Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RIBAMAR RIBEIRO SILVA JUNIOR

DISCENTE: JOSE RIBAMAR RIBEIRO SILVA JUNIOR
DATA: 14/09/2018
LOCAL: UEMA

METODOLOGIA PARA CÁLCULO DO AJUSTE DO LANÇADOR DE FOGUETES DE SONDAGEM BASEADA EM SIMULAÇÃO DE TRAJETÓRIA E MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO

Ajuste, Ponto de Impacto, Vento, Lançador, Foguete de Sondagem, Simulação, Otimização.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O ambiente de microgravidade é favorável para a realização de experimentos em diversas áreas da ciência com muitas aplicações tecnológicas e úteis para a humanidade. Esse ambiente pode ser atingido por meio do voo de um foguete de sondagem, por exemplo. Porém, para o lançamento de foguetes é necessário elevado grau de precisão, segurança e confiabilidade. Os foguetes de sondagem não-controlados são lançados através do trilho de lançamento e para compensar a influência direta que o vento tem sobre a trajetória do foguete, é necessário ajustar os ângulos de azimute e elevação de modo a compensar esse efeito (GARCIA, 2007). A presente pesquisa propõe um estudo sobre uma nova metodologia para cálculo de ajuste do trilho de lançamento desses foguetes para a compensar o efeito do vento em suas trajetórias. Através de um simulador de trajetória validado e um método de otimização, será determinado o ótimo ajuste para que o efeito do vento na trajetória seja compensado de uma maneira eficiente e precisa. O método de otimização irá minimizar a função objetivo (função distância) de várias variáveis, não linear e com restrições cujos valores são obtidos via simulação de trajetória. O simulador utiliza o método numérico de Runge-Kutta de 4ª e 5ª ordem para obter a solução das equações diferenciais no simulador. A função objetivo tem como parâmetros de entrada os valores de azimute, elevação, o perfil de vento real e o ponto de impacto nominal e fornece como saída a distância entre o ponto de impacto nominal e o simulado com vento(considerado como real). Com esse estudo, objetiva-se obter um método de ajuste do lançador de um foguete de sondagem não controlado, lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, mais robusto e de maior precisão quando comparado ao método do Guará, atual método usado no CLA, colaborando-se assim com a Segurança de Voo e ocasionando uma maior exatidão da área de isolamento necessária.

Externo ao Programa - 343.488.988-47 - ALAIN GIACOBINI DE SOUZA - INPE
Externo ao Programa - 012.180.990-03 - GUILHERME DA SILVEIRA - INPE