Notícias

Banca de DEFESA: LADILSON RODRIGUES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LADILSON RODRIGUES SILVA
DATA: 16/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO:

"DIVERSIDADE PARASITÁRIA E ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS EM Hoplerythrinus unitaeniatus (Characiformes: Erythrinidae) E Cichlasoma bimaculatum (Perciformes: Cichlidae) DE ECOSSISTEMA LACUSTRE DA BAIXADA MARANHENSE, BRASIL"


PALAVRAS-CHAVES:

Ictioparasitos. Peixes nativos. Ambiente alagável.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Estudos sobre a sanidade de peixes utilizados para consumo por grupos sociais específicos que ocupam ambientes em condições sanitárias inapropriadas e que, ocasionalmente, concentram-se em populações de pluralidade étnica, sustentados pela falta de serviços públicos, a exemplo dos quilombolas são escassos. Nesse sentido, objetivou-se pesquisar a diversidade parasitária e as alterações histológicas em Hoplerythrinus unitaeniatus (Characiformes: Erythrinidae) e Cichlasoma bimaculatum (Perciformes: Cichlidae) de ecossistema lacustre da Baixada Maranhense, Brasil. Para isso, parâmetros abióticos da água foram aferidos in situ por meio de instrumento multiparâmetro. Foram coletadas quatro amostras de água e 42 exemplares de peixes de ambiente alagável, sendo 21 H. unitaeniatus e 21 C. bimaculatum. Os peixes foram transportados vivos em caixas isotérmicas com água proveniente do local de captura até a Universidade Estadual do Maranhão. Em ambiente laboratorial, realizou-se a quantificação de coliformes totais e Escherichia coli e análises físico-químicas complementares. Após a eutanásia dos peixes, coletou-se os parâmetros biométricos, os ectoparasitos e endoparasitos. Foram feitas análises histológicas do segundo arco branquial direito e de fragmentos de fígado de todos os exemplares. Os resultados deste estudo evidenciaram que a prevalência de ctoparasitos foi de 30,95% e a diversidade destes congrega três filos: Platyhelminthes, Trematoda e Arthropoda. A prevalência total de endoparasitos foi de 66,67%. O nematódeo Contracaecum sp. da Família Anisakidae foi encontrado em ambas as espécies e acantocéfalos, apenas em H. unitaeniatus. As principais alterações branquiais identificadas foram fusão incompleta e completa de várias lamelas, levantamento do epitélio respiratório, desorganização das lamelas, hiperplasia do epitélio lamelar e dilatação do seio sanguíneo. E as hepáticas foram epresentadas majoritariamente por vacuolização, núcleo na periferia das células, deformação do contorno celular, centro de melanomacrofágos, hiperemia, degeneração citoplasmática e vacuolização nuclear. Conclui-se que as lesões branquiais e hepáticas identificadas no estudo podem ser respostas adaptativas dos peixes ao ambiente impactado e a diversidade de parasitos. Considerando a importância dos peixes nativos para comunidades tradicionais no Maranhão, recomenda-se que esforços sejam concentrados na realização de estudos de sanidade mais abrangentes com padrões epidemiologicamente aceitáveis, que envolvam maior número de espécies e em diferentes áreas do Estado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARANNADIA BARBOSA SILVA - Uniceuma
Interno - 7086 - DÉBORA MARTINS SILVA SANTOS
Presidente(a) - 813947 - NANCYLENI PINTO CHAVES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 10/03/2022 14:59
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1