Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIA TAINARA SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIA TAINARA SOUSA DA SILVA
DATA: 20/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: CESC/UEMA sala C1
TÍTULO:

Modelos de distribuição potencial de espécies de hepáticas (Marchantiophyta) endêmicas do Brasil diante de cenários de mudanças climáticas como ferramenta para a conservação.


PALAVRAS-CHAVES:

Alteração do clima, Hepáticas, Modelagem. 


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO:

As mudanças climáticas representam uma grande ameaça à biodiversidade, especialmente quando associada a outros fatores de mudança global, como a destruição de habitats, a fragmentação e a invasão de espécies exóticas. Esse estudo propõe-se em apresentar uma modelagem distribuição preditiva de três espécies da família Lejeuneaceae endêmicas do Brasil, com o objetivo de avaliar os efeitos das mudanças climáticas na distribuição dessas espécies. A modelagem de distribuição potencial das três espécies baseou-se em modelos climáticos e os resultados foram projetados para todo o Brasil, considerando dois períodos de tempo (presente e futuro). As espécies analisadas foram Ceratolejeunea atlântica Alvarenga & Ilkiu-Borges, Harpalejeunea schiffneri S.W. Arnell e Vitalianthus bischlerianus (Porto & Grolle) R.M.Schust. & Giancotti. Utilizando o software MaxEnt, os modelos de distribuição preditiva (presente e futuro) foram elaborados e analisados. As variáveis ambientais utilizadas foram obtidas a partir do projeto Worldclim (resolução 30 segundos) com aproximadamente 1 km2 de resolução espacial. Como resultado da modelagem do cenário atual, a projeção indicou uma sobrepredição de áreas adequadas para C. atlântica. Considerando o cenário futuro de aumento de temperatura, os modelos gerados prever que poderá ocorrer uma redução dos locais ambientalmente adequados para H. schiffneri V. bischlerianus, mas que essa diminuição nas áreas não afetará radicalmente na distribuição dessas espécies.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 210000155 - Hermeson Cassiano de Oliveira
Interno - 025.003.175-28 - LUCAS RAMOS COSTA LIMA - UESPI
Externo à Instituição - RODRIGO FERREIRA DE MORAIS - UESPI
Notícia cadastrada em: 19/12/2018 12:24
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1