GUSTAVO BARRA DE ARAUJO, 03/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, RAFAELLA BARBOSA GOMES, 03/2018 - , Concluída em 05/2020
  • Mestrado, FRANCISCA JANDIRA MACHADO NEVES, 03/2019 - , Concluída em 12/2020

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1 v3.17.986 18/05/2024 10:18