Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECA RAMOS SOUSA

SANIDADE EM PISCICULTURAS NO MARANHÃO: AVALIAÇÃO DA
QUALIDADE DA ÁGUA, ALTERAÇÕES BRANQUIAIS E IDENTIFICAÇÃO

DE ESPÉCIES FÚNGICAS EM PEIXES

Micologia. Biopatologia. Microbiologia. Fungos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Neste estudo objetivou-se avaliar a sanidade em pisciculturas através da qualidade da água, alterações branquiais e identificação de espécies fúngicas em peixes no Maranhão. Foram coletadas amostras de água, 13 peixes para a caracterização das patologias fúngicas em duas pisciculturas (P1 e P2) e 10 peixes para análise das brânquias em uma piscicultura (P1). Os produtores foram entrevistados a partir de um questionário semiestruturado para investigar sobre o manejo e a sanidade dos peixes. Foram também verificados através do equipamento multiparâmetro: potencial hidrogeniônico (pH), temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido (O.D.), amônia e nitrito nas pisciculturas. O parâmetro transparência foi realizado pelo Disco de Secchi. As análises microbiológicas da água para determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e Escherichia coli foram realizadas através do método Colilert®. As brânquias dos peixes foram retiradas para análise de lesões histológicas e isolamento de fungos. O arco branquial direito de cada peixe foi removido e fixado em formalina a 10% por 24 a 48 horas, descalcificados em ácido nítrico a 10% e submetidos ao processamento histológico de desidratação, diafanização, impregnação e inclusão em parafina. Os blocos foram cortados em micrótomo (5μm) e os cortes corados com Hematoxilina e Eosina. As lâminas foram analisadas em microscópio de luz Zeiss. O isolamento dos fungos das amostras de brânquias e peles dos peixes foi feito em meio de cultivo BDA (batata- dextrose-ágar) acrescido de clorafenicol. As alterações histológicas foram avaliadas através do cálculo do Índice de Alteração Histológica (IAH). Quanto aos resultados obtidos verificou-se valores de temperatura e pH considerados dentro dos padrões recomendados. O oxigênio dissovildo verificado em P1 e P2 pode ser um fator de estresse para o peixe, porque foi abaixo do recomendado. P1 e P2 demonstraram a condutividade elevada, o que pode sugeirir poluição na água. A amônia teve o resultado elevado em P2. O nitrito em P1 e P2 ficou acima do recomendado. A transparência na P2 está abaixo do valor de referência e pode indicar excesso de matéria orgânica. Nas duas pisciculturas avaliadas foram verificadas a presença de coliformes totais, na água. A presença da bactéria E. coli foi verificada em P2 indicando contaminação fecal da água do viveiro pela vazão de uma fonte de efluente doméstico próximo ao viveiro. As analises da patologia fúngica estão sendo realizada e da histopatologia foi verificado lesões branquiais do estágio I, II e III em ambas as coletas, indicando alterações moderadas do órgão.

Presidente(a) - 1835909 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Externo à Instituição - IZABEL CRISTINA DA SILVA ALMEIDA FUNO - IFMA