Banca de DEFESA: MATEUS LOPES SOUSA

DATA: 14/07/2023
LOCAL: A defesa será realizada remoto na Plataforma Microsoft Teams

GEOMETRIA: O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Recursos Tecnológicos. Ensino Aprendizagem de Geometria. GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este resumo destaca uma pesquisa que investiga o uso de recursos tecnológicos, especialmente o software Geogebra, no ensino da Geometria no Ensino Fundamental. O objetivo é explorar o potencial desses recursos para tornar o ensino da Geometria mais dinâmico e interativo. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica, análise de materiais didáticos, observação de aulas e entrevistas com professores e estudantes. Destaca as vantagens de se utilizar o Geogebra como ferramenta auxiliar para visualização e exploração de conceitos geométricos, visando ao desenvolvimento do pensamento geométrico e habilidades matemáticas dos alunos. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a elaboração de propostas pedagógicas que incorporam o uso de recursos tecnológicos, como o Geogebra, no ensino da Geometria. Destaca-se a importância de uma abordagem inovadora que aproveite as potencialidades das tecnologias para enriquecer a aprendizagem e promover a compreensão dos conceitos geométricos. A pesquisa demonstrou o valor do Geogebra como uma ferramenta que contribui para visualização e exploração de conceitos geométricos, incluindo a criação de atividades interativas, simulações e demonstrações visuais, além da exploração de modelos tridimensionais. No entanto, foram identificadas algumas dificuldades, como a falta de acesso a recursos tecnológicos e a necessidade de capacitação adicional dos professores. Esses resultados ofereceram insights importantes para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma integração mais efetiva de recursos tecnológicos no ensino da Geometria.

Presidente(a) - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 6465 - JOÃO COELHO SILVA FILHO