Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR EMANOEL CHAVES MOURA

DISCENTE: VITOR EMANOEL CHAVES MOURA
DATA: 25/06/2023
LOCAL: Presencial Prédio de Biologia

Efeitos na composição da fauna de mamíferos e perspectivas de sua preservação nos Biomas Cerrado e Amazônia no estado do Maranhão

Conservação, Biodiversidade, Ecologia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O Bioma Amazônico, principalmente na região do extremo noroeste, vem sofrendo forte processo de degradação e fragmentação, resultado de vários fatores, principalmente daqueles de natureza antrópica. A porção do Cerrado Maranhense não difere muito da Amazônia, desde que ali a perda da cobertura natural já atinge 36%. Entretanto, o Cerrado norte ou MATOPIBA é a área com os mais elevados índices de perda da cobertura vegetal do país, estando os municípios maranhenses à frente no ranking de cobertura perdida. Então, dada a importância do conhecimento dos efeitos de tais atividades provindas da sociedade na comunidade de mamíferos de médio e grande porte para,quem sabe, garantir a proteção de forma permanente das espécies dessas regiões remanescentes de floresta tropical e cerrado, este trabalho foi levado a efeito num dos únicos remanescentes da área amazônica preservados, fora da região do Gurupi e na segunda maior unidade de conservação de cerrado brasileiro (Parque Estadual do Mirador). O estudo foi realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, ao extremo da Amazônia Oriental, localizada a oeste do estado do Maranhão e a porção do cerrado do Parque Estadual do Mirador e seu entorno. A técnica utilizada para obtenção dos dados foi armadilhamento fotográfico. Para a análise dos dados utilizou-se modelos de ocupação com o objetivo de avaliar a ocorrência de espécies e o uso de habitats. Os índices de diversidade e similaridade entre as áreas foram calculados usando os índices Shannon, Simpson, e a Equitabilidade de Pielou. O esforço amostral foi de 13.760 câmeras/noite (5832 para Amazônia e 7928 para o Cerrado). Às áreas amostradas estão bastante degradas e fragmentadas, sob forte influência antrópica. A região da Amazônia precisa de uma atenção ainda mais especial, pois depende exclusivamente de um empreendimento particular, que utiliza a supressão da floresta e a escavação do solo como fontes de recurso financeiro. Uma área tão importante localizada no extremo do bioma deveria ser prioridade para os entes públicos, no sentido da preservação de uma região com um potencial faunístico tão farto. O Cerrado por sua vez precisa de certa constância nos estudos, principalmente para elaboração de um plano de manejo (O PEM Mirador não o apresenta até o presente momento), ambas as áreas do bioma Cerrado têm menor influência direta das comunidades ali presentes comparadas com a Amazônia, mas ainda assim, sofrem com a caça e isolamento ecológico. Tanto o Parque quanto a região de Nova Colinas estão cercadas por extensas plantações de soja e milho. A avalição para uma possível implantação de corredores ecológicos entre as áreas é imprescindível para a sobrevivência das comunidades, não só dos mamíferos de médio e grande porte, mas para a biodiversidade como um todo.

Externo à Instituição - ADRIANI HASS - UFMA
Interno - 880589 - FLOR MARIA GUEDES LAS CASAS