Banca de DEFESA: ANA PRISCILA MEDEIROS OLIMPIO

DISCENTE: ANA PRISCILA MEDEIROS OLIMPIO
DATA: 29/06/2018
LOCAL: CESC/UEMA

Morcegos do gênero Molossus (Chiroptera, Molossidae): Análises genéticas, morfológicas e morfométricas com ênfase nas espécies de ocorrência no Cerrado e Amazônia maranhense, Brasil

M. rufus, M. molossus, Genes mitocondriais, Microssatélites, Morfologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Os morcegos do gênero Molossus pertencem à família Molossidae e distribuem-se apenas na região Neotropical. São insetívoros, possuem uma aerodinâmica que facilita um voo alto e rápido, as espécies são morfologicamente parecidas com os machos maiores que as fêmeas. Essas características fazem com que a taxonomia do gênero seja insatisfatória favorecendo o surgimento, desaparecimento e/ou fusão de táxons. Objetivou-se neste estudo caracterizar através da morfologia, morfometria e genética os morcegos do gênero Molossus de ocorrência em fragmentos dos domínios fitogeográficos Cerrado e Amazônia maranhense. A análise morfológica foi realiza através de observação dos caracteres e também a partir de comparações com as chaves taxonômicas. Para a análise morfométrica foram obtidas 15 medidas externas e 23 cranianas de 31 fêmeas e 12 machos de Molossus molossus e quatro fêmeas e nove machos de Molossus rufus que foram analisadas no programa STATA v. 13. O teste t foi usado nas variáveis paramétricos e o teste de Man-witeney nas não paramétricos. Para as análises moleculares utilizou-se os genomas mitocondriais e nucleares, para o genoma mitocondrial sequenciou-se os genes citocromo b e Co1 que foram analisados nos softwares: Bioedit, Mega, Dnasp, Dambe, Network e Arlequim, para o gene Co1 utilizou-se ainda a plataforma BoldSystems. Para o genoma nuclear foram genotipados seis loci microssatélites que foram analisados a partir dos softwares GeneMarker, GenALex 6.5, GENEPOP v.4.0.10 e o STRUCTURE 2.3.4. A análise foi executada utilizando-se os intervalos de K= 2 a K=5 com 10 interações, um período de burni-in de 60.000 ciclos seguidos de 200.000 amostras da Cadeias de Markov-Monte Carlo (MCMC). Os resultados da análise morfológica e morfométrica mostrou que para o Maranhão ocorrem as espécies M. rufus no Cerrado e M. molossus na Amazônia e no Cerrado, sendo este o primeiro registro de M. molossus para o domínio fitogeográfico Cerrado. As medidas significativas para separar M. rufus e M. molossus do Maranhão corroboraram com a literatura e foram Cauda, 2ªFal-IVMe, Cb, Basal, CM2/3S, Cm, Lc, Lm, Li, Lpt, Acx, CC+Inc, Cca-PMO, DNaFo, LBTIL, LBTPP. Os seis loci genotipados resultaram em 22 alelos, desses os alelos 228, 280 (MolA2), 250, 260 (MolC56) e 290 (MolC109bis) foi encontrado apenas para M. rufus. O alelo 260 (MolC61) e 220 (MolA221) foi observado apenas em M. molossus. Os resultados para os genes Co1 e citocromo b revelaram que o gênero Molossus é monofilético para as espécies analisadas, entretanto os limites entre as espécies ainda não foram definidos. Esse resultado é refletido na divergência, onde em alguns casos a divergência intraespecíficas é maior que as interespecíficas como observado entre M. coibensis e M. molossus, em outros revela diferentes espécies correspondendo ao mesmo táxon, exemplo: M. coibensis e M. barnesi. Para o Maranhão observa-se tanto para os genes mitocondriais quanto nucleares a presença de dois conjuntos gênicos para as espécies analisadas, no entanto os resultados não foram suficientes para discriminar como unidades taxonômicas independentes reforçando a necessidade de mais estudos para este gênero.

Externo à Instituição - FERNANDA ATANAENA GONÇALVES DE ANDRADE - IFPA
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO CARVALHO COSTA - UFMA