O egresso do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos é o profissional com a competência para planejar serviços, implementar atividades, administrar e gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente na indústria de alimentos. Este profissional é capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, de forma racional e sustentável, com o intuito de resolver problemas e contribuir com a melhoria dos processos na indústria de alimentos, podendo ainda atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, em instituições de ensino, pesquisa e consultorias.
O tecnólogo em alimentos poderá atuar em:
Competências:
Habilidades:
Gestores do Curso
O Gestor do curso será representado pelo professor coordenador do Curso.
Colegiado do Curso
O Colegiado de Curso é o órgão de natureza consultiva, deliberativa e normativa nos assuntos que tratam do ensino, pesquisa e extensão do curso, sendo regido pelo Regulamento dos Colegiados de Curso da Universidade Estadual do Maranhão. O Colegiado do Curso é composto pelo coordenador do Curso, seu presidente nato; por quatro professores que integram o curso de graduação; e por um representante discente, indicado pelo corpo discente do curso. O representante estudantil tem mandato de um ano, com direito a uma recondução. Compete ao Colegiado de Curso, no âmbito do respectivo curso:
Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo responsável pela criação, implantação e consolidação do projeto pedagógico dos cursos de graduação. O NDE do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é composto pela Coordenadora do Curso, Profª Ms. Fabiana Brito Cantanhede, sua presidenta, e quatro membros do corpo docente do curso, todos com titulação stricto sensu. Os membros do NDE são escolhidos em reuniões gerais de professores, envolvendo todo o corpo docente. A escolha obedece aos seguintes critérios:
A lista de membros é então transmitida ao Colegiado do Curso, para ratificação e publicação em ata. Os membros do NDE mantém entre si constante comunicação, em reuniões parciais ou gerais, ou via e-mail. Todos os aspectos do curso são alvo de discussão, do planejamento e implementação à realização e avaliação. Essas discussões se concentram, mas não se limitam ao NDE, já que todo o corpo docente é constantemente convocado. O NDE se reúne em reunião formal registrada em ata semestralmente, momento em que todos os questionamentos e sugestões recolhidos ao longo do período são discutidos. As ações são então deliberadas, registradas em ata e transmitidas ao Colegiado do Curso.
Corpo técnico-administrativo atual disponibilizado para o curso
a) Coordenador do curso
b) Coordenador de Tutoria
c) Assistente de Curso
Esse fluxo de gestão será realizado com o apoio do aparato de intermediação tecnológica do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET.
Eventual necessidade de admissão do corpo técnico-administrativo
A admissão só será feita caso surjam necessidades de substituição dos integrantes.
A avaliação é entendida como um processo de acompanhamento do aluno em seu aprendizado, servindo também para reorientar o processo de ensino-aprendizagem quanto: ao momento e à adequação dos materiais fornecidos, ao desempenho da tutoria, às orientações acadêmicas e à necessidade de materiais de reforço.
Na Educação a Distância a avaliação deve propiciar reflexões e a transformação da prática profissional, não se constituindo, em um mero mecanismo para o desenvolvimento de capacidades. Requer, portanto, uma grande articulação e responsabilização de todos aqueles envolvidos nos processos de ensinar e aprender.
A avaliação deverá, por conseguinte, se constituir num processo contínuo, cumulativo, sistemático e flexível e abranger as atividades desenvolvidas pelos estudantes nos momentos presenciais e a distância, bem como os recursos e métodos utilizados pelos professores e tutores no processo ensino-aprendizagem. A avaliação não pode ser entendida, portanto, como um simples processo de classificação de “aprovado” ou “reprovado”, mas, como uma possibilidade real de incentivar o estudante a buscar novas aprendizagens.
Nesse contexto, a avaliação é concebida como parte do processo de produção do conhecimento, devendo considerar o desempenho do estudante numa perspectiva processual e contínua que o avalie como ser criativo, autônomo, participativo e reflexivo. Assim, o processo de avaliação será desenvolvido ao longo de cada disciplina e de cada período, conforme determinado no calendário do curso, oportunizando o acompanhamento da aprendizagem de cada estudante.
Serão utilizados mecanismos e instrumentos diversificados de avaliação de forma que possibilitem, ao máximo, o acompanhamento do desempenho do estudante nas diferentes atividades desenvolvidas. Considerando os recursos tecnológicos disponíveis para os cursos do UEMANET, a avaliação pode ser efetivada como um processo contínuo na ambiência de ensino-aprendizagem. Assim, o planejamento da avaliação deverá propiciar a verificação contínua do progresso dos estudantes e as formas de suporte pedagógico a oferecer.
Além disso, deve favorecer a tomada de decisões participativas, onde o professor, o tutor a distância e o tutor presencial possam refletir conjuntamente, e, com o próprio estudante, sobre os aspectos que precisam ser melhorados e/ou reforçados. O estudante deverá ter autonomia de estudo e domínio crescente dos conteúdos. Tanto o professor quanto os tutores devem facilitar e estimular as conquistas e o crescimento pessoal e profissional do estudante, exercendo o papel de mediador das aprendizagens.
A sistemática de avaliação acadêmica adotada no Curso estará de encontro a metodologia aplicada pela modalidade a distância, que se desenvolve a partir de um conjunto de atividades e procedimentos e estará presente durante todo o curso, a partir de um conjunto de atividades virtuais e presenciais.
Quanto ao cálculo da nota nas disciplinas, as atividades virtuais são avaliadas pelo tutor a distância e todas as provas são corrigidas pelos tutores a distância.
A nota nas disciplinas é calculada considerando o peso de 40% para atividades avaliativas virtuais e 60% para provas presenciais:
Para cada atividade avaliativa, seja de natureza virtual ou presencial, é emitida uma nota variável de 0 a 10 (zero a dez), considerando o peso (percentual) de cada uma delas. É considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média igual ou superior a sete (7,0).
A revisão de notas é concedida ao estudante desde que seja solicitada ao Coordenador de Curso no prazo de 03 (três) dias úteis, contados da divulgação do resultado. Deverá ser realizada pelo Tutor a Distância, responsável pela sua emissão, em até 3 (três) dias úteis. Ratificada a decisão do Tutor a Distância responsável pela nota, cabe recurso à Coordenação do Curso, no prazo de 3 (três) dias úteis, a partir do conhecimento do indeferimento. Confirmada a validade do pedido do recurso, deve ser designada, pela Coordenação, uma comissão de 3 (três) professores, dotados de conhecimento na matéria objeto de revisão, da qual não faz parte o Tutor a Distância responsável pela emissão da nota em questão, e tem, a comissão, prazo de 5 (cinco) dias úteis para apresentar relatório à Coordenação do Curso, que se pronuncia no prazo de 10 (dez) dias úteis, em decisão final.
2. Avaliação dos Subsistemas de EaD
A avaliação dos subsistemas de EaD presentes no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem por objetivo controlar e aprimorar as etapas do processo pedagógico para garantir o alcance dos objetivos propostos para o curso. Para tanto, aplicar-se-á avaliação 360 graus, de forma continuada, realizada pelos atores do processo ensino-aprendizagem, entre eles, estudantes, professores tutores, professores conteudistas, professores formadores e coordenador do curso, contemplando os seguintes aspectos:
Como instrumentos de avaliação serão utilizados:
A estrutura de EaD projetada para o curso possibilita a integração das ações dos atores de EaD, possibilitando controle e sinergia no processo ensino-aprendizagem, assim como a prática de acompanhamento efetivo do estudante e sua avaliação em dimensão sistêmica e continuada. Os resultados das avaliações deverão ser utilizados com a função de retroalimentar os subsistemas de EaD objetivando o aprimoramento e novos patamares de qualidade e eficácia.
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