2024 |
SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- SEMEIA 2024
RESÍDUOS SÓLIDOS DO PRESENTE, RECURSOS SUSTENTÁVEIS DO FUTURO |
|
|
2024 |
1ª MISSÃO TÉCNICA DA CADEIA DO MEL NO MARANHÃO |
|
|
2024 |
HIDROPONIA E SUAS PERSPECTIVAS NA ILHA DE SÃO LUIS |
|
|
2024 |
Pré ENID 2024 - PIBID BIOLOGIA CECEN
|
|
|
2024 |
Práticas em Ecofisiologia Vegetal |
|
|
2024 |
Plantas medicinais |
|
|
2024 |
Diálogos Indígenas na UEMA |
|
|
2024 |
O descarte consciente através da educação ambiental |
|
|
2024 |
CIRCUITO SALA VERDE NO CAMPUS SÃO LUÍS |
|
|
2023 |
SÍTIO AGROVALLEN: USO DE BIOSSÓLIDO NA AGRICULTURA E UMA CONVERSA SOBRE A RENTABILIDADE DA HIDROPONIA |
|
|
2023 |
I Seminário Internacional Educação & Cinema Brasil/ Portugal |
|
|
2023 |
DIA MUNDIAL DA ÁGUA: UMA CONVERSA SOBRE A HIDROPONIA E SEU GRANDE APÊLO DE ECONOMIA HÍDRICA NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS NA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO |
|
|
2023 |
Curso de Análises Filogenéticas |
|
|
2023 |
LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NA RESEX DO QUILOMBO DO FRECHAL |
|
|
2023 |
LER COLINAS, MARANHÃO PELA SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS COM A POPULAÇÃO COLINENSE VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS CURRICULARES NAS DIMENSÕES POLÍTICO-SOCIAL, EDUCACIONAL E ESCOLAR. |
|
|
2023 |
JARDINS SENSORIAIS COMO ESPAÇOS QUE FAVORECEM A CONECTIVIDADE ENTRE O HOMEM E A NATUREZA PARA A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA AMBIENTAL |
|
|
2023 |
RECURSOS MARINHOS COMO PRODUTOS DE SUBSISTÊNCIA PARA A POPULAÇÃO RIBEIRINHA EM PAÇO DO LUMIAR MA |
|
|
2023 |
Do Mel às Metas Sustentáveis: Meliponicultura na Educação Ambiental e Geração de Renda |
|
|
2023 |
MULTIPLICAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR COM USO DE MUDAS
PRÉ-BROTADAS (MPB)
|
|
|
2023 |
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: promoção da sustentabilidade e segurança alimentar em Barra do Corda, MA |
|
|
2023 |
MANUTENÇÃO DOS DIREITOS E DA SAÚDE ANIMAL DENTRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO |
|
|
2023 |
ODS EM AÇÃO NO CAMPUS SÃO LUÍS DA UEMA |
|
|
2023 |
HORTA NA ESCOLA: incentivo ao cultivo de hortaliças não convencionais |
|
|
2023 |
EDUCAÇÂO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: juventude no combate às parasitoses |
|
|
2023 |
PROBEA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA EM BEM-ESTAR ANIMAL |
|
|
2023 |
SALVE O RIO, SALVE AS ESPÉCIES: A CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS EM HUMBERTO DE CAMPOS (MA) E AS ESTRATÉGIAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO |
|
|
2023 |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR NO CONTEXTO ESCOLAR
|
|
|
2023 |
GERENCIAMENTO SEGURO DE RESÍDUOS BIOLÓGICOS POTENCIALMENTE INFECTANTES APLICADO AOS LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO EM SÃO LUIS |
|
|
2023 |
DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO, CULTURAL E AMBIENTAL DA ÁREA DE MARISCAGEM NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO, BRASIL |
|
|
2023 |
INFÂNCIA SEM PARASITO: educação em saúde com crianças |
|
|
2023 |
Clubinho CoFauMA: Estratégia de alfabetização científica para o ensino de
ciência com ênfase na biodiversidade marinha da área portuária do Município
de São Luís-MA. |
|
|
2023 |
Gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis do campus Paulo VI |
|
|
2023 |
GERENCIAMENTO SEGURO DE RESÍDUOS BIOLÓGICOS POTENCIALMENTE INFECTANTES APLICADO AOS LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS PAULO VI |
|
|
2023 |
Sensibilização e capacitação dos docentes, discentes e servidores do campi São Luís da UEMA sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável |
|
|
2023 |
IMPLANTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) NO CAMPUS DE BARRA DO CORDA (UEMA/CESBAC), MARANHÃO: PROPOSTAS E AÇÕES |
|
|
2023 |
AMBIENTALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS PAULO VI À AGENDA DA ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA |
|
|
2022 |
SÍTIO AGROVALLEN: UMA ESTRATÉGIA DE DINAMIZAR A AGRICULTURA FAMILIAR LUDOVICENSE COM ÊNFASE NA DEMONSTRAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
|
2022 |
PERCEPÇÃO DO(A)S ESTUDANTES DE BAIRROS RURAIS/PERIFÉRICOS DO CURSO DE BIOLOGIA, CAMPUS PAULO VI, SOBRE FERRAMENTAS VIRTUAIS E CONECTIVIDADE NO PÓS-PANDEMIA. |
|
|
2022 |
XI ENCONTRO SOBRE ABELHAS NATIVAS DO MARANHÃO |
|
|
2022 |
UMA BÚSSOLA PARA O PLANEJAMENTO: OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) |
|
|
2022 |
I SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE UEMA (TEMA: CONHECER PARA CONSERVAR A VIDA AQUÁTICA E TERRESTRE)
|
|
|
2022 |
Curso de Aproveitamento Integral de frutas nas comunidades de: São
Raimundo, Andiroba, Igaraú, Santa Bárbara e Tajipuru, em São Luís-MA:
menos desperdício de alimentos e menos fome, mais saúde e
sustentabilidade. |
|
|
2022 |
Conservação e proteção da biodiversidade: o impacto da transmissão de doenças entre carnívoros domésticos e os pequenos felinos silvestres |
|
|
2022 |
BIOBLITZ: NINGUÉM VAI FICAR PARA TRÁS!
|
|
|
2022 |
Criando Arte na Escola: releitura de obras brasileiras utilizando material reciclado na Escola Paulo VI |
|
|
2022 |
Produção de plantas poliníferas e nectaríferas de interesse das abelhas na região da Baixada Maranhense |
|
|
2022 |
Sustentabilidade através dos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável no Centro Educa Mais Paulo VI |
|
|
2022 |
Educação Ambiental como instrumento de conservação da avifauna silvestre na APA da região do Maracanã, São Luís-MA |
|
|
2022 |
Ações de educação ambiental humanitária em bem-estar animal na área de proteção ambiental da região do Maracanã, São Luís-MA |
|
|
2022 |
Saúde Planetária e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino em São Luís - MA
Saúde Planetária e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino em São Luís - MA
|
|
|
2022 |
Clubinho CoFauMA: Estratégia de alfabetização científica para o ensino
de ciência na educação infantil. |
|
|
2022 |
Atividades de educação em saúde como ferramenta para a prevenção da esquistossomose nos municípios que compõem a região dos Lençóis Maranhenses-Brasil. |
|
|
2022 |
MARÉ DE CIÊNCIA - PROMOVENDO A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS |
|
|
2022 |
MENINAS NA CIÊNCIA: elaboração de materiais pedagógicos como incentivo à participação de meninas em carreiras científicas
|
|
|
2022 |
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INSERÇÃO DE PESCADO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR |
|
|
2022 |
Sustentabilidade através da sensibilização ambiental em escola do ensino fundamental em São José de Ribamar e ensino médio em São Luís - MA |
|
|
2022 |
DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA PRODUÇÃO DE DESTILADO DA
CANA-DE-AÇÚCAR |
|
|
2022 |
CONHECIMENTO ETNORNITOLÓGICO DA AVIFAUNA SILVESTRE NA BAIXADA MARANHENSE COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. |
|
|
2022 |
CALENDÁRIO ECOLÓGICO ESCOLAR: PROPOSTA INTERDICIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA COMUNITÁRIA DE SÃO LUIS, MARANHÃO
|
|
|
2022 |
Meliponicultura: Produção de plantas poliníferas e nectaríferas de interesse meliponícola na região da Baixada Maranhense |
|
|
2021 |
AGROVALLEN: UMA ESTRATÉGIA DE DINAMIZAR A AGRICULTURA FAMILIAR LUDOVICENSE COM ÊNFASE NA DEMONSTRAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
|
2021 |
As Coleções Biológicas e os ODS |
|
|
2021 |
WEBINÁRIO da Superintendência de Gestão Ambiental AGA/ UEMA
|
|
|
2021 |
SÍTIO AGROVALLEN: UMA ESTRATÉGIA DE DINAMIZAR A
AGRICULTURA FAMILIAR LUDOVICENSE
COM ÊNFASE NA DEMONSTRAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
|
|
|
2021 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIRECIONADA PARA CONSERVAÇÃO DE NASCENTES DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DO MARACANÃ (SÃO LUIS-MA) A PARTIR DE UNIDADE DE REFERÊNCIA REGIONAL PARA O PLANTIO DE MUDAS DE MATA CILIAR |
|
|
2021 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM ESCOLA COMUNITÁRIA DE SÃO LUIS, MARANHÃO |
|
|
2021 |
APROVEITAMENTO INTEGRAL DE FRUTAS E GERAÇÃO DE BIOGÁS E BIOFERTILIZANTES NA COMUNIDADE CAJUPARY EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO |
|
|
2021 |
CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES EM UM FRAGMENTO FLORESTAL AMAZÔNICO NA CIDADE DE SÃO LUÍS MA
|
|
|
2021 |
Educação e Sustentabilidade: a UEMA criando estratégias para alcançar a ODS |
|
|
2021 |
Podcast como ferramenta para difusão da pesquisa
científica na área da Microbiologia da UEMA |
|
|
2021 |
Saúde Planetária e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino de São Luís-MA |
|
|
2021 |
Educação, saúde, bem-estar, paz, consumo responsável e o ODS na escola |
|
|
2021 |
PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE BEM-ESTAR ANIMAL E GUARDA RESPONSÁVEL |
|
|
2021 |
Educação Alimentar e Nutricional na UEMA e Escola de Aplicação Paulo VI: múltiplos olhares rumo à Saúde coletiva comum |
|
|
2021 |
EDUCANDO PARA O COMBATE AO TRÁFICO DE AVES SILVESTRES EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO. |
|
|
2021 |
PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA:
Incentivo e valorização à participação de meninas e mulheres em carreiras científicas |
|
|
2021 |
Inserção da Meliponicultura como fator de desenvolvimento sustentável em Santo Amaro do Maranhão |
|
|
2021 |
A meliponicultura como uma estratégia para a conservação das abelhas sem ferrão e geração de renda sustentável |
|
|
2021 |
SUPORTE DIGITAL AOS ESTUDANTES DE BAIRROS RURAIS/PERIFÉRICOS DO CURSO DE BIOLOGIA, CAMPUS PAULO VI.
|
|
|
2021 |
ODS em ação: trabalhando o desenvolvimento sustentável na educação infantil |
|
|
2021 |
RESGATANDO A MEMÓRIA AFETIVA DE IDOSOS SOBRE SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO |
|
|
2020 |
APRESENTAÇÃO PRÉVIA DE TCC |
|
|
2020 |
Oficina para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos dos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas. |
|
|
2020 |
WEBINÁRIOS INTEGRADOS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (AÇÃO CONJUNTA DBIO/PPGRAP/CCB UEMA) |
|
|
2020 |
Webinários Integrados: Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação (uma ação conjunta DBIO/CCB/PPGRAP/DBIO) |
|
|
2020 |
Webinários Integrados: Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação
(Ação conjunta DBIO/CCB/PPGRAP - UEMA) |
|
|
2020 |
Practical English for Biological Science |
|
|