Banca de DEFESA: ANDERSON ARAUJO CORREA

DISCENTE: ANDERSON ARAUJO CORREA
DATA: 18/06/2018
LOCAL: CESC/UEMA

Mortalidade evitável entre raça e sexo: uma análise da região de saúde de Caxias, Maranhão, Brasil

Mortalidade. Mortes Evitáveis. Raça. Sexo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

As causas de morte evitáveis tornaram-se um influente indicador para avaliação dos serviços de saúde. São óbitos que poderiam ter sido evitados pela presença de serviços de saúde eficazes, ou seja, a evitabilidade pode ser alcançada através da prevenção em saúde e por ações curativas. O objetivo do estudo é analisar a mortalidade evitável como indicador de disparidades na mortalidade por raça e sexo na Região de Saúde de Caxias, Maranhão, Brasil no período de 2006 a 2015. É um estudo ecológico realizado nos sete municípios da Região de Saúde. Foram selecionados os óbitos ocorridos em indivíduos de 0 a < 75 anos seguindo a classificação da Lista Brasileira de Causas de Óbitos Evitáveis por Intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil. Na análise, para medir a associação entre as causas de morte evitáveis e as variáveis básicas utilizou-se como método estatístico a taxa de mortalidade e a regressão binomial negativa. No período analisado, ocorreram 5.277 óbitos por causas evitáveis. A análise indicou que o sexo masculino possui risco mais elevado para mortes por doenças imunopreveníveis (IRR – 3.99) e por violências e acidentes (IRR – 7.75) na faixa etária de 5 a 74 anos. Para a faixa de 0 a 5 anos foi observado que o sexo masculino apresenta risco de morte maior para o grupo de doenças relacionadas a gestação, parto, e ao recém-nascido (IRR – 1.22). Além disso, ambos os sexos apresentam risco de morte elevado para faixa etária entre 60 a 74 anos. Quanto a raça/cor, os resultados indicam que pardos entre 5 e 74 anos possuem maior risco de morte para causas externas (IRR – 2.27) e menores de 5 anos possuem maior risco (IRR – 3.01) para doenças relacionadas a gestação, parto e ao recém-nascido. A Taxa Bruta de Mortalidade apresentou uma redução de 29% na Região de Saúde com destaque para a faixa etária de 0 a 9 (queda de 69.7%). O infarto agudo do miocárdio, principal causa de morte, teve aumento de 10.1% na taxa de mortalidade, o acidente vascular cerebral apresentou uma queda de 35.1%, a maior redução em as causas de óbitos foi observada na morte por agressão por meio de objeto cortante ou penetrante 90.7%. Considerando a classificação da Lista Brasileira foi observado que a maior redução (596.6%) ocorreu no grupo de doenças evitáveis por ações adequadas de promoção e atenção à saúde. Foi evidenciada em todos os municípios fator de proteção para mortes decorrentes de causas infecciosas, doenças não transmissíveis e causas externas em comparação com Caxias. Os resultados sugerem que, na Região de Saúde, o declínio da mortalidade por causas evitáveis entre 2006 e 2015 decorre de mudanças ocorridas no acesso aos serviços de saúde, impulsionadas pela estruturação e ampliação crescente no Sistema Único de Saúde. A análise das diferenças entre a mortalidade por sexo e raça representa uma ferramenta útil no monitoramento da saúde da população. Portanto, a abordagem da evitabilidade é de fundamental importância no planejamento e avaliação dos serviços, visando uma equidade das estratégias de intervenção em saúde.

Externo ao Programa - 1533769 - ANA CARLA MARQUES DA COSTA
Presidente - 1533819 - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA