O Bacharel em Enfermagem ou Enfermeiro atua no planejamento, organização, supervisão e execução da assistência de enfermagem ao doente, à família e à comunidade. Presta cuidados de enfermagem aos casos de grande complexidade técnica e aos pacientes graves com risco de vida. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de saúde. Realiza a consulta de enfermagem e presta serviços de consultoria e auditoria de Enfermagem. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.
O Enfermeiro atua na rede básica de serviços de saúde; em escolas e creches; em empresas; em hospitais gerais e especializados; em clínicas e ambulatórios; em órgãos de gestão, financiamento e supervisão de saúde; no atendimento em domicílio; em casas de parto; em consultórios de enfermagem. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O Curso de Enfermagem tem o compromisso de formar profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com a resolução dos problemas sociais e de saúde da comunidade, além de possuir competências que possibilitem atender as dimensões do cuidado; da educação em saúde; da gerência em enfermagem; da pesquisa produção de conhecimento e ético-político capacitando e articulando sua vida profissionalcom o contexto de trabalho onde atuam.
Em conformidade com o que estabelece as diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Enfermagem/BachareIado, no seu Art. 40 incorpora-se neste projeto pedagógico a formaçã o do enfermeiro as seguintes competências e habilidades:
GERAIS:
— Atenção à Saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver espaço de prevenção, promoção, proteçäo e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias dos sistemas de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procura soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidades e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade de atenção a saúde não se encerra com alto técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
I — Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar
• 'undamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos e de prática. Para este fim, os menos devem possuir competência e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
II — Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter confidencialidade das informações a ele confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação
verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pe o menos, uma íngua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
V- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bemestar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
— Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar niciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos fisicos e matérias e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
VI — Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com sua educação e compromisso/estágios das futuras gerações de profissionais e os profissionais de serviço, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
CSPECÍFICAS:
Xinda de acordo com o que preceitua as diretrizes Nacionais e Curriculares a
:ormação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos seguintes conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
— atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
I- incorporar a ciência/arte do cuidado como instrumento de interpretação profissional;
II — estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo as estruturas e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
V- desenvolver formação técnico - cientifica que confira qualidade as exercício profissional;
V- compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicosdas populações;
VI- reconhecer a saúde como direitos e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidades do sistema;
VII- atuar nos programas de assistência integral à saúde Da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
VIII- ser capaz de diagnosticar e solucionar problema de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situação em constante mudança;
X — reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
K- atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
KI- responder às especificidadesregionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
EMA FOLHAM 9
PROC NO
RUBRICA-LZ-
MAT
KII- reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
KIII- assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
KIV- promover estilos de vidas saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de
Iransformação social;
KV- usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação e quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
XVI- atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerado os pressupostos dos modelos clínicos e epidemiológicos;
WII- identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
KIII- intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
XIX- coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contexto e demandas de saúde;
XX- prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
KXI- compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem àsdiferentes demandas dos usuários;
KXII- integrar as açöes de enfermagem às ações multiprofissionais:
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KXIII- gerencia o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Etica e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
KXIV- planejar e implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
KXV- planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
CXVI- desenvolver, participar e aplicar pesquisas elou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
CXVII- respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
0<111- interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
KXIX- utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
KXX- participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
KXXI- assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;
KXXII- cuidar da própria saúde fisica e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e
KXXIII- reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.
[C em seu parágrafo único, determina que:a formação do enfermeiro deve atender as necessidades sócias de saúde, com ênfase no Sistema Unico de Saúde I SUS)e assegurar a integridade de atenção e a qualidade e humanização do atendimento.
Diretor de Centro |
Raimundo Calixto Martins Rodrigues |
Diretor de Curso |
Eliel dos Santos Pereira |
Chefe de Departamento |
Inexistente |
5.1. Colegiado de Curso
O Colegiado é um órgão deliberativo e consultivo do Curso, conforme o que
determi 1a o Art. 49 e seus segmentos do Estatuto da Universidade Estadual do Maranhão, seção V, reproduzido ainda, no Art. 20 e seus segmentos, do Regimento dos Orgãos Deliberativos e Normativos da Universidade Estadual do Maranhão:
Art. 49 Os Colegiados de Curso são órgãos deliberativos e consultivos dos Cursos e terão a seguinte composição: I - o Diretor de Curso como seu Presidente; II representantes dos Departamentos cujas disciplinas integrem o Curso, na razão de um docente por cada quatro disciplinas ou fraçäo; III- um representante do corpo discente por habilitação.
Art. 20. Os Colegiados de Curso terão a seguinte composição: I - o diretor de Curso como seu presidente; II - representantes dos Departamentos cujas disciplinas integrem o Curso, na razão de um docente por cada quatro disciplinas ou fraçào; III - um representante do corpo discente por habilitação.
O Colegiado do Curso de Enfermagem é composto pelos seguintes membros:
)rofessor Msc. Eliel dos Santos Pereira (presidente);
•rofessora Msc. Kelvya Fernanda Almeida Lago Lopes;
)rofessora Msc Andrea Borges Araruna de Galiza;
Professor Msc. Ebenézer Mello Cruz;
)rofessora Esp. Maria Madalena Reis Pinheiro Moura; )rofessor Esp. Daniel Mussuri de Gouveia; Mine Sobrinho Silva (represente discente).
5.2. Núcleo Docente Estruturante
O NDE integra a estrutura de gestão acadêmica em cada curso de graduação, é
regido pela Resolução NO OI de 17 de junho de 2010 do CONAES e pela Resolução NO 826/2012 — CONSUN/UEMA, sendo co-responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso, tendo as seguintes atribuições:
I — contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
11 — zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III — indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas á área de conhecimento do curso;
IV — zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.
O INDE será constituído pelo(a) Coordenador(a) do Curso, como seu presidente e por mínimo mais 4 (quatro) docentes que ministram disciplinas no curso, sendo o limite máximo definido pelo Colegiado do Curso.
A viabilização das ações implementadas no Projeto Pedagógico do Curso de
Enfermagem faz-se imprescindível com a articulação do corpo docente juntamente com os
O planejamento, a partir do levantamento permanente de necessidades viáveis de solução leva a construção de um projeto de ação integrada do curso, de caráter flexível e multidimensional.
A formação de um profissional com visão humanista, crítica, reflexiva e voltada para o atendimento das necessidades demandadas pelo mercado atual, exige da academia
UEMA
FOLHAM
RUBRICA
MAT mecanismo de acompanhamento permanente e diferenciado como orma de estimar a valorização dos processos de ensino-aprendizagem praticado e a sua efetividade.
4.9.2. Avaliação Externa
O acompanhamento da autoavaliação da Instituição tem como objetivo utilizar os resultados obtidos no processo avaliativo para subsidiar decisões políticas e educacionais, e o Curso de Enfermagem busca desenvolver seu processo de avaliação tendo como base os objetivcs da proposta, naperspectiva de considerar o que determina a Lei no 10.861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES.
Nesta perspectiva, evidenciam-se como os mais relevantes e que atendem as necessidades do Curso, os seguintes:
nstalaçöes da Instituição;
-aboratório;
3ibIioteca;
\valiações das condições de ofertas do Curso; œ?orpo docente; œ?orpo discente; Vletodologias adotadas;
)rodução científica.
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