Banca de DEFESA: GREICIENE DOS SANTOS DE JESUS

DISCENTE: GREICIENE DOS SANTOS DE JESUS
DATA: 31/01/2023
LOCAL: WEB CONFERENCIA

"CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE PEIXES DE ÁREA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE ANAJATUBA, MARANHÃOindicadores higiênico-sanitários, estirpes diarreiogênicas de Escherichia coli e genes enterotoxigênicos de Estafilococos coagulase positiva

Comunidades tradicionais. Pescado. Microbiologia. Salmonella. Escherichia coli. Staphylococcus

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

Objetivou-se caracterizar a qualidade microbiológica de peixes e da água de área quilombola do município de Anajatuba - MA, por meio do diagnóstico de micro-organismos indicadores higiênico-sanitários e detecção de estirpes diarreiogênicas de Escherichia coli e genes enterotoxigênicos de estafilococos coagulase positiva. Para isso, foram coletadas amostras de água e peixe em ambiente alagável, em dois períodos sazonais (seco e chuvoso), da comunidade quilombola de Ponta Bonita. Parâmetros abióticos (pH, oxigênio dissolvido, condutividade, temperatura) foram aferidos in situ e coletadas quatro amostras de água do ambiente alagável. Os exemplares de peixes capturados, 21 Hoplerythrinus unitaeniatus (jeju) e 21 Cichlasoma bimaculatum (acará preto) foram transportados vivos em caixas isotérmicas em oxigenação até a Universidade Estadual do Maranhão. Em ambiente laboratório, foi realizada a quantificação de coliformes totais e E. coli nas amostras de água e análises físico-químicas complementares (alcalinidade, cloretos, sólidos totais dissolvidos, nitrato, nitrito, ferro e turbidez). Após a eutanásia dos peixes, foi procedida à coleta de fragmentos musculares e realização das análises microbiológicas para caracterização da qualidade microbiológica dos peixes coletados: enumeração de bolores e leveduras, micro-organismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis e de Estafilococos coagulase positiva (ECoP), quantificação de coliformes totais e termotolerantes, pesquisa de E. coli e Salmonella sp. Das amostras positivas para E. coli e ECoP procedeu-se ao isolamento e identificação bioquímica dos isolados, seguido da extração do DNA das culturas puras e caracterização dos isolados por análise molecular. Os resultados do estudo evidenciam que as amostras de água estavam alteradas nos parâmetros físico (turbidez), químico (OD, STD e ferro) e microbiológico (coliformes totais e E. coli). Quanto à caracterização microbiológica dos peixes, 9,52% (n= 04/42) foram considerados inaceitáveis para consumo humano para Salmonella. A enumeração de ECoP variou de <10 a 3,9 x 104 ECoP/g, sendo 9,52% (n= 04/42) considerados com padrão intermediário e 4,76% (n= 02/42) inaceitáveis para consumo. Do total de isolados, 33,34% (n= 6/18) eram estafilococos coagulase positiva (ECoP) e 66,67% coagulase negativa. Dos seis isolados de ECoP, três continham genes codificadores das enterotoxinas estafilocócicas SEC e SEE e um isolado de estafilococos coagulase negativa foi detectado o gen see produtor de enterotoxina estafilocócica (SE). A quantificação de E. coli variou de 3,6 a >1.100 E. coli/g, sendo 4,76% (n= 02/42) considerados com padrão intermediário e 4,76% (n= 02/42) considerados inaceitáveis para consumo. Foram obtidos 40 isolados bacterianos em peixes e 20 das amostras de água que se comportaram conforme o esperado para o padrão da espécie E. coli nos testes bioquímicos. Com as análises 7 moleculares, foram identificados em 10 isolados de água, genes de virulência característicos dos patótipos diarreiogênicos EPECa, EPECt e ETEC e em 30 isolados de peixes, os patótipos ETEC, EPECt e STEC. A quantificação de coliformes totais e termotolerantes e enumeração de micro-organismos aeróbios estritos e facultativos viáveis e bolores e leveduras revelou elevadas populações bacterianas o que sugere más condições higiênicas do local de captura, matéria-prima contaminada, além risco da presença de patógenos fecais. Com base nos resultados obtidos conclui-se que a caracterização microbiológica de H. unitaeniatus e C. bimaculatum evidenciou micro-organismos indicadores higiênico-sanitários da legislação brasileira, micro-organismos indicadores do tempo útil de conservação e micro-organismos indicadores de condições higiênicas insatisfatórias. A presença desses agentes demonstra desequilíbrio do ambiente estudado. Do ponto de vista da saúde pública, torna-se importante e necessária uma campanha educacional dirigida aos quilombolas para conscientização sobre as boas práticas de biosseguridade, principalmente relacionada à existência de outros animais próximos, como aqueles criados com finalidade pecuária (suínos, bovinos e bubalinos) e a necessidade do monitoramento microbiológico e físico-químicos periódico do ambiente alagável.

Presidente(a) - 813947 - NANCYLENI PINTO CHAVES BEZERRA
Interno - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA