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Banca de DEFESA: Rogerio Silva dos Santos Coelho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Rogerio Silva dos Santos Coelho
DATA: 15/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio Novo da Matemática
TÍTULO:

O PERFIL DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Estudos e reflexões dialéticas sobre as competências e habilidades efetivas em Matemática dos alunos egressos da Educação Básica do município de Zé Doca - Ma


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Competências, Habilidades, formação integral.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho aborda a perspectiva politizada do Ensino de Matemática, defendendo
que este não é neutro e deve promover a formação integral do estudante, através,
principalmente, de seu acesso no mundo do trabalho. Autores como Demerval Saviani,
Guiomar Namo de Mello, Paolo Nosella, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Ole Skovsomos,

debates sobre as funções da escola, dos professores e do Estado na luta de classes,
especialmente no contexto da Educação Matemática. Saviani analisa as perspectivas de Mello
e as críticas de Nosella, destacando a importância de compreender a educação como um ato
político e a necessidade de os professores se engajarem nesse compromisso. Além disso,
autores como D'Ambrósio, Fiorentini, Ole Skvosmose e Lorenzato defendem que o Ensino de
Matemática deve ir além do ensino de técnicas e fórmulas, incluindo a formação de
habilidades e competências que permitam ao estudante interagir criticamente com o mundo.
Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas junto ao mercado local, aos
professores de Matemática do ensino médio, e consultas à base de dados do ENEM 2022. O
objetivo foi traçar o perfil do egresso do ensino médio no município de Zé Doca-MA,
analisando se as competências e habilidades efetivas de Matemática deles atendem às
demandas do mercado de trabalho. A análise, feita sob a ótica da dialética de uma educação
progressista, foi enriquecida com a percepção de docentes em atividade no Ensino de
Matemática nas escolas de ensino médio na zona urbana de Zé Doca.
A conexão entre a Matemática escolar e sua prática no mercado de trabalho é
destacada como fundamental, e autores como Lorenzato e Fiorentini apontam para a
necessidade de aproximar a Matemática escolar daquela praticada no mercado. A abordagem
materialista dialética é defendida como capaz de enriquecer o Ensino de Matemática, promovendo uma formação mais integral e significativa para os estudantes. Em suma, o
trabalho ressalta a importância de compreender o Ensino de Matemática como um ato
político, capaz de promover a formação integral do estudante e prepará-lo para o exercício
pleno de sua cidadania, especialmente no contexto do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6622 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Presidente(a) - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS
Externo à Instituição - VALESKA MARTINS DE SOUZA - UFMA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 10:35
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