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ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo com professores/as em formação do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)
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Orientador : SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA
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Data: 29/05/2024
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O presente estudo versa sobre o estágio supervisionado como componente curricular essencial à formação do licenciado em Pedagogia, objetiva investigar de que maneira a prática do estágio supervisionado permite desenvolver relações com as teorias aprendidas ao longo do curso. A proposta defendida aqui é o estágio supervisionado como campo de pesquisa, partindo da existência de uma relação indissociável da teoria com a prática. Faz-se uma contextualização do estágio e sua relação com a formação de professores, partindo da análise das falas narrativas dos(as) colaboradores(as) desta pesquisa, discentes do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). O problema de estudo é: Os professores(as) em formação do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano concebem o estágio supervisionado como um componente curricular que permite a análise, o conhecimento e a reflexão do trabalho docente? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com intuito de embasar teoricamente o estudo, seguido da pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, tendo como corpus as narrativas dos(as) colaboradores (as) da pesquisa, analisadas de ardo com a abordagem de Bardin (2011). Para a produção dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: roda de conversa e o questionário. Os autores que dialogaram com o estudo foram: Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Campos (2007), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Demo (2012), Tanuri et al. (2011), Imbernón (2014), Tardif (2005), Miranda (2018) e Minayo (2007) dentre outros. Foram investigadas as expectativas em relação ao início do estágio supervisionado e o acompanhamento após a conclusão de cada etapa. As narrativas analisadas, dão como resultados preliminares a necessidade de um diálogo pleno entre as disciplinas e o estágio, bem como, a interação com o projeto político pedagógico do curso e maior apropriação teórica por parte dos discentes para uma melhor compreensão do fazer pedagógico, expõem a necessidade de aproximação institucional com os campos de estágio e redistribuição da carga horária com as atividades do estágio.
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ANGELA MARIA LEONARDO SILVA
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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA ESCOLA COMUNITÁRIA JARDIM DE INFÂNCIA ROSA DE MAIO
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Data: 09/05/2024
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O presente trabalho de pesquisa, cujo tema é Formação Continuada dos docentes da Escola Comunitária Jardim de Infância Rosa de Maio, traz à baila a discussão sobre a formação continuada dos docentes das escolas comunitárias e filantrópicas conveniadas à prefeitura municipal de São Luís–MA. Teve por objetivo analisar o percurso de formação dos docentes da Escola Comunitária Jardim de Infância Rosa de Maio, tendo como foco a formação continuada de docentes. Na pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a documental; a coleta de dados foi realizada através do método da “observação direta intensiva”, onde utilizamos a observação do cotidiano escolar e entrevistas com 8 professoras e uma gestora/coordenadora da escola. Verificamos, através dos resultados, que as políticas públicas de formação continuada dos professores da rede municipal de São Luís não alcançam os docentes da rede de escolas comunitárias conveniadas à rede pública municipal, gerando uma categoria de “precariado professoral”, já que estes profissionais não possuem plano de cargos e carreira, piso salarial nacional, formação continuada em serviço e seus direitos trabalhistas não assegurados. O quantitativo de crianças, e respectivamente o número de docentes atendidos mediante convênio é maior que o atendimento feito pela rede pública municipal, sendo crescente a cada ano. Também como resultado da pesquisa, trazemos uma Proposta de Plano de Formação Continuada para os docentes da Escola Comunitária Jardim de Infância Rosa de Maio, concebida na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e construída a partir das demandas da escola pesquisa. Consideramos a necessidade de valorização dos docentes das escolas comunitárias conveniadas, através de políticas públicas que atendam esta categoria de professores; mas, é imprescindível que a prefeitura municipal de São Luís amplie sua rede de atendimento às crianças e não terceirize a educação infantil.
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ANTONIO JOSE VIANA DA SILVA
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O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NO AMBIENTE DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
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Orientador : SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
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Data: 23/05/2024
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O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com aderência à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, teve como objetivo analisar como se materializa a participação do Conselho Escolar em uma escola pertencente à Rede Pública Municipal de Ensino de São Benedito do Rio Preto/MA, buscando apreender mecanismos que favorecem tal participação, bem como possíveis contribuições para a qualidade do atendimento educativo e para a qualidade da educação. Na análise do fenômeno, que adotou uma perspectiva democrática de gestão escolar, buscou-se responder à seguinte questão: como se materializa a participação do Conselho Escolar em escolas pertencentes à Rede Pública Municipal de Ensino de São Benedito do Rio Preto/MA? Para dar consecução aos objetivos, o estudo trouxe à baila o itinerário histórico, político e econômico da gestão educacional e escolar no âmbito das políticas e reformas educacionais no Brasil, notadamente a partir dos anos 1990, dando início à criação de instâncias colegiadas, particularmente o Conselho Escolar enquanto mecanismo para fortalecer a gestão democrática no espaço/tempo da escola pública. A discussão e a análise do fenômeno teve como apoio teórico-conceitual: Aguiar (2008, 2023); Dourado (2006, 2007, 2020); Fonseca (2004, 2009); Freitas (2018); Hora (1994, 2002); Laval (2004); Paro (2007, 2010, 2016); Peroni (2003); Saviani (2009, 2010), entre outros. A análise levou em consideração os principais documentos legais constituídos a partir da Constituição de 1988, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN no 9.394, de 1996), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e o Plano Municipal de Educação (PME), entre outros. O estudo, que se insere na abordagem qualitativa, adotou a análise de conteúdo (Bardin, 1997; Franco, 200), e um olhar dialético (Kosik, 1976) na análise fenomênica. Além de documentos oficiais, foram analisados depoimentos do gestor da SEMED, do gestor escolar, de professores do Ensino Fundamental e de membros do Conselho Escolar (CE) de uma escola pertencente à rede pública de ensino de São Benedito do Rio Preto/MA. A análise dos documentos e das falas dos entrevistados, coletados na escola pesquisada, trouxe como principal evidência a constatação de que, embora a escola possua um Conselho Escolar, não há registro de ação efetiva dessa instância colegiada, o que permite inferir que a participação da comunidade escolar por meio da sua instância representativa encontra-se fragilizada, denotando uma cultura hierarquizada com pouca participação social na tomada de decisões sobre questões fundamentais da organização do sistema de gestão escolar, principalmente em suas dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras. Assim, justifica-se a importância do Conselho
Escolar como órgão colegiado, autônomo no âmbito da escola, que possa contribuir para materializar a democracia na escola. Como contribuição, foi construído um Caderno de Orientação para subsidiar o sistema de gestão escolar, com orientações quanto ao papel do Conselho Escolar na organização do sistema de gestão escolar, com especificidade para a gestão administrativa, pedagógica e financeira, bem como nas relações que a escola mantém com outras instâncias sociais.
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AURELICE MARIA DE OLIVEIRA PAULA
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NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a formação continuada do vivido ao legal
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Data: 13/05/2024
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Este estudo tem o título NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a formação continuada do vivido ao legal, e se justifica pela necessidade de discussão acerca de como as políticas de formação continuada de professores da Educação Infantil, em uma perspectiva de educação humanizadora, considera as especificidades das professoras e crianças como sujeitos historicamente situados. Além disso, pretende responder ao problema de pesquisa: De que forma as políticas de formação continuada estão presentes nas narrativas das professoras de Educação Infantil como possibilidade de uma educação humanizadora? Elencamos como objetivo geral: Analisar as narrativas das professoras de Educação Infantil em vista da compreensão das políticas de formação continuada numa perspectiva humanizadora. E específicos: Identificar as concepções de criança/infância presentes nas políticas de formação continuada de professores; discutir a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico Cultural como fundamentos para compreensão da formação continuada de professores da Educação Infantil; descrever as políticas de formação continuada oferecidas para a Educação Infantil a partir das narrativas das professoras e elaborar, a partir das análises realizadas, uma proposta de formação continuada para professores da Educação Infantil, que possibilite uma educação humanizadora. Adotamos como aporte teórico Saviani (2020, 2018, 2017, 2013, 2007, 2005); Vigotski (2018, 2010, 2003, 2000, 1995, 1991); Duarte (2013, 1996); Malachen (2016), Martins (2018), entre outros, além de algumas leis que norteiam a formação de professores a partir de 2014. As narrativas das professoras demonstram que elas avançaram na percepção da criança/infância e Educacão Infantil, em relação ao início de suas carreiras, porém, na prática educativa formal, se sobressai a perspectiva naturalizante de desenvolvimento. Assim, a formação continuada de professores de Educação Infantil é uma necessidade para realização de práticas humanizadoras, que considerem as crianças em suas concretudes. Para isso, a Pedagogia Histórico-Crítica se apresenta como uma concepção pedagógica capaz de enfrentar o discurso hegemônico, proporcionando a compreensão crítica da educação, desde as suas bases teóricas até sua prática social final, de forma consciente e intencional envolvendo a interrelação entre teoria e prática.
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CHIARA MARIA FERNANDES DA SILVA
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A (INTER)RELAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR COM OS RESULTADOS DO IDEB EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PAÇO DO LUMIAR – MA
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Orientador : ALBIANE OLIVEIRA GOMES
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Data: 16/05/2024
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A pesquisa intitulada A (inter)relação da Gestão Escolar com os Resultados do IDEB em uma escola municipal em Paço do Lumiar – MA busca responder à questão-problema: Qual é a relação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com as ações realizadas pela gestão escolar no referente ao fluxo escolar e ao desempenho de alunos(as) em uma escola no município de Paço do Lumiar – MA? O objetivo geral consiste em analisar as relações que a gestão escolar estabelece com o IDEB, a partir de resultados de dois indicadores utilizados para medir a qualidade da educação na escola: o fluxo escolar e as médias do desempenho na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para fundamentação teórica e compreensão do objeto de pesquisa, toma-se apoio nos(as) autores(as) Afonso (2000, 2007, 2009), Belo e Cardoso (2013), Bonamino e Souza (2012), Dourado, Oliveira e Santos (2007), Gatti (2013), Gomes (2016, 2017), Libâneo (2001, 2008, 2021), Oliveira (2003), Paro (2006, 2015, 2018), Saviani (2009), além de documentos e legislações que tratam da temática. A opção metodológica é por uma abordagem qualitativa, orientada pelo método dialético, na perspectiva de desvelar as contradições inerentes às possíveis relações entre gestão escolar e o índice de qualidade oficial, ancorada nos estudos de Kosik (2002). O campo empírico da investigação é uma escola da rede pública de ensino do município Paço do Lumiar – MA. Os resultados da pesquisa realizada revelam que o IDEB, como indicador de qualidade da educação brasileira, exerce um papel regulador dos trabalhos desenvolvidos na escola, que tem influenciado de forma direta e indireta nas ações da gestão escolar, e que define metas mesmo sem levar em consideração aspectos que interferem nos resultados, a exemplo a estrutura física da escola, a gestão escolar e a formação de professores(as), dentre outros.
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DAYVANE OLIVEIRA DA SILVA
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações das práticas pedagógicas no ensino de Matemática na Unidade Integrada Augusto Cury de Alto Alegre – Maranhão
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Data: 09/05/2024
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Este trabalho busca analisar como a formação continuada de professores em Matemática, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem contribuído para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na Unidade Integrada Augusto Cury, localizada no município de Alto Alegre do Maranhão. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, sob o prisma do Materialismo Histórico. Nossa investigação tem como parâmetros as concepções de formações continuadas, as políticas oficiais de formação continuada para educação matemática e os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a práxis pedagógica dos professores da escola campo. Iniciamos nosso estudo abordando a formação humana de forma geral e como ela foi se configurando ao longo dos anos, trazendo para o centro da discussão o modelo de produção capitalista, a sociedade neoliberal e suas implicações sobre essa formação. Em seguida, discutimos acerca do campo educacional, na perspectiva da formação do pedagogo e de todo processo histórico que marca a Pedagogia como um curso universitário, que licencia professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos também as discussões acerca das reformas empresariais da educação, que acabam por resultar nas atuais políticas educacionais que atribuem um caráter cada vez mais forte de mercadoria à educação. Ainda na fundamentação teórica, discorremos sobre a formação dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando as políticas de formação continuada para educação matemática. A partir dos resultados apreendidos, constatamos que não existem, no município de Alto Alegre do Maranhão, formações continuadas voltadas ao ensino de matemática, o que consideramos como uma grave lacuna no sistema educacional do município, haja vista tal fato desencadear dificuldades que se concretizam no processo de ensino e aprendizagem nessa etapa da Educação Básica. Desse modo, reiterando-se que a educação matemática é compreendida nesta pesquisa enquanto campo do conhecimento essencial para a formação social do ser humano, justificando, portanto, a necessidade de se conhecer os processos formativos envolvidos na prática docente para o ensino, apresentamos, como produto técnico tecnológico, um curso de formação presencial, intitulado “Educação Matemática na perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica”, estruturado em 40 horas, distribuídas em 4 módulos.
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FERNANDO LUCAS DA SILVA GOMES
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DISCURSOS HETERONORMATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise dos livros paradidáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Data: 16/04/2024
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Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da linha Formação de Professores e Práticas Educativas, traz como objetivo geral analisar os discursos heteronormativos presentes nos livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivos específicos: Localizar a norma heterossexual nos livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Descrever os discursos heteronormativos nos livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Problematizar as proposições performativas da heteronormatividade nos livros paradidáticos em análise; e Construir, através das análises realizadas nos livros paradidáticos, propostas pedagógicas para professores e professoras sobre a Educação Sexual, visando contribuir para um contexto escolar distante de atravessamentos (hetero)normativos. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa documental pautada nos Estudos Culturais em Educação, no qual utilizamos treze livros paradidáticos para análise, cedidos por escolas da rede municipal de Caxias – MA. A partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) construímos categorias e subcategorias para a discussão e problematização dos dados. Apesar de encontrarmos raras exceções, os resultados apontam que os livros paradidáticos corroboram com a generificação dos corpos, atuando como agentes normalizadores da heterossexualidade através da esfera dos papéis sociais, dos relacionamentos amorosos, das práticas esportivas, das cores e dos brinquedos. Os resultados desse estudo foram determinantes para a construção de um Produto Educacional em formato de e-book, com propostas pedagógicas para a valorização da diversidade através da Educação Sexual.
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GIULLIA CRISTINA MULATO VENANCIO
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INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos para a avaliação participativa
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Data: 26/04/2024
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A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA), na linha de pesquisa da Gestão Educacional e Escolar. A investigação apresentou como objetivo geral analisar o processo e a dinâmica da avaliação institucional participativa a partir dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009) em uma instituição pública de município do estado do Maranhão. A investigação parte dos diversos debates na
área educacional sobre a implantação de avaliações institucionais em creches e pré- escolas brasileiras, com vistas a oferta de qualidade, compreendendo o processo de
participação democrática como fator essencial para a garantia de direitos das crianças matriculadas em instituições de educação infantil. Para tanto, buscou-se compreender em que medida as avaliações institucionais participativas podem fomentar ações e políticas sobre a qualidade educacional ofertada. No percurso metodológico, a pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, a partir da pesquisa participante. Para a coleta de dados, utilizou-se da observação participante no encontro de avaliação institucional e entrevistas semiestruturadas. Como resultado das discussões e análises da investigação, propomos a realização de um curso de formação profissional continuada voltado aos profissionais da educação infantil do município investigado, abordando discussões sobre qualidade educacional e a implementação de práticas de avaliação institucional, levando em consideração a promoção de reflexões no contexto da gestão educacional como estímulo a efetivação de políticas que visem alcançar parâmetros de qualidade voltados para a educação da primeira infância. Deste modo, os resultados da investigação apontam para as possibilidades de participação e envolvimento dos diversos sujeitos que compõem a gestão da educação infantil e o processo de autoformação que se desenvolve a partir dos apontamentos desencadeados na avaliação institucional.
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GLEYDSON ROGERIO LINHARES DOS SANTOS COUTINHO
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PEDAGOGIA DO GRAFFITI E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ProvocAções decoloniais no ensino de Arte
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Orientador : ANA PATRICIA SA MARTINS
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Data: 23/05/2024
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A pesquisa apresentada ensejou uma discussão em moldes científicos perpassando as seguintes abordagens: decolonialidade e Graffiti. Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar as práticas docentes no ensino de Arte quanto à educação para as relações étnico raciais, a fim de propor uma Pedagogia do Grafitti enquanto ProvocAção decolonial no IEMA. Para que se alcançasse o êxito do nosso objetivo macro, foram postulados os seguintes objetivos específicos: a) identificar quais as estratégias didáticas desenvolvidas por docentes de Arte do IEMA para a educação das relações étnico-raciais; b) investigar as possibilidades do Graffitti como instrumento pedagógico para letramentos de reexistência no ensino de Arte; c) Propor uma formação docente de orientação decolonial que oportunize uma educação antirracista a partir da Pedagogia do Graffitti. Nossa investigação é sustentada pelo referencial teórico a partir de Freire (1996), Silva (2016), Walsh (2009; 2013; 2017) e Souza (2011; 2022). Em vista da abordagem qualitativa, fora desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental, com a qual se investigou os enunciados docentes que plasmam as atividades curriculares do IEMA. Ademais, foi proposto e enviado um questionário aos professores (as) do componente curricular de Arte da instituição, objetivando conhecer acerca das práticas e, como elas oportunizam engajamento antirracista numa educação para as relações étnico-raciais. Considerando ainda a natureza do mestrado profissional em educação, que orienta a pesquisa, apresentou-se nossa proposição de produto técnico-tecnológico, no qual se caracteriza como proposta formativa da Pedagogia do Graffiti, a ser disponibilizada no portal inter@ge professor que tem como suporte a rede social do Instagram e o canal do Youtube permitindo a hospedagem do que denominamos de Galeria Digital Aquarela Periférica com uma coleção pública, tendo seu acervo formado por produções acadêmico-científicas, previamente selecionadas, sobre a arte do Graffiti. Ainda sim, será oferecida uma proposta formativa aos professores de Arte, materializada através do curso “Pedagogia do Graffiti”, o qual também estará disponível digitalmente no Portal Inter@Professor, por meio de oficinas/aulas gravadas. Espera-se uma reverberação concisa com a pesquisa e um forte engajamento antirracista para fomentar construções socioeducacionais decoloniais/reexistenciais.
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JANIO OLIVEIRA LIMA
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FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
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Data: 13/05/2024
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A formação continuada do professor em todas as áreas da educação configura-se como de fundamental importância, em vista das aceleradas transformações de uma sociedade complexa, especificamente na área da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Diante deste atual cenário, a formação continuada do professor na perspectiva inclusiva torna-se necessária para a sua prática pedagógica, com o principal foco no ensino para todos, o qual deve ser direcionado com condições de
equidade. Assim, este trabalho de dissertação, apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, (linha de
pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas) segue os estudos pós- estruturalistas, uma vez que visa explicar a realidade social em que vivemos, tendo
como questão norteadora: Como a formação continuada de professores, específica da Educação Especial na perspectiva inclusiva, pode contribuir com mudanças em relação às suas práticas pedagógicas em um ensino para todos?; como objetivo geral da pesquisa: compreender as contribuições da formação continuada para docentes na perspectiva inclusiva, na construção de uma escola para todos. No que tange aos objetivos específicos, elencamos: entender a formação docente a partir do viés de uma escola inclusiva; pontuar na formação continuada docente a avaliação para os discentes da Educação Especial; entender a necessidade da superação de limitações e barreiras através da formação continuada do professor, com base nos fundamentos da inclusão de alunos considerados com deficiências; estruturar uma proposta de curso pedagógico ao professor com alunos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, com fins de orientações docentes para uma prática inclusiva, em que, nesse contexto, a exclusão pela ausência de conhecimento da realidade dos alunos seja, ao menos, minimizada. O desenvolvimento da pesquisa permitiu identificar a necessidade de um constante estudo em formação continuada por parte dos professores, não em relação às deficiências, características ou diferenças, mas a conhecer realmente o aluno. Para tanto, recomenda-se a leitura do livro A escola que queremos para todos. A pesquisa teve como objeto de estudo a análise das percepções do professor em decorrência da sua prática, em uma formação continuada, específica ao ensino de alunos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a qual foi analisada através de categorias que evidenciaram a relevância dessa formação, voltada aos docentes do Ensino Médio, por meio de
observações e registros que direcionaram a necessidade de ser constante a preparação do professor ao ensinar a todos os alunos com ou sem deficiências e necessidades educacionais especiais. O estudo se consolida, portanto, em uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, através da obtenção de dados a partir do uso de instrumentos como a entrevista semi-estruturada e a observação participativa. seguindo a fundamentação teórica de autores como: Hoffmann (2001), Freire (2009), Lanuti (2022), Mantoan (2003, 2006, 2013), entre outros.
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JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA
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ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas no IEMA Pleno São Luís Centro
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Orientador : IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
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Data: 21/05/2024
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Este estudo concentra-se na temática da inclusão escolar, pela compreensão da necessidade de refletir sobre políticas educacionais, recursos disponíveis, práticas pedagógicas e demais condições que podem estar relacionadas com a permanência escolar. É uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Seus instrumentos de coleta de dados são: entrevista semiestruturada e observação. Para isso, traça como problemática central, a questão: “Como tem ocorrido o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno São Luís Centro (2020-2021)?”. A partir dessa pergunta, foram elaborados os objetivos, ações que permitam visualizar esse cenário, sendo, o objetivo geral: “analisar o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMAS Plenos de São Luís–MA”. Para atender a esse objetivo, foram levantados os seguintes objetivos específicos: caracterizar os processos de educação inclusiva no contexto da história da educação brasileira; identificar a concepção do transtorno do espectro autista conforme o DSM 5; discutir o acesso e permanência dos estudantes com transtorno do espectro autista nos IEMAS; elaborar um aplicativo como ferramenta auxiliar no ensino de pessoas com autismo. Utiliza análise bibliográfica e documental, acessando a legislação (BRASIL, 1988, 1996, 2001a, 2001b, 2009a, 2009b, 2012, 2015, 2020, 2023) e autores que abordam o tema Sassaki (2002), Aranha (2005), Chahini (2006), Rodrigues e Maranhe (2008), Mazzotta (2014), Costa (2013), Mantoan (2015), Assumpção Junior; Kuczynski (2015), Liberalesso; Lacerda (2020), Bottentuit Junior e Mondaini (2011), entre outros. Conclui que esta pesquisa pode contribuir com os estudos da área de formação de professores e práticas educativas, com a ampliação das informações sobre o ambiente escolar maranhense e com a oferta de alternativas tecnológicas para o ensino.
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KARINI DA SILVA PINTO
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA:o potencial dos jogos e da gamificação na busca por novos horizontes educacionais
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Orientador : IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
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Data: 22/05/2024
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A presente Dissertação, vinculada ao Mestrado em Educação Profissional da Universidade Estadual do Maranhão tem como objetivo geral analisar de que forma o uso de metodologias
ativas baseadas em jogos e na Gamificação pode contribuir com o processo de ensino- aprendizagem na disciplina Geografia. Por se tratar de um Mestrado Profissional, apresenta
como produto técnico tecnológico o jogo de tabuleiro intitulado “Cidade em Jogo: Rolê em Upaon-Açu”. A pesquisa está fundamentada no Método Histórico-dialético. O tipo de pesquisa é Descritiva em relação ao objetivo proposto e de Levantamento quanto ao método de coleta de dados. Parte de uma abordagem qualitativa quanto à relação pesquisador/participante. A pesquisa foi desenvolvida com 26 estudantes do Ensino Médio e 1 (um) professor de Geografia da rede pública estadual. Para as bases teóricas da Dissertação, consideramos estudos sobre o ensino de Geografia presentes em Cavalcanti (2019), Castellar (2011), Callai (2011) e Kaercher (2005), que proporcionam vasta contribuição para os caminhos metodológicos dessa disciplina reforçando uma discussão teórica e epistemológica do saber geográfico. No sentido da aprendizagem ativa para os estudantes, fundamenta-se em Dewey (1978) e Freire (2011). Quando discutimos sobre a aprendizagem baseada em jogos e gamificação, alicerçamos as bases teóricas e metodológicas em Diesel; Baldez e Martins (2017), Bacich e Moran (2018) e Filatro e Cavalcanti (2023). Esses autores acreditam que a aprendizagem mais profunda parte do princípio do aprender a fazer, juntamente com as oportunidades que são ofertadas. Os resultados evidenciam que é necessário entender o ensino-aprendizagem de Geografia sob uma perspectiva crítica e voltada para a realidade dos estudantes, pautada numa necessidade real de implementação de novas metodologias de ensino. Concluímos que a utilização de metodologia ativa baseada em jogos e na gamificação oferece um caminho possível para oportunizar novas metodologias de ensino em âmbito educacional, proporcionando uma abordagem inovadora que estimula o engajamento dos estudantes, desenvolvendo habilidades cognitivas que promovem uma compreensão mais profunda do raciocínio geográfico.
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KAROLINY REIS PEREIRA
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A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM PAÇO DO LUMIAR-MA: análise da política implementada com professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
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Data: 07/05/2024
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O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), apresenta uma análise sobre a Política de Formação Continuada de Professoras(es) implementada no município de Paço do Lumiar (MA). O estudo ocorre a partir da seguinte problemática: como tem sido feita a gestão da política de Formação Continuada com professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município de Paço do Lumiar (MA)? O estudo tem como objetivo geral, analisar a Gestão da Política de Formação Continuada com professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Pública do município de Paço do Lumiar (MA), pela necessidade de examinar fundamentos, recursos e orientações para o planejamento,
a prática e o acompanhamento de formações na referida Rede Municipal. Desdobra- se nos seguintes objetivos específicos: descrever recursos materiais, pedagógicos,
financeiros, infra estruturais e humanos, bem como estratégias de implementação como local, duração e frequência utilizados na prática de Formação Continuada; apreender as abordagens teórico-metodológicas e respectivas intencionalidades políticas e pedagógicas, usadas para a fundamentação de conteúdos formativos desenvolvidos com as(os) professoras(es) da Rede Municipal; verificar formas de acompanhamento da Formação Continuada, desenvolvida na Rede Pública Municipal, bem como possíveis implicações para o desenvolvimento profissional docente desta rede; elaborar um Caderno de Orientações que instrumentalize, a Gestão Educacional da SEMED, no sentido do entendimento e viabilização da participação de docentes no processo que envolve a formação continuada da rede. Utilizamos da observação colaborativa e entrevistas gravadas, além do perfilamento dos participantes da pesquisa. Nos processos metodológicos, ancora-se no método dialético, considerando os aspectos sociais e históricos, tendo um caráter descritivo e com a utilização do estudo bibliográfico, documental e de campo. Fundamenta-se em referencial teórico, como: Floriani (2008); Maués; Camargo (2022); Gatti (2008); Paixão (2015); Prada (1997); Militão e Leite (2013); Paro (2016); Freire (2001); Albuquerque (2021), dentre outros. A gestão da política de formação continuada em discussão, expressa em todas as etapas das atividades formativas analisadas, configura-se como proposta alinhada ao modelo gerencial, que se aproxima de princípios neoliberais, muito embora o discurso seja pautado na busca pela elevação da qualidade da educação luminense para que o município avance social e economicamente.
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LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO IEMA/AXIXÁ-MA: conhecimentos e saberes em discussão
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Orientador : NADJA FONSECA DA SILVA
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Data: 29/05/2024
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Este estudo se vincula à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Educativas” do PPGE-UEMA e parte da seguinte questão norteadora: Como se dá a formação dos professores que atuam no IEMA/Axixá-MA e quais conhecimentos e saberes são construídos? O objetivo é analisar a formação continuada dos professores do IEMA/Axixá-MA, para sugerir uma proposta de Plano de Formação de professores na perspectiva da formação humana crítica e emancipatória. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico, análise documental e legal. Para coleta e geração dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, questionários, diários de campo, observação participante e análise de documentos oficiais. Para a organização e análise dos dados coletados utilizamos o método “análise de conteúdo”, baseado em Bardin (2011). O marco conceitual apoia-se nos estudos e pesquisas de Antônio Sampaio Nóvoa (1999), Paulo Freire (2001), Edgar Morin (2000), Duarte (2017 e 1981), Francisco Imbernón (2010), dentre outros autores. O locus da pesquisa foi o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA PLENO Axixá-MA, tendo como participantes 08 professores(as) e 01 gestor pedagógico. Os aspectos éticos se fundamentam no parecer 6.547.080 CEP. Os resultados demonstram que o IEMA realiza a formação continuada de professores voltada mais para atender aos pressupostos e interesses econômicos, do que a perspectiva crítica e transformadora. Consideramos que o IEMA tem como desafio o debate ampliado com seus professores para a implantação de uma política de formação continuada de professores que provoque a reflexão crítica da práxis, na perspectiva da formação humana e emancipatória dos estudantes, compreendendo que a educação é uma forma de intervenção no mundo, que solicita sujeito(s) aprendente(s) no contexto político, econômico, sócio-histórico e cultural.
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LEANDRO FONSECA LIMA
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DISCURSOS SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 15/04/2024
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A pesquisa intitulada “Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de Educação Física
dos anos iniciais do Ensino Fundamental” teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva
teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, os discursos sobre o corpo humano
presentes em livros didáticos de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental
adotados na rede municipal de ensino de São Luís, Maranhão, Brasil. Portanto, problematizou
que os conhecimentos sobre o corpo humano apresentado para os professores e as professoras desenvolverem aulas com os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ir além de saberes biológicos, contemplando saberes sociais, culturais e psicológicos. Levando desta maneira estes estudantes conhecerem seu próprio corpo melhorando o cuidado e posicionando- o na sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, que trabalhou com discursos e representações que precisam ser compreendidos, analisados e problematizados, preocupando- se em compreender relações, valores, atitudes, crenças, hábitos e representações e a partir desse conjunto de fenômenos humanos gerados socialmente. Como procedimentos metodológicos da referida pesquisa documental, foram analisados dois manuais do componente curricular de Educação Física da coleção Mais Buriti da autora Marisa Martins Sanchez, editora Moderna, do ano de 2021, dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de São Luís, Maranhão, Brasil. O estudo foi pautado no currículo cultural da Educação Física, entendida como uma manufatura coletiva, pois a coletividade, a cooperação e a participação conferem atualidade e relevância para os debates do campo da Educação Física. Concluímos que um ensino que se propõe ser construído com o outro, nas relações cotidianas da Educação Física escolar, em que pesem significados diversos, plurais e de reconhecimento de diferença. Sendo assim, seráimportante ampliar a discussão do tema corpo humano na escola, trazendo a busca pela compreensão desse corpo enquanto histórico, sociocultural, político e econômico que perpassa as dimensões biológicas.
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LEDA MARIA DE SOUSA RODRIGUES
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GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DE RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAXIAS – MA
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Orientador : SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
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Data: 28/05/2024
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A presente Dissertação realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação, insere-se na linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar, teve como objetivo analisar, na perspetiva da gestão democrática, como se realiza a gestão dos recursos públicos do PDDE em uma escola pertencente à rede pública municipal de Caxias-MA. O estudo, que teve como recorte temporal o período de 2015 a 2021, buscou responder à seguinte questão: Como se materializa a gestão dos recursos do PDDE em escolas pertencentes à rede pública municipal de Caxias-MA? Tendo em conta a problemática levantada, a investigação buscou apreender as percepções da comunidade escolar sobre gestão escolar democrática e quanto à utilização desses recursos, bem como a participação desta na tomada de decisão no que tange à utilização e à prestação de contas de tais recursos. Deram suporte teórico-conceitual à compreensão e à análise do fenômeno Adrião e Peroni (2007; 2012; 2015); Azevedo (2003); Saviani (1999; 2004; 2009); Fonseca (2009); Pinto (2002; 2018); Dourado (2002; 2013); Araújo e Adrião (2021); Paro (2000; 2010; 2016; 2018); Libâneo (2004); entre outros. A pesquisa, de abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994; Minayo, 2016), imprimiu um olhar dialético (Kosik, 1976) na análise do fenômeno. Foram adotados como procedimentos de investigação, observação do campo empírico, análise documental e entrevistas semiestruturadas, utilizando, para análise e interpretação dos dados, a análise de conteúdo, fundamentada em Gil (2011) e Franco (2008). Participaram da pesquisa a gestora escolar, professores do Ensino Fundamental, membros do Conselho Escolar e a secretária municipal de educação. O estudo tornou evidente a importância da gestão democrática, da escola pública, como base que sustenta a democracia participativa, assim como a necessidade de atuação das instâncias colegiadas, particularmente do Conselho Escolar, na organização do sistema de gestão escolar, especialmente na gestão de recursos financeiros do PDDE. De igual modo, os resultados alcançados por este estudo revelam desafios ainda a serem superados, considerando a baixa efetividade do nível de participação da comunidade escolar por meio das suas representatividades nas instâncias colegiadas. No que tange à gestão de recursos do PDDE na escola investigada, a pesquisa ainda revela dificuldades quanto à participação da comunidade pelas mesmas razões da pouca compreensão acerca dos princípios da gestão democrática, por um lado, e pela pouca abertura de espaços participativos, por outro lado. Ademais, a centralidade das ações da gestão e, particularmente, da gestão de recursos financeiros do PDDE, ainda parece estar concentrada nos domínios da figura da gestora da escola, vista por uma boa parte da comunidade como autoridade que deve conduzir as ações e as práticas da gestão. Como
contribuição, tendo em conta as evidências deste estudo, foi elaborado um Produto Técnico Tecnológico (PTT), no formato de uma Cartilha Pedagógica digital, com orientações teórico/práticas sobre gestão escolar democrática e participativa, além da fundamentação legal sobre os mecanismos de participação/controle social na gestão de recursos do PDDE nos espaços/tempos da escola pública.
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MANOELA PESSOA MATOS
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DECOLONIALIDADES E (TRANS)FORMAÇÕES: proposições a práticas educativas interculturais
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Orientador : ANA PATRICIA SA MARTINS
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Data: 23/05/2024
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Este estudo trata sobre o imperativo histórico da colonialidade do saber, que influencia e intervém no espaço acadêmico, no âmbito dos cursos de formação inicial de professores/as. Pretende investigar as concepções de formação inicial docente que orientam as práticas educativas de professores/as que atuam nos cursos de licenciatura no Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Buriticupu. Partimos das enunciações que constroem sobre formação inicial de futuros professores/as e das representações e significações que acompanham suas práticas educativas. Destacamos as intersecções entre questões étnico-raciais e racismo epistêmico, e outros fatores determinantes na disputa epistêmica no campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, inserida numa abordagem de caráter qualitativa, em interface com o referencial fundamentado no pensamento decolonial. A investigação baseia-se na geração de dados através do uso de entrevistas semiestruturadas e abertas, e utilização de pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise e interpretação dos dados gerados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da proposição de Birdin (1977). Com base nas entrevistas realizadas, podemos considerar que as percepções de grande parte dos/as entrevistados/as se aproximam de perspectivas humanizadoras, de horizonte decolonial. Isso por reconhecerem a pluralidade e diversidade de nossa sociedade, e agregarem às suas práticas educativas outras racionalidades, evidenciados através dos projetos que realizam juntos aos estudantes da instituição, indo além do currículo instituído. Existe em curso, também, concepção de formação inicial de professores/as que se assemelham à mera transmissão do conhecimento científico, visivelmente apegados/as às tradições seculares eurocêntricas. Além disso, os resultados da pesquisa, apontam que o pensamento decolonial começa a ganhar corpo na academia. No entanto, indicam, a necessidade de fortalecimento e criação de mais espaços e ferramentas para a difusão dos estudos decoloniais nos cursos de licenciaturas. Diante desses resultados, o que colocamos é a necessidade de maior diálogo e formação continuada com abordagens interculturais e decoloniais na academia. Por estas razões, como Produto Técnico e Tecnológico (PTT) elaboramos uma proposta de curso de formação continuada multimodal na perspectiva decolonial, voltado aos interlocutores/as da pesquisa, que sirva, também, de incentivo à elaboração de políticas de fomento para renovação do projeto político-pedagógico dos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Matemática no lócus da investigação.
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POLIANE DE LIMA VAZ DA COSTA
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A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexos na prática pedagógica do professor em Timon-MA no período de 2014-2022
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Data: 01/03/2024
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A presente pesquisa discute a valorização do trabalho docente na Educação Infantil no município de Timon-MA, entre 2014 e 2022, dando ênfase às metas de valorização dos(as) professores(as), conforme constam no novo Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014. Para isso, buscou-se responder ao seguinte questionamento: Como a valorização do trabalho docente reflete na prática pedagógica na Educação Infantil no município de Timon-MA? Diante disso, objetivou-se investigar a valorização do trabalho docente e seus reflexos na prática pedagógica na Educação Infantil no município de Timon-MA no período de 2014-2022. Como objetivos específicos, tem-se: Identificar, na prática pedagógica, os reflexos da valorização do trabalho docente na Educação Infantil; Descrever ações voltadas para a valorização profissional de professores da Educação Infantil no município de Timon- MA que estão presentes no Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS); Analisar as políticas públicas de valorização profissional de professores, considerando o que propõem os documentos oficiais em nível de país, estado e município, no período de 2014 a 2022; Elaborar e executar um curso de formação de professores(as) da Educação Infantil sobre política de valorização do trabalho docente. Pauta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, desenvolvida em 5 (cinco) pré-escolas de Educação Infantil do município de Timon-MA. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 7 (sete) professoras da Educação Infantil, o secretário de Educação, e a presidente do Sindicato dos(as) Professores(as) do município de Timon; posteriormente, os dados das entrevistas foram tratados a partir da Análise de Conteúdo. No cenário do estudo, foi necessário considerar as informações fornecidas pelos participantes da pesquisa, as reflexões elaboradas por autores que versam sobre a valorização dos(as) professores(as) da Educação Infantil, além do teor dos documentos oficiais, tais como: Constituição de 1988; a LDBEN/1996; o PNE (2014-2024); o PME de Timon-MA (2015-2025), entre outros. A partir disso, constatou-se que a valorização docente no município de Timon avançou em alguns pilares: (i) remuneração salarial, o que compreende o cumprimento do piso salarial e criação de PCCS; e (ii) investimento na formação continuada para as professoras da Educação Infantil. Porém, a partir das falas das professoras, foi constatado que há precarização no que se refere a: (i) condições físicas de infraestrutura e (ii) recursos pedagógicos, o que lhes impossibilita a realização da prática pedagógica com qualidade, prejudicando o desenvolvimento e direito de aprendizagem das crianças; iii) o excesso de cobranças e ausência de condições físicas de trabalho para as professoras da Educação Infantil, que acarretam problemas de saúde. Quanto à descrição das ações contidas no PCCS, percebeu-se que houve reestruturação do documento, que ampliou melhorias para a carreira docente, com a criação de classes, afastamento para formação continuada, gratificações conforme titulação, e cumprimento do piso salarial, entre outros. Quanto aos documentos que tratam das metas de valorização docente em âmbito nacional, estadual e municipal, constataram-se alguns avanços no cumprimento de metas relacionadas à remuneração e formação continuada, enquanto outras permanecem estagnadas. Assim, conclui-se que as políticas de valorização docente no município de Timon-MA avançaram parcialmente no que diz respeito ao cumprimento da remuneração e à oferta da formação continuada às professoras da Educação Infantil. Ao mesmo tempo, sem a oferta das devidas condições de trabalho necessárias, a prática pedagógica docente fica limitada, gerando reflexos na aprendizagem das crianças. Nesse sentido, é preciso garantir condições plenas de infraestrutura, de trabalho pedagógico, de materiais, e uma atenção em especial à saúde mental e física do docente, a fim de que esses fatores venham a contribuir no usufruto de boas condições e proporcionem um ensino de qualidade às crianças.
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RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
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AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: implicações da prova Brasil na organização das práticas pedagógicas dos professores da rede pública de ensino fundamental
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Orientador : GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
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Data: 16/05/2024
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O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa – Gestão Educacional e Escolar, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), busca reflexões acerca das implicações da Prova Brasil na organização das práticas pedagógicas de professoras. Tem como objetivo geral analisar as implicações da Prova Brasil nas práticas pedagógicas das professoras do 5o ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Caxias-Ma. E como objetivos específicos: identificar a concepção de avaliação em larga escala das professoras do 5o ano do ensino fundamental ;caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras do 5 ano do ensino fundamental , em função da Prova Brasil; elaborar estratégias formativas sobre avaliação externa para a reorganização das práticas pedagógicas no 5o ano do ensino fundamental. Assim, busca-se auxiliar no desenvolvimento de estratégias favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem na rede pública municipal. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os aportes teóricos que fundamentam esta pesquisa, no que concerne a avaliação em larga escala e as práticas pedagógicas, estão embasados a partir das contribuições de autores como Rocha (2017), Correia (2017), Santos (2018), Silva (2021), Melo (2022), Afonso (2009). Ball (1992; 1994; 2002), Bresser Pereira (1998), Dias Sobrinho (2003; 2010), Castro (2005), Gatti (2009), Freitas (2007; 2018), Hoffmann (2002), Esteban (2013), Bonamino (2002), Marcolla; Serafini (2021), Fonseca (2009), Libâneo (2008) entre outros.O estudo justifica-se por apresentar uma proposta de análise de novas abordagens críticas e teóricas a respeito da avaliação em larga escala. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede pública municipal de ensino, situada na zona urbana de Caxias/MA. Os participantes da pesquisa são professoras que lecionam no 5° ano do ensino fundamental da rede pública, o instrumento utilizado para a produção dos dados foi a entrevista. Através do conhecimento de tais implicações é possível criar ações que contribuam para a obtenção de melhores resultados na educação. Como produto, esta pesquisa traz um planejamento que contém informações sobre a formação no que diz respeito ao processo avaliativo nas práticas pedagógicas. O objetivo é que esse material sirva como fonte de consulta e inspiração para o compartilhamento de informações junto aos demais docentes da rede municipal de Caxias – MA, contribuindo para melhoria de sua prática pedagógica, no sentido de implementar o processo avaliativo nas práticas pedagógicas. Após levantar algumas das implicações da avaliação em larga escala, os resultados da pesquisa de acordo com os relatos das colaboradoras buscam resultados positivos a partir da Prova Brasil, por exemplo, embora não signifique aprendizagem para os alunos, uma vez que se direciona o olhar para os aspectos quantitativos, além de legitimar o discurso de poder e controle por meio da lógica de mercado. Portanto, frente a essa realidade, percebe-se que no processo avaliativo com o caráter em larga escala, influencia na organização da escola, onde o currículo é centralizado na direção dos rendimento dos alunos a partir da Prova Brasil, por isso na fala das professoras a utilização do simulado é marcante, pois é disseminado enquanto metodologia do treino como uma preparação para a prova.
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REGIANE PEREIRA SILVA
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GESTÃO ESCOLAR: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENFRENTAMENTO À DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA ESCOLA “ORIGEM DO SABER” NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM BREU BRANCO-PA
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Orientador : RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
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Data: 16/05/2024
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A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UEMA, no curso de mestrado em educação profissional, analisa as ações pedagógicas da gestão escolar em uma instituição de educação básica do município Breu Branco-PA no enfrentamento às defasagens de aprendizagem dos estudantes, acentuadas no contexto da pandemia Covid-19. Sintetizamos como objetivos: a) identificar os tipos de ações pedagógicas utilizadas no enfrentamento à diminuição na aprendizagem dos estudantes; b) caracterizar as finalidades e as ocorrências dessas ações na relação com a superação da defasagem na aprendizagem dos estudantes; c) analisar como as ações pedagógicas de gestão escolar contribuem no processo de superação da defasagem na aprendizagem dos estudantes, e, a partir dessa análise, d) elaborar uma proposta de formação em gestão de planejamento coletivo de ensino em vista do enfretamento da defasagem na aprendizagem dos alunos. Para o estudo em pauta, buscamos a fundamentação teórico-metodológica em autores como: Giroux (1988), Laval (2003), Freire (1970, 1992, 1999), Oliveira (2010), Paro (2017) e Libâneo (2017), dentre outros. A pesquisa, de natureza crítico-reflexiva, inscreve-se nos parâmetros da abordagem qualitativa, cuja a análise dos dados recolhidos, por meio de questionários e entrevistas, põem em evidência que defasagens de ensino e aprendizagem em vários componentes curriculares aumentaram durante a pandemia, constituindo-se um desafio para a gestão escolar na dimensão pedagógica, no sentido de desenvolver um trabalho sistemático de diagnóstico dessa realidade, de problematização das questões mais pertinentes e criação de contextos reais de ensino que garantisse a socialização do conhecimento escolar de forma coletiva e democrática. A partir da análise dos dados, constatamos que a efetividade desse processo, encontra sua possibilidade implicada em um planejamento de ensino coletivo como uma prática de gestão escolar na dimensão pedagógica de construção coletiva do ensino e do conhecimento. Por fim, o estudo permite contribuir com a discussão sobre a gestão escolar, a partir das análises sobre o enfrentamento das defasagens de aprendizagens, com a proposta de um Produto Técnico Tecnológico intitulado: PLANEJAMENTO COLETIVO DE ENSINO: uma proposta de formação de gestão escolar na dimensão pedagógica (PTT), com o objetivo de permitir a participação dos gestores e educadores em um processo coletivo de reconstrução de suas práticas escolares de ensino e aprendizagem dos educandos.
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SANDRA MOREIRA DE FREITAS
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TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL (TGE): análise sobre o modelo de gestão no INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IEMA
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Data: 30/04/2024
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O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) e tem como Objetivo Geral analisar a consolidação dos princípios e conceitos da Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), identificando os impactos vivenciados no âmbito do processo de gestão educacional do IEMA – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O IEMA, criado em 2015, é uma escola de Ensino Médio Integral Articulado à Educação Profissional. O trabalho inicialmente traz uma abordagem sobre os diversos conceitos de gestão, mudanças e evoluções por que passaram ao longo dos anos e que a instituição escolar acaba por absorver os reflexos dessas mudanças sociais. Destaque para o modelo de gestão escolar buscado por todos que é a gestão democrática. Regulamentada pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional (LDBEN) e do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. A pesquisa, de abordagem qualitativa, transcorreu através de análise documental, observação e realização de entrevistas de forma on-line, direcionado aos gestores e professores do IEMA Pleno. A pesquisa evidenciou positivamente que o modelo de gestão – TGE – contribui de forma favorável para o trabalho docente, para o processo ensino e aprendizagem; e consequentemente para a qualidade do processo educativo oferecido na Unidade. Também esclarece que o IEMA Pleno caminha sob os princípios da TGE e que o modelo de gestão fortalece a gestão democrática na Instituição. Como requisito do Mestrado Profissional, propõe-se como Produto Técnico Tecnológico (PTT) um Material Didático, que consiste em um livreto elaborado de maneira concisa, que poderá ser usado como suporte, contendo informações essenciais com fins didáticos, de modo esclarecedor e que venha a contribuir sobre o processo de gestão vivenciado no IEMA Pleno tendo como foco a educação integral dos estudantes.
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SUZANA DE JESUS ALMEIDA CALVET BARBOSA
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POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020
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Orientador : SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
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Data: 30/04/2024
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Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor
Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar
como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria
formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias
digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves
Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de
Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico
Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo
exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.
Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),
Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,
2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos
problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou
engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de
recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de
conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados
da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em
vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e
fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da
contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa
vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário
apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-
se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em
Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar
neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes
boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa no Mestrado em Educação do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), intitulada “Possibilidades na Formação Continuada do Supervisor
Escolar para o Uso de Tecnologias no Cenário Pós-Março de 2020”. Buscou analisar
como o profissional especialista da supervisão atua para garantir a sua própria
formação e a formação continuada docente para trabalharem com as tecnologias
digitais. A pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves
Madureira, escola de Ensino Médio da rede estadual, localizada no município de
Bacabeira – MA. Sua abordagem é qualitativa, firmada no método científico
Materialismo Histórico-dialético, sendo ainda, de natureza aplicada e de objetivo
exploratório e descritivo com enfoque no procedimento de pesquisa bibliográfica.
Fundamentou-se em autores como: Castells (1999, 2003), Libâneo (2004, 2008),
Moran (2015), Nóvoa (1992, 2009), Paulo Freire (1967, 1980, 1996), Rangel (2001,
2005), dentre outros. Trata-se ainda de uma pesquisa implicada, que parte dos
problemas práticos do contexto de atuação da pesquisadora, que se encontrou
engajada no contexto em que a pesquisa aconteceu. Sobre o procedimento de
recolha de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a análise de
conteúdo de Bardin para inferência das percepções dos participantes. Os resultados
da investigação compuseram um diagnóstico das atribuições do supervisor, tendo em
vista sua historicidade e legislação, especialmente quanto à formação continuada e
fomento ao uso das tecnologias digitais, além de dialogar com teóricos da
contemporaneidade, que ajudaram a compreender as tensões da realidade complexa
vivenciadas na escola a partir das mudanças decorrentes do novo cenário
apresentado com a Covid-19. Como produto técnico tecnológico da pesquisa, criou-
se um Site, sustentado numa perspectiva colaborativa, intitulado: “Supervisão em
Sinergia: Seu espaço de colaboração e troca de experiências!” O propósito ao pensar
neste produto, foi contribuir com o trabalho do supervisor, reverberando nos docentes
boas práticas pedagógicas e aprendizagens significativas nos estudantes.
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TAMYLES MARQUES SANTOS
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QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA NOVA DOS MARTÍRIOS - MA
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Orientador : ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
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Data: 22/05/2024
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O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Linha de Pesquisa “Gestão educacional e escolar”, tem como propósito apresentar resultados alcançados pela pesquisa, cujo objetivo é analisar os indicadores de qualidade e as ações dos gestores escolares da rede pública municipal de Vila Nova dos Martírios – MA, tendo em vista a qualidade da educação ofertada na rede pública do município na busca de compreender as possíveis contribuições para a qualidade da educação no âmbito das ações na escola, levando em consideração os princípios da gestão democrática, definidos na constituição de 1988 e na LDBEN 9.394/96. O aporte teórico-conceitual que corroboram com a temática deste trabalho são: Dourado e Oliveira (2007, 2009), Hora (2007), Libâneo (2008, 2012), Lück (2012, 2013), Nóvoa (2019, 2022), Paro (2010), dentre outros. A pesquisa alinha-se à abordagem qualitativa (GOLDENBERG, 2013), e a realização da investigação empírica, deu-se por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Contou com a colaboração de nove gestores e dezoito professores de nove escolas pertencentes à rede municipal de Vila Nova dos Martírios-MA. O estudo utilizou como procedimento de análise dos dados, a análise de conteúdos (BARDIN, 2002) inferindo proposições acerca do objeto de estudo, que buscou responder a seguinte questão: a qualidade da educação tem relação com o perfil profissional dos gestores escolares da rede pública municipal de Vila Nova dos Martírios – MA? Entre as principais impressões destacamos: a maioria das escolas pesquisadas os gestores foram escolhidos por indicação política, descumprindo o que determina a meta 19 do Plano Nacional de Educação e a meta 18 do Plano Municipal 2014-2024; todos os gestores escolares exercem o cargo a menos de três anos sendo a primeira experiência na função e não passaram por nenhum processo formativo antes de assumirem o trabalho. Em suma, os resultados apresentados neste estudo não permitem afirmar se o perfil dos gestores escolares de Vila Nova dos Martírios-Ma tem relação com a qualidade da educação, levando em conta além das evidências já relatadas, os resultados do IDEB obtidos pelas escolas frente às metas estabelecidas pelo MEC, considerando outros fatores que contribuem para a qualidade da educação, como: o trabalho e formação docente, recursos humanos e materiais, instalações e estruturas, etc. Para contribuição deste estudo, propomos como produto técnico tecnológico a criação de um núcleo de formação permanente, com vistas à formação dos gestores escolares.
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