Banca de DEFESA: JUDSON CHAVES RODRIGUES

DISCENTE: JUDSON CHAVES RODRIGUES
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Plataforma teams

TAXONOMIA E DIVERSIDADE DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA, PSYCHODIDAE) EM ÁREAS ENDÊMICAS PARA LEISHMANIOSES DAS REGIÕES LESTE E OESTE DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

Levantamento entomológico, REBIO Gurupi, Análises moleculares, DNA barcoding, leishmanias

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ciências Biológicas

O estado do Maranhão é endêmico para as leishmanioses e a fauna de flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) é bem diversificada. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de taxonomia e diversidade de flebotomíneos das regiões leste e oeste de diferentes áreas endêmicas para leishmanioses do Maranhão. Os insetos foram capturados com armadilhas CDC (Center of Disease Control) e Shannon (cor preta e branca), entre os períodos de maio de 2022 a agosto de 2023, em quatro municípios da região Oeste (Centro do Novo do Maranhão na Reserva Biológica do Gurupi (REBIO Gurupi), Governador Nunes Freire, Centro do Guilherme e Maranhãozinho) e quatro na região Leste (São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto e Alto Alegre do Maranhão). Os flebotomineos da REBIO Gurupi tiveram seu DNA extraído, seguido da amplificação e do sequenciamento do marcador molecular citocromo b (cytb) para identificação das fontes de repasto sanguíneo, o Espaçador Interno Transcrito (ITS1) do DNA ribossômico para detectar DNA de Leishmania (n=70) e o gene mitocondrial cytochrome oxidase subunit 1 (COI) para identificação por DNA barcoding (n=5 machos e n=5 fêmeas). Foram capturados 2.056 espécimes de flebotomíneos pertencentes a 38 espécies e 12 gêneros. A região Leste foi mais abundante (58,4%) que a Oeste (41,6%), porém a região Oeste apresentou maior riqueza de espécies (n= 37 espécies) que a Leste (n= 15 espécies). As espécies mais abundantes capturada na região Leste foram Ps. Série Chagasi (83,43%), seguida de Ps. wellcomei (5,58%) e Ny. whitmani (2,66%), enquanto que na Oeste foram Ps. davisi (20,12%), Ny. antunesi (12,40%) e Bi. flaviscutellata (12,05%). Nos espécimes da REBIO Gurupi foi identificado fonte alimentar de homem Homo sapiens (Primates: Hominidae) e anta Tapirus terrestris (Perissodactyla: Tapiridae) em 11(n=70) amostras e detectado DNA de Leishmania (Leishmania) infantum Nicolle, 1908 (Kinetoplastida: Trypanosomatidae) em Ps. davisi (n=2/70) e Ny. antunesi (n=1/70), ambas consideradas como vetor de Leishmania do subgênero Viannia (Lainson & Shaw, 1987). A descrição de 12 exemplares machos (Trichophoromyia de Gurupi) foi baseada na morfologia e morfometria que diferenciou esta nova espécie das demais pertencentes ao gênero Trichophoromyia. Além disso, a identificação pelo DNA barcoding de cinco machos e cinco fêmeas (Th. de Gurupi) separou esta nova espécie com as outras espécies desse gênero, apoiando a descrição deste novo táxon. Esta pesquisa demonstra que o estado do Maranhão apresenta elevada diversidade e abundância de flebotomíneos com predominância de espécies importantes na transmissão das leishmanioses que, do ponto de vista epidemiológico, é necessário a continuação de estudos entomológicos em diferentes áreas do Maranhão.

Externo à Instituição - FRANCINALDO SOARES SILVA - UFMA
Externo à Instituição - SILVIA CÁSSIA BRANDÃO JUSTINIANO - INPA