Banca de DEFESA: INGRID TAYANE VIEIRA DA SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE: INGRID TAYANE VIEIRA DA SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 14/12/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO MESTRADO

AVALIAÇÃO DA SANIDADE EM CULTIVOS DE TILÁPIAS (Oreochromis sp.): UALIDADE DA ÁGUA, ALTERAÇÕES BRANQUIAIS E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES FÚNGICAS

Micologia, Biopatologia, Microbiologia, Piscicultura

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O objetivo neste trabalho foi avaliar a sanidade em cultivos de tilápias (Oreochromis sp.) através da qualidade da água, alterações branquiais e identificação de espécies fúngicas. As coletas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, da cidade de São Luís, estado do Maranhão, Brasil. Foram coletados água e trinta peixes para análise das brânquias em seis pisciculturas, três em São José de Ribamar (P1, P2 e P3) e três em Paço do Lumiar (P4, P5 e P6). Os produtores foram entrevistados a partir de um questionário semi-estruturado para averiguações, sobretudo, sobre o manejo e a sanidade dos peixes. Foram verificados os parâmetros: potencial hidrogeniônico (pH), temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido (O. D.), amônia e nitrito in situ nas pisciculturas. As análises microbiológicas para determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e Escherichia coli foram realizadas através do método Colilert®. As brânquias e amostras da pele dos peixes foram retiradas para análise de lesões histológicas e isolamento de fungos. As brânquias foram removidas e fixadas em formalina a 10%, por 48 horas e para a confecção das lâminas, as amostras passaram pelo processamento histológico. O isolamento dos fungos das amostras de brânquias e peles dos peixes foi feito em meio de cultivo ágar saboroud dextrose acrescido de clorafenicol. As alterações histológicas foram avaliadas através do cálculo do Índice de Alteração Histológica (IAH). Os dados de IAH foram analisados pelo teste t de Student. Os valores de temperatura, O. D., salinidade e nitrito obtidos foram considerados dentro dos padrões recomendados. O pH verificado em P6 é considerado potencialmente estressante aos peixes e, portanto um predisponente a patologias. A amônia em P2 está dentro do padrão considerado subletal. Em todas as pisciculturas avaliadas foram verificadas a presença de coliformes totais com elevados valores para as pisciculturas de São José de Ribamar. A presença da bactéria E. coli foi verificada em P1 indicando contaminação fecal da água do viveiro pela vazão de alguma fonte de efluente doméstico diretamente no viveiro ou no poço artesiano que abastece a piscicultura. As análises histopalógicas realizadas nas brânquias indicaram alterações morfológicas em todos os tecidos analisados. As lesões encontradas foram: levantamento do epitélio respiratório, hiperplasia do epitélio lamelar, congestão dos vasos sanguíneos, fusão lamelar, dilatação do seio sanguíneo e aneurisma lamelar. Os valores de IAH indicaram diferenças estatísticas significativas entre as lesões encontradas em P3 e P4, P3 e P6. O isolamento das amostras de fungos mostrou o crescimento de fungos dos gêneros Penicillium sp., Aspergillus sp.e Fusarium sp. - fungos produtores de micotoxinas. Essas espécies estão associadas ao processamento e armazenamento inadequado da ração. A ocorrência desses fungos pode ser ambiental ou pode estar relacionada ao uso de ração contaminada nos criatórios. A presença de micotoxinas em alimentos já foi associada a várias patologias em peixes. Vale ressaltar que deve haver elevadas contagens de fungos na ração para indicar a presença de micotoxinas.

Presidente - 1835909 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Externo à Instituição - IZABEL CRISTINA DA SILVA ALMEIDA FUNO - IFMA