Banca de DEFESA: JACYEUDE DE MORAIS PASSOS ARAUJO SEGUNDO

DISCENTE: JACYEUDE DE MORAIS PASSOS ARAUJO SEGUNDO
DATA: 11/10/2019
LOCAL: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Estudo para implantação de técnicas inteligentes aplicadas à detecção e diagnóstico de falhas em motores de indução trifásica (MIT).

versatilidade, (CBM- condition based maintenence), diagnóstico.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Os motores de indução constituem boa parte dos acionamentos em equipamentos modernos, devido a sua longa vida útil, métodos de acionamento simples, mostrando versatilidade e boas características de funcionamento. Contudo, em situações diversas, ficam sujeitos a condições inadequadas que acabam expondo o equipamento a falhas. Neste contexto, a manutenção baseada na condição (CBM- condition based maintenence) desempenha um papel relevante, a detecção e o diagnóstico de falhas obtidos em tempo hábil, possibilita o adequado controle de parâmetros do seu funcionamento, a diminuição de custos causados com a manutenção corretiva e preventiva do motor, desta forma garantindo maior confiabilidade ao sistema através de sistemas preditivos. Diante desta situação, tem-se a proposta de desenvolver um sistema capaz de detectar e diagnosticar falhas no MIT(Motor de Indução Trifásico) do Lançador de Porte Médio do CLA(Centro de Lançamento de Alcântara).

Externo à Instituição - LEONARDO RAMOS RODRIGUES - ITA
Presidente(a) - 1837004 - MAURO SERGIO SILVA PINTO