Banca de QUALIFICAÇÃO: GREICIENE DOS SANTOS DE JESUS

DISCENTE: GREICIENE DOS SANTOS DE JESUS
DATA: 22/08/2022
LOCAL: WEB CONFERENCIA

CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE PEIXES DE ÁREA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE ANAJATUBA, MARANHÃO: indicadores higiênico-sanitários, estirpes diarreiogênicas de Escherichia coli e genes enterotoxigênicos de Estafilococos coagulase positiva

Comunidades tradicionais. Pescado. Perfil microbiológico. Salmonella. Escherichia coli. Staphylococcus

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

A pesca é uma das atividades extrativistas tradicionais mais importantes na Região Amazônica brasileira e o peixe representa uma das principais fontes de proteína para as comunidades quilombolas dessa área. Contudo, estudos sobre a microbiologia de peixes nessa Região são escassos. Logo, objetivou-se com o estudo caracterizar a qualidade microbiológica de peixes de área quilombola do município de Anajatuba – MA, por meio do diagnóstico de micro-organismos indicadores higiênico-sanitários e detecção de estirpes diarreiogênicas de Escherichia coli e genes enterotoxigênicos de estafilococos coagulase positiva. Para isso, foram coletadas amostras de água e peixe de ambiente alagável da comunidade quilombola de Ponta Bonita. Parâmetros abióticos foram aferidos in situ e coletadas amostras de água. Os exemplares de peixes capturados, 21 Hoplerythrinus unitaeniatus (jeju) e 21 Cichlasoma bimaculatum (acará preto) foram transportados vivos em caixas isotérmicas até a Universidade Estadual do Maranhão. Em ambiente laboratório, foi realizada a quantificação de coliformes totais e E. coli nas amostras de água e análises físico-químicas complementares por determinação dos parâmetros alcalinidade, cloretos, sólidos totais dissolvidos, nitrato, nitrito, ferro e turbidez. Após a eutanásia dos peixes, foi procedida à determinação de dados biométricos, coleta de fragmentos de tecido muscular e realização das análises seguintes microbiológicas para a caracterizar a qualidade microbiológicos peixes coletados: enumeração de bolores e leveduras, micro-organismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis e de Estafilococos coagulase positiva (ECoP), quantificação de coliformes totais e termotolerantes, pesquisa de Escherichia coli e Salmonella sp. Os resultados do estudo, evidenciam que as amostras de água avaliadas estavam alteradas nos parâmetros físico (turbidez), químico (OD, STD e ferro) e microbiológico (coliformes totais e E. coli). Quanto à caracterização microbiológica, das amostras avaliadas, 9,52% (n= 04/42) dos peixes foram considerados inaceitáveis para consumo humano para o parâmetro Salmonella. A quantificação de ECoP variou de 3,6 a >1.100 E. coli/g nos peixes examinados, sendo 4,76% (n= 02/42) dos peixes considerados com padrão microbiológico intermediário e 4,76% (n= 02/42) considerados inaceitáveis para consumo. Foram obtidos seis isolados de ECoP com a detecção dos genes enterotoxigênicos SEC e SEE. A quantificação de Escherichia coli variou de 3,6 a >1.100 E. coli/g nos peixes examinados, sendo 4,76% (n= 02/42) considerados com padrão intermediário e 4,76% (n= 02/42) considerados inaceitáveis para consumo. Dos oito isolados bacterianos de Escherichia coli foram identificados as estirpes diarreiogênicas EPEC, ETEC e EHEC. Do ponto de vista da saúde pública, torna-se importante e necessária uma campanha educacional dirigida aos quilombolas para conscientização sobre a boa prática de manejo nestes ambientes, principalmente relacionada à existência de outros animais próximos, como aqueles criados com finalidade pecuária (suínos, bovinos e bubalinos) e a necessidade do monitoramento microbiológico e físico-químicos periódico do ambiente alagável.

Externo à Instituição - ADRIANA CRISTINA BORDIGNON - UFMA
Interno - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA