O Bacharel em Administração ou Administrador atua no planejamento, organização, direção e controle das Instituições, gerindo as questões financeiras, materiais e de pessoas. Em sua atividade, utiliza as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento. Nos processos de tomada de decisão, proporciona a circulação de novas informações, apresentando soluções flexíveis e adaptáveis ao contexto organizacional. Tem ainda como função fixar objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, compreendendo o contexto sociopolítico em que atua e exercitando a capacidade de comunicação e de relacionamento. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões sócio-ambientais.
O Administrador pode atuar na gestão de organizações públicas e privadas. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
De acordo com a ResoluçãoCNE/CES n°. 04/2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Bacharelado, o curso deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
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GESTOR |
CARGO |
Prof. Me. Vladimir Bezerra De Oliveira |
Chefe de Departamento |
Prof. Esp. João Airton Santos Porto |
Diretor do Curso |
A Universidade Estadual do Maranhão tem buscado despertar, no meio de sua comunidade, o interesse por uma avaliação visando à melhoria institucional. A aprovação da Resolução n. 188/98-CONSUN/UEMA, datada de 12 de maio de 1998, na qual aprova o projeto de Avaliação Institucional da UEMA configura ser imprescindível assumir a avaliação como um processo regular.
Nesse processo de avaliação, a UEMA realiza a avaliação institucional semestral onde utiliza um amplo questionário de pesquisa disponibilizado no portal da instituição. No período da avaliação é dada ampla divulgação junto à comunidade acadêmica (professores, alunos, servidores) e a participação tem sido de 92% no Curso de Administração de Timon.
A avaliação é parte integrante do processo de planejamento e será implementada pelo Colegiado do Curso de Administração através de um processo de aperfeiçoamento contínuo e de crescimento qualitativo, que busca, em suas metas, atender às aspirações de crescimento profissional, pautando-se, segundo as recomendações das Diretrizes Curriculares: pela coerência das atividades quanto à concepção e aos objetivos traçados por este Curso e quanto ao perfil do profissional, e também:
· Pela validação das atividades acadêmicas por colegiado competente;
· Pela orientação acadêmica individualizada;
· Pela adoção de instrumentos variados de avaliação interna;
· Pela disposição permanente de participar de avaliação externa.
Assim sendo, durante a realização do Curso, será executado todo um processo de avaliação que incidirá sobre os seguintes aspectos:
· Avaliação discente: avaliação do desempenho escolar;
· Acompanhamento e avaliação de desempenho do professor;
· Avaliação curricular: acompanhamento e avaliação do currículo, das disciplinas, unidades, subunidades, dos métodos, técnicas e processos, bem como da bibliografia básica e complementar;
· Validação curricular: realização de pesquisas com ex-alunos, objetivando conhecer os resultados profissionais do bacharel em Administração.
Outrossim, o Curso de Administração de Timon, após aprovação pelo Colegiado do Curso e pela Assembleia Departamental, realiza uma avaliação docente semestral com ampla avaliação dos seus resultados para o curso. Isso tem sido um diferencial importante uma vez que, ao divulgar o resultado para os discentes, estes sentem-se mais participativos e os resultados têm sido expressivos no que se refere à assiduidade e pontualidade dos docentes.
O conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE era 3.0 em 2012 e passou para 2,0 no ENADE de 2015. Além de melhorar as condições de infraestrutura do curso, a Direção do Curso tem adotado providências no sentido de melhorar o conceito, tais como:
ü Avaliação docente além da avaliação geral;
ü Controle rigoroso das faltas dos professores;
ü Acompanhamento do cumprimento das ementas das disciplinas.
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