Banca de DEFESA: LORENA DOS SANTOS KOSTEK

DISCENTE: LORENA DOS SANTOS KOSTEK
DATA: 20/12/2022
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA

BIOMARCADORES HISTOLÓGICOS EM Lutjanus chrysurus BLOCH (1791) CAPTURADOS NA ILHA DE ITAMARACÁ AFETADA PELO DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL

Biomarcadores; Histologia; Peixes; Região Costeira

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Este estudo teve como objetivo analisar biomarcadores histológicos em brânquia, fígado, rim e gônada na espécie Lutjanus chrysurus em um dos trechos mais afetados pelo derramamento de óleo no estado de Pernambuco. Os peixes foram adquiridos pela compra comercial na ilha de Itamaracá, Pernambuco. Em Laboratório foram obtidos os dados biométricos de cada exemplar e feita a dissecação dos espécimes, para remoção e fixação das brânquias, rins, gônadas e fígado, onde estes foram fixadas em formol a 10% por 24 horas. Em seguida as brânquias foram descalcificadas por 9hs. As amostras dos tecidos foram submetidas à técnica histológica padrão, onde foram desidratadas em séries crescentes de álcoois, diafanizadas em xilol, impregnadas e incluídas em parafina em seguida cortes transversais de 5 micrômetros de espessura foram corados com Hematoxilina e Eosina (HE) e as lâminas foram analisadas em microscópio de luz. Os dados biométricos dos peixes da área de estudo foram expressos em médias e desvio-padrão. Para verificar a normalidade utilizou-se o (Teste Shapiro-Wilks) e homocedasticidade (Teste de Levene). O teste t de student foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre as médias. O teste t de student foi utilizado para comparar os dados das lesões branquiais e hepáticas encontradas. Os dados mostraram lesões branquiais e hepáticas significativas nos peixes da área de estudo. As principais lesões encontradas para as brânquias foram fusão, hiperplasia, necrose e desorganização lamelar, os dados estatísticos demostram haver diferenças significativas apenas para a lesão desorganização lamelar. As lesões hepáticas mais observadas foram fibrose, necrose e esteatose para a coleta 1, já para a coleta 2 as lesões mais frequentes foram necrose, centro melanomacrofágos (CMMs) e células em diferenciação. O teste t demostrou haver diferenças apenas para as lesões fibrose e necrose (p<,0,05). Para o tecido renal as alterações observadas foram espaçamento do endotélio capilar, aumento do lúmen tubular, Aumento na capsula de Bowman, necrose, CMMs, oclusão da luz tubular e dilatação do vaso sanguíneo. Para as gônadas as alterações observadas foram CMMs, necrose e folículo atrésico. A biometria indicou para os peixes que não houve diferenças significativas entre os sexos (p>0,05). O estudo indicou que as respostas biológicas alteradas (alterações branquiais, hepáticas, renais e gonodais) comprovam a existência de que esses animais estão submetidos a níveis de estresse que estão comprometendo as atividades biológicas dos peixes.

Presidente(a) - 291.095.820-53 - ROSANGELA PAULA TEIXEIRA LESSA - FURG
Interno - 027.177.753-23 - DÉBORA BATISTA PINHEIRO SOUSA - UFMA