Banca de DEFESA: LORRAN ANDRE MORAES

DISCENTE: LORRAN ANDRE MORAES
DATA: 30/01/2019
LOCAL: CESC/UEMA sala C1

O PROCESSO DE CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL CÂNION DO RIO POTI E FLORÍSTICA DE ANGIOSPERMAS, BRIÓFITAS E SAMAMBAIAS

Afloramentos rochosos. Caatinga. Diversidade vegetal. Unidade de conservação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

O Brasil é megadiverso, apresenta e abriga a maior biodiversidade do planeta, em especial da flora. Nesse sentido, os estudos sobre a composição e diversidade florística são extremamente importantes, principalmente para as angiospermas, briófitas e samambaias, para o conhecimento e compreensão da estrutura e da dinâmica da vegetação. Esses estudos possibilitam informações qualitativas e quantitativas (abundancia, diversidade, riqueza e distribuição) das espécies, que visam a priore subsidiar a tomada de decisões sobre o manejo, modelos de conservação e preservação sobre as áreas pesquisadas. Nesse contexto, as áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, estações e reservas ecológicas/biológicas, funcionam como aliado e parceiro, com objetivos de proteção dos biomas e da biodiversidade. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar os aspectos e mecanismos responsáveis pelos processos de criação, implantação do Parque Estadual Cânion do Rio Poti, Buriti dos Montes/Piauí e listar a sua flora das angiospermas, briófitas e samambaias. Para tanto, a metodologia utilizada para analisar o processo de criação, implantação foi a bibliográfica e documental. Já para a florística, procedeu-se com a coleta de material botânico provenientes de trechos de áreas de afloramentos rochosos presentes sobre a influência do Cânion do Rio Poti. As plantas coletadas foram herborizadas, identificadas e classificadas, seguindo metodologia usual para cada um dos grupos supracitados. As espécies encontram-se depositadas no Herbário do Centro de Estudos Superiores de Caxias/CESC, da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Como resultados, tem-se que o Parque Estadual Cânion do Rio Poti, localizado no município de Buriti dos Montes, é uma Unidade de Conservação Integral, criada no Piauí em 2017, pelo decreto nº 17.429, e o seu processo histórico de criação foi uma luta de ambientalistas, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e dirigentes de órgãos públicos e privados dos estados do Piauí e Ceará, seguindo os preceitos estabelecidos em Lei. A UC ainda não deu início as fases do processo de instalação/implantação da infraestrutura da sede. Assim, há portanto a necessidade urgente da implantação da infraestrutura física da sede do Parque proposta, mediante as diversas funções, como a de assegurar a manutenção e o suporte dos serviços ecológicos e ambientais essenciais para a conservação e preservação da biodiversidade, recursos naturais, sítios arqueológicos e paleontológicos, entre outros na região. Já na parte da vegetação, a composição florística de angiospermas, briófitas e samambaias do Parque é representada por 116 espécies, distribuídas em 94 gêneros e 42 famílias. Destas, 96 espécies (82,7%), 82 gêneros e 34 famílias são de angiospermas. Para briófitas são registradas 14 espécies (12,1%), distribuídas em seis famílias e oito gêneros, enquanto as samambaias são compostas por seis espécies (5,2%), distribuídas em quatro gêneros e duas famílias. Em relação a distribuição das espécies dos respectivos taxa nos domínios fitogeográficos, seis (8 spp., 6,9%) estão presentes em todos, em cinco (21 spp., 18,1%), quatro (28 spp., 24,1%), três (22 spp., 20%), dois (23 spp., 19,8%) e em um (14 spp., 12,1%). Das espécies registradas 13,8% (16 spp.) são novos registros para o Piauí; destas 7,8% (9 spp.) são briófitas e 6% (9 spp.). Para a Caatinga 8,6% (10 spp.) são novos registros; 6% (7 spp.) são de angiospermas e 2,6% (3 spp.) para briófitas. A pesquisa é a primeira listagem florística de angiospermas, briófitas e samambaias para o município de Buriti dos Montes e o Parque, com as samambaias, como primeiros resultados para o Piauí. O estudo contribui com informações importantes do registro das espécies vegetais na área de afloramento rochoso da Caatinga, que amplia a ocorrência e a distribuição geográfica das espécies. Os resultados não se dão por encerrado, sendo necessários novos estudos e levantamentos florísticos dos grupos em todos ambientes e em outras fitofisionomias nas áreas de delimitação do Parque para amostrar a real diversidade.

Presidente - 8789 - GONÇALO MENDES DA CONCEIÇÃO
Externo à Instituição - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE - UFPI