Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISÉS JOSÉ DOS SANTOS FREITAS

DESENVOLVIMENTO DE UM MONITOR DE CINTILAÇÃO IONOSFÉRICA DE BAIXO CUSTO

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O monitor de cintilação é uma ferramenta fundamental para estudo da ionosfera e os efeitos do clima espacial em sistemas de comunicação espaciais, em especial via satélite. Atualmente, os monitores de cintilação profissionais disponíveis no mercado custam entre 3.000 e 20.000 dólares, sem considerar os impostos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver, testar e validar um protótipo de um monitor de cintilação ionosférico de baixo custo (menos de 100 dólares), que atenda os requisitos de qualidade de medidas para pesquisas relacionadas ao tema. A arquitetura de rede e soluções de banco de dados para as medidas realizadas também serão contempladas nesta dissertação. Através desse protótipo pretende-se obter o índice de cintilação S4. Para cumprir estes requisitos básicos, este projeto utilizará plataforma Raspberry Pi, dispensando assim o uso de procedimentos de operação complexos e permitindo sua conectividade em rede para operação de múltiplos equipamentos simultaneamente. Com a implementação de uma rede de receptores de baixo custo será possível disponibilizar estes dados para institutos de pesquisa, universidades e até mesmo os centros de lançamento CLA e CLBI.

Externo ao Programa - 294.799.778-69 - ALISON DE OLIVEIRA MORAES - ITA
Presidente - 73486 - HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL