Banca de QUALIFICAÇÃO: SÊMILLY SUÉLEN DA SILVA SOUSA

DISCENTE: SÊMILLY SUÉLEN DA SILVA SOUSA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: CESC/UEMA sala C1

CARACTERÍSTICAS ADAPTATIVAS DOS CRIADOUROS DO Aedes aegypti E Aedes albopictus E IMPLICAÇÕES NO CONTROLE DAS ARBOVIROSES ENDÊMICAS NO LESTE MARANHENSE

Vetores, recipientes, controle, prevenção

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

O Aedes aegypti é um mosquito antropofílico doméstico, cujas fêmeas são hematófagas e realizam a oviposição em uma grande diversidade de reservatórios artificiais e naturais com água acumulada. Esta condição mantem elevado o nível de dispersão e a densidade populacional desse vetor, o que favorece a transmissão da dengue, chikungunya e zika causando epidemias em todo Brasil. O Ae. albopictus é transmissor da febre amarela e da dengue a\na Ásia, e tem como hábito reprodutivo a utilização de recipientes naturais em ambientes rurais, e mais recentemente tem ampliado sua presença em áreas urbanas no Brasil. Neste trabalho objetivou-se investigar os padrões reprodutivos desenvolvidos pelos vetores Ae. aegypti e Ae. albopictus na região de clima semiárido e suas implicações no controle das arboviroses endêmicas no município de Caxias, Estado do Maranhão. Foram realizadas coletas em cinco bairros, Baixinha, Fazendinha, João Viana, Seriema e Vila São José, em quatro ciclos trimestrais anuais compreendidos entre janeiro a dezembro de 2017. Foram inspecionados todos os recipientes com água no peridomicílio e no intradomicílio das residências e em até 30 metros da área dos terrenos baldios, e observados dados referentes à classificação dos recipientes, tipo de ambiente e presença de imaturos, para posterior identificação em nível especifico. Em cada ciclo foram vistoriados 100 imóveis, sendo 20 terrenos e 80 residências, totalizando 400 vistorias. Constatou-se a presença de imaturos (positividade) em 37 (9,25%) dos imóveis, sendo 33 (89,19 %) residências e quatro terrenos baldios (10,81 %). O bairro Vila São José apresentou maior número de recipientes 14 (33,33 %), quanto de imóveis positivos 14 (37,83 %), e de imaturos 549 (37,77%). O grupo TR5 (armazenamento) destacou-se com a maior positividade dos recipientes com 32 (76,19%), demonstrando ser responsável pela manutenção dos elevados índices de Ae. aegypti no município. Em relação às variáveis analisadas, o maior número de recipientes positivos foi encontrado com matéria orgânica 26 (61,90 %), nos recipientes com altura de 0 a 50 cm (69,04%) e dispostos à sombra com 83,33% de positividade. A maior frequência de imaturos foi encontrada no período chuvoso e os índices entomológicos apresentaram-se em situação de alto risco para epidemias de dengue, com exceção do bairro Fazendinha em situação de alerta. Observou-se que, os imóveis com repetições de positividade atuam como focos para proliferação de Ae. aegypti e Ae. albopictus, mas, não foi constatada a utilização de novos criadouros para esses mosquitos. Recomenda-se a realização de ações de educação e saúde direcionadas à população residente nos imóveis focos de positividade com o intuito de ampliar o cuidado com os recipientes que estão servindo de criadouros e consequentemente contribuir com a redução da incidência das arboviroses no município de Caxias, Maranhão.

Interno - 699.274.053-91 - ANTONIA SUELY GUIMARÃES E SILVA - UFMA
Interno - 71761 - CARLOS AUGUSTO SILVA DE AZEVEDO